Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209010 |
Resumo: | A autoavaliação nas instituições de ensino superior é um tema que vem atraindo cada vez mais interesse da comunidade acadêmica, de pesquisadores, do governo e da sociedade. É um processo por meio do qual se busca mapear a realidade da instituição, sendo a base para propostas de ações de melhoria. A autoavaliação oferece potencial de gerenciar mudanças, desde que seja considerada na tomada de decisões; há, porém, dificuldade em se utilizar a autoavaliação como instrumento na gestão universitária. Além disso, o passo a passo desse processo e o uso de seus resultados não são apresentados efetivamente na literatura. Assim, este artigo tem por objetivo analisar diretrizes para métodos de autoavaliação em instituições de ensino superior sob o viés de processos, resultados e eficácia. A análise dos atributos já propostos auxilia na apresentação dos potenciais existentes para desenvolver uma possível melhor prática nessa área. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada em bases de dados e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Sem limitação de tempo, foram encontrados 119 documentos relevantes para esta pesquisa, sendo que 62 deles apresentaram alguma diretriz que considerou planejamento e gestão para tomada de decisão. Como resultado, foram obtidas diretrizes para serem consideradas em uma possível sistemática para a autoavaliação institucional. A partir disso, identificaram-se lacunas que apoiaram a identificação de oportunidades para pesquisadores e gestores no âmbito da gestão de processos, rotina de trabalho e recursos humanos. |
id |
USP-11_91661e51948d5facc3fdd77e75f3648b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/209010 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisaSelf-assessment in higher education institutions: literature analysis and research opportunitiesInstitutional self-assessmentHigher education institutionDecision-makingAutoavaliação institucionalInstituição de ensino superiorTomada de decisãoA autoavaliação nas instituições de ensino superior é um tema que vem atraindo cada vez mais interesse da comunidade acadêmica, de pesquisadores, do governo e da sociedade. É um processo por meio do qual se busca mapear a realidade da instituição, sendo a base para propostas de ações de melhoria. A autoavaliação oferece potencial de gerenciar mudanças, desde que seja considerada na tomada de decisões; há, porém, dificuldade em se utilizar a autoavaliação como instrumento na gestão universitária. Além disso, o passo a passo desse processo e o uso de seus resultados não são apresentados efetivamente na literatura. Assim, este artigo tem por objetivo analisar diretrizes para métodos de autoavaliação em instituições de ensino superior sob o viés de processos, resultados e eficácia. A análise dos atributos já propostos auxilia na apresentação dos potenciais existentes para desenvolver uma possível melhor prática nessa área. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada em bases de dados e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Sem limitação de tempo, foram encontrados 119 documentos relevantes para esta pesquisa, sendo que 62 deles apresentaram alguma diretriz que considerou planejamento e gestão para tomada de decisão. Como resultado, foram obtidas diretrizes para serem consideradas em uma possível sistemática para a autoavaliação institucional. A partir disso, identificaram-se lacunas que apoiaram a identificação de oportunidades para pesquisadores e gestores no âmbito da gestão de processos, rotina de trabalho e recursos humanos.Self-assessment in higher education institutions is a topic of increasing interest for the academic community, researchers, the government, and society. This process allows us to map the reality of the institution, becoming the foundation for proposing improvement actions. Self-assessment offers the potential to manage changes if they are considered in decision-making; universities, however, have difficulty using self-assessment as an management instrument; the step-by-step of this process and the use of its results are not effectively presented in the literature. Thus, this study aims to analyze the guidelines for self-assessment methods in higher education institutions, considering their processes, results, and effectiveness. The analysis of previously proposed attributes help to present the potential for developing a better practice in this area. A systematic review of the literature was conducted in several databases, including the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. A total of 119 documents, relevant to this research were found, in which 62 presented some guideline that considered planning and management for decision-making. These guidelines may be considered as a possible systematic approach for institutional self-assessment. Additionally, research gaps were identified, supporting the appointment of opportunities for researchers and managers within the scope of process management, work routine, and human resources.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20901010.1590/S1678-4634202349248924eng Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e248924Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e248924Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2489241678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209010/191954https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209010/191953Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHeiderscheidt, Francisca Goedert Forcellini, Fernando Antônio2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/209010Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa Self-assessment in higher education institutions: literature analysis and research opportunities |
title |
Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa |
spellingShingle |
Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa Heiderscheidt, Francisca Goedert Institutional self-assessment Higher education institution Decision-making Autoavaliação institucional Instituição de ensino superior Tomada de decisão |
title_short |
Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa |
title_full |
Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa |
title_fullStr |
Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa |
title_sort |
Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa |
author |
Heiderscheidt, Francisca Goedert |
author_facet |
Heiderscheidt, Francisca Goedert Forcellini, Fernando Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Forcellini, Fernando Antônio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heiderscheidt, Francisca Goedert Forcellini, Fernando Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Institutional self-assessment Higher education institution Decision-making Autoavaliação institucional Instituição de ensino superior Tomada de decisão |
topic |
Institutional self-assessment Higher education institution Decision-making Autoavaliação institucional Instituição de ensino superior Tomada de decisão |
description |
A autoavaliação nas instituições de ensino superior é um tema que vem atraindo cada vez mais interesse da comunidade acadêmica, de pesquisadores, do governo e da sociedade. É um processo por meio do qual se busca mapear a realidade da instituição, sendo a base para propostas de ações de melhoria. A autoavaliação oferece potencial de gerenciar mudanças, desde que seja considerada na tomada de decisões; há, porém, dificuldade em se utilizar a autoavaliação como instrumento na gestão universitária. Além disso, o passo a passo desse processo e o uso de seus resultados não são apresentados efetivamente na literatura. Assim, este artigo tem por objetivo analisar diretrizes para métodos de autoavaliação em instituições de ensino superior sob o viés de processos, resultados e eficácia. A análise dos atributos já propostos auxilia na apresentação dos potenciais existentes para desenvolver uma possível melhor prática nessa área. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada em bases de dados e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Sem limitação de tempo, foram encontrados 119 documentos relevantes para esta pesquisa, sendo que 62 deles apresentaram alguma diretriz que considerou planejamento e gestão para tomada de decisão. Como resultado, foram obtidas diretrizes para serem consideradas em uma possível sistemática para a autoavaliação institucional. A partir disso, identificaram-se lacunas que apoiaram a identificação de oportunidades para pesquisadores e gestores no âmbito da gestão de processos, rotina de trabalho e recursos humanos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209010 10.1590/S1678-4634202349248924eng |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209010 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202349248924eng |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209010/191954 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209010/191953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e248924 Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e248924 Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e248924 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1800237485407600640 |