The meaning of democratic education: revisiting the concept of educative experience in John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Maria Luísa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28251
Resumo: A compreensão da atualidade da proposta pedagógica de John Dewey requer uma análise cuidadosa do conceito de experiência educativa desenvolvido por esse autor. Efetivamente, a sua filosofia educativa está alicerçada numa teoria da experiência na medida em que se assenta numa conexão entre a experiência pessoal e a aprendizagem, tendo em vista o alargamento progressivo da primeira. Neste artigo, e com recurso a algumas das principais obras pedagógicas do autor, procedemos à caracterização do conceito de experiência educativa, começando por distingui-lo do conceito de experiência pura e simples. As dimensões fundamentais de qualquer experiência são a continuidade e a interação, distinguindo-se a experiência educativa pela qualidade dessas dimensões no sentido de proporcionar o desenvolvimento do sujeito, isto é, o crescimento e ampliação da sua experiência anterior. A partir da elucidação desse conceito, procuraremos de seguida compreender o impacto que essa concepção possui na organização de um ensino indireto, baseado numa busca cooperativa, e nas concepções de currículo e do papel do professor e do aluno. É ainda tendo em conta a centralidade do conceito de experiência educativa que elucidaremos o nexo profundo existente entre educação progressiva e educação democrática, cuja chave é a realidade social da inteligência potenciada em ambientes democráticos, além do nexo entre educação e democracia.
id USP-11_a59b500cb9bdc8ebfe8179b9eeeab571
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/28251
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling The meaning of democratic education: revisiting the concept of educative experience in John Dewey O sentido da educação democrática: revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey Progressive educationEducative experienceIndirect teachingDemocratic educationEducação progressivaExperiência educativaEnsino indiretoEducação democrática A compreensão da atualidade da proposta pedagógica de John Dewey requer uma análise cuidadosa do conceito de experiência educativa desenvolvido por esse autor. Efetivamente, a sua filosofia educativa está alicerçada numa teoria da experiência na medida em que se assenta numa conexão entre a experiência pessoal e a aprendizagem, tendo em vista o alargamento progressivo da primeira. Neste artigo, e com recurso a algumas das principais obras pedagógicas do autor, procedemos à caracterização do conceito de experiência educativa, começando por distingui-lo do conceito de experiência pura e simples. As dimensões fundamentais de qualquer experiência são a continuidade e a interação, distinguindo-se a experiência educativa pela qualidade dessas dimensões no sentido de proporcionar o desenvolvimento do sujeito, isto é, o crescimento e ampliação da sua experiência anterior. A partir da elucidação desse conceito, procuraremos de seguida compreender o impacto que essa concepção possui na organização de um ensino indireto, baseado numa busca cooperativa, e nas concepções de currículo e do papel do professor e do aluno. É ainda tendo em conta a centralidade do conceito de experiência educativa que elucidaremos o nexo profundo existente entre educação progressiva e educação democrática, cuja chave é a realidade social da inteligência potenciada em ambientes democráticos, além do nexo entre educação e democracia. Understanding the modernity of Dewey's pedagogical proposal requires a careful appraisal of his concept of educative experience. Actually, his educational philosophy is grounded on a theory of experience, insofar as it rests upon a connection between personal experience and learning whose aim is the progressive enlargement of that experience. In the present article we make use of some of his main pedagogical works to characterize the concept of educative experience, starting with the distinction between educative experience and experience pure and simple. Whilst the fundamental dimensions of any experience are continuity and interaction, the educative experience is distinguished by the quality of these dimensions in promoting the subject's development, that is, the growth and widening of his/her previous experience. After clarifying this concept, we seek to understand its impact for the organization of an indirect teaching based on a cooperative search, and for conceptions of curriculum and the role of pupils and teacher. Still considering the centrality of the concept of educative experience, we try to unveil the deep nexus between progressive education and democratic education, whose key is the social reality of the intelligence heightened by democratic environments, apart from the nexus between education and democracy. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2825110.1590/S1517-97022010000200012Educação e Pesquisa; v. 36 n. 2 (2010); 599-610Educação e Pesquisa; Vol. 36 No. 2 (2010); 599-610Educação e Pesquisa; Vol. 36 Núm. 2 (2010); 599-6101678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28251/30086Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Maria Luísa2014-10-24T15:47:47Zoai:revistas.usp.br:article/28251Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:47:47Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The meaning of democratic education: revisiting the concept of educative experience in John Dewey
O sentido da educação democrática: revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey
title The meaning of democratic education: revisiting the concept of educative experience in John Dewey
spellingShingle The meaning of democratic education: revisiting the concept of educative experience in John Dewey
Branco, Maria Luísa
Progressive education
Educative experience
Indirect teaching
Democratic education
Educação progressiva
Experiência educativa
Ensino indireto
Educação democrática
title_short The meaning of democratic education: revisiting the concept of educative experience in John Dewey
title_full The meaning of democratic education: revisiting the concept of educative experience in John Dewey
title_fullStr The meaning of democratic education: revisiting the concept of educative experience in John Dewey
title_full_unstemmed The meaning of democratic education: revisiting the concept of educative experience in John Dewey
title_sort The meaning of democratic education: revisiting the concept of educative experience in John Dewey
author Branco, Maria Luísa
author_facet Branco, Maria Luísa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Maria Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Progressive education
Educative experience
Indirect teaching
Democratic education
Educação progressiva
Experiência educativa
Ensino indireto
Educação democrática
topic Progressive education
Educative experience
Indirect teaching
Democratic education
Educação progressiva
Experiência educativa
Ensino indireto
Educação democrática
description A compreensão da atualidade da proposta pedagógica de John Dewey requer uma análise cuidadosa do conceito de experiência educativa desenvolvido por esse autor. Efetivamente, a sua filosofia educativa está alicerçada numa teoria da experiência na medida em que se assenta numa conexão entre a experiência pessoal e a aprendizagem, tendo em vista o alargamento progressivo da primeira. Neste artigo, e com recurso a algumas das principais obras pedagógicas do autor, procedemos à caracterização do conceito de experiência educativa, começando por distingui-lo do conceito de experiência pura e simples. As dimensões fundamentais de qualquer experiência são a continuidade e a interação, distinguindo-se a experiência educativa pela qualidade dessas dimensões no sentido de proporcionar o desenvolvimento do sujeito, isto é, o crescimento e ampliação da sua experiência anterior. A partir da elucidação desse conceito, procuraremos de seguida compreender o impacto que essa concepção possui na organização de um ensino indireto, baseado numa busca cooperativa, e nas concepções de currículo e do papel do professor e do aluno. É ainda tendo em conta a centralidade do conceito de experiência educativa que elucidaremos o nexo profundo existente entre educação progressiva e educação democrática, cuja chave é a realidade social da inteligência potenciada em ambientes democráticos, além do nexo entre educação e democracia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28251
10.1590/S1517-97022010000200012
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28251
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022010000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28251/30086
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 36 n. 2 (2010); 599-610
Educação e Pesquisa; Vol. 36 No. 2 (2010); 599-610
Educação e Pesquisa; Vol. 36 Núm. 2 (2010); 599-610
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713808603545600