Magazine children (1930/1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Olga
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27838
Resumo: As revistas brasileiras Vida Doméstica e Fon-Fon! publicaram entre 1930 e 1959 diferentes materiais sobre infância: textos, fotografias, caricaturas, desenhos ilustrativos etc. Este artigo analisa algumas imagens fotográficas ali presentes, discutindo seus campos temáticos e alguns procedimentos de análise que contribuíram para a caracterização das crianças no universo social brasileiro pelos periódicos indicados. As crianças neles representadas eram, na sua maioria, brancas e possuíam vida familiar estruturada (pai, mãe) e condição social privilegiada. As fotos das crianças, em algumas circunstâncias, eram produzidas em estúdios fotográficos e destacavam a beleza e felicidade. Seus trajes e adereços ajudavam a compor a imagem de criança bem nascida e feliz. O universo da fotografia na infância está articulado a outras preocupações constantes quando se fala de criança: saúde, educação, religiosidade, lazer e moda. As fotos institucionais como, por exemplo, dos parques infantis assumem características diferentes daquelas explicitadas anteriormente. Nesse caso, as crianças eram fotografadas coletivamente como propaganda das atividades desenvolvidas pelas instituições. Considerando a fotografia como produção social, e evitando, portanto, concebê-la como reflexo do real, o artigo procura articular textos e imagens, bem como refletir sobre diferentes possibilidades do mundo infantil.
id USP-11_a59f7640a8a403bfe1bc86c31c1516df
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/27838
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Magazine children (1930/1950) Crianças de revistas (1930/1950) InfânciaImprensaFotografiaChildhoodPressPhotography As revistas brasileiras Vida Doméstica e Fon-Fon! publicaram entre 1930 e 1959 diferentes materiais sobre infância: textos, fotografias, caricaturas, desenhos ilustrativos etc. Este artigo analisa algumas imagens fotográficas ali presentes, discutindo seus campos temáticos e alguns procedimentos de análise que contribuíram para a caracterização das crianças no universo social brasileiro pelos periódicos indicados. As crianças neles representadas eram, na sua maioria, brancas e possuíam vida familiar estruturada (pai, mãe) e condição social privilegiada. As fotos das crianças, em algumas circunstâncias, eram produzidas em estúdios fotográficos e destacavam a beleza e felicidade. Seus trajes e adereços ajudavam a compor a imagem de criança bem nascida e feliz. O universo da fotografia na infância está articulado a outras preocupações constantes quando se fala de criança: saúde, educação, religiosidade, lazer e moda. As fotos institucionais como, por exemplo, dos parques infantis assumem características diferentes daquelas explicitadas anteriormente. Nesse caso, as crianças eram fotografadas coletivamente como propaganda das atividades desenvolvidas pelas instituições. Considerando a fotografia como produção social, e evitando, portanto, concebê-la como reflexo do real, o artigo procura articular textos e imagens, bem como refletir sobre diferentes possibilidades do mundo infantil. The Brazilian magazines Domestic Life and Fon-Fon! published between 1930 e 1950 different materials about childhood: texts, pictures, caricatures, illustrative drawings etc. This article analyzes some of those photographic images, discussing their thematic fields and some analysis procedures that contributed to the characterization of children within the Brazilian social universe by those periodicals. The children represented in them were, in their majority, white and they possessed structured family lives (father, mother) and a privileged social situation. The children's pictures, in some circumstances, were produced at photographic studios and they highlighted the beauty and happiness. Their clothes and accessories helped to compose the image of well-off and happy children. The universe of photography in the childhood is articulated to other constant concerns when speaking about children: health, education, religiosity, leisure and fashion. Pictures of institutions such as, for instance, playgrounds assume characteristics different from those described previously. In that case, the children were photographed collectively as an advertisement of the activities developed by the institutions. Considering the picture as a social production, and avoiding, therefore, to conceive it as a reflex of the real, the article tries to articulate texts and images, as well as to consider different possibilities of the child's world. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2783810.1590/S1517-97022000000100011Educação e Pesquisa; v. 26 n. 1 (2000); 161-176Educação e Pesquisa; Vol. 26 No. 1 (2000); 161-176Educação e Pesquisa; Vol. 26 Núm. 1 (2000); 161-1761678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27838/29610Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrites, Olga2014-10-24T15:36:17Zoai:revistas.usp.br:article/27838Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:36:17Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Magazine children (1930/1950)
Crianças de revistas (1930/1950)
title Magazine children (1930/1950)
spellingShingle Magazine children (1930/1950)
Brites, Olga
Infância
Imprensa
Fotografia
Childhood
Press
Photography
title_short Magazine children (1930/1950)
title_full Magazine children (1930/1950)
title_fullStr Magazine children (1930/1950)
title_full_unstemmed Magazine children (1930/1950)
title_sort Magazine children (1930/1950)
author Brites, Olga
author_facet Brites, Olga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Olga
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Imprensa
Fotografia
Childhood
Press
Photography
topic Infância
Imprensa
Fotografia
Childhood
Press
Photography
description As revistas brasileiras Vida Doméstica e Fon-Fon! publicaram entre 1930 e 1959 diferentes materiais sobre infância: textos, fotografias, caricaturas, desenhos ilustrativos etc. Este artigo analisa algumas imagens fotográficas ali presentes, discutindo seus campos temáticos e alguns procedimentos de análise que contribuíram para a caracterização das crianças no universo social brasileiro pelos periódicos indicados. As crianças neles representadas eram, na sua maioria, brancas e possuíam vida familiar estruturada (pai, mãe) e condição social privilegiada. As fotos das crianças, em algumas circunstâncias, eram produzidas em estúdios fotográficos e destacavam a beleza e felicidade. Seus trajes e adereços ajudavam a compor a imagem de criança bem nascida e feliz. O universo da fotografia na infância está articulado a outras preocupações constantes quando se fala de criança: saúde, educação, religiosidade, lazer e moda. As fotos institucionais como, por exemplo, dos parques infantis assumem características diferentes daquelas explicitadas anteriormente. Nesse caso, as crianças eram fotografadas coletivamente como propaganda das atividades desenvolvidas pelas instituições. Considerando a fotografia como produção social, e evitando, portanto, concebê-la como reflexo do real, o artigo procura articular textos e imagens, bem como refletir sobre diferentes possibilidades do mundo infantil.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27838
10.1590/S1517-97022000000100011
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27838
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022000000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27838/29610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 26 n. 1 (2000); 161-176
Educação e Pesquisa; Vol. 26 No. 1 (2000); 161-176
Educação e Pesquisa; Vol. 26 Núm. 1 (2000); 161-176
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713810158583808