Magazine children (1930/1950)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27838 |
Resumo: | As revistas brasileiras Vida Doméstica e Fon-Fon! publicaram entre 1930 e 1959 diferentes materiais sobre infância: textos, fotografias, caricaturas, desenhos ilustrativos etc. Este artigo analisa algumas imagens fotográficas ali presentes, discutindo seus campos temáticos e alguns procedimentos de análise que contribuíram para a caracterização das crianças no universo social brasileiro pelos periódicos indicados. As crianças neles representadas eram, na sua maioria, brancas e possuíam vida familiar estruturada (pai, mãe) e condição social privilegiada. As fotos das crianças, em algumas circunstâncias, eram produzidas em estúdios fotográficos e destacavam a beleza e felicidade. Seus trajes e adereços ajudavam a compor a imagem de criança bem nascida e feliz. O universo da fotografia na infância está articulado a outras preocupações constantes quando se fala de criança: saúde, educação, religiosidade, lazer e moda. As fotos institucionais como, por exemplo, dos parques infantis assumem características diferentes daquelas explicitadas anteriormente. Nesse caso, as crianças eram fotografadas coletivamente como propaganda das atividades desenvolvidas pelas instituições. Considerando a fotografia como produção social, e evitando, portanto, concebê-la como reflexo do real, o artigo procura articular textos e imagens, bem como refletir sobre diferentes possibilidades do mundo infantil. |
id |
USP-11_a59f7640a8a403bfe1bc86c31c1516df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/27838 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Magazine children (1930/1950) Crianças de revistas (1930/1950) InfânciaImprensaFotografiaChildhoodPressPhotography As revistas brasileiras Vida Doméstica e Fon-Fon! publicaram entre 1930 e 1959 diferentes materiais sobre infância: textos, fotografias, caricaturas, desenhos ilustrativos etc. Este artigo analisa algumas imagens fotográficas ali presentes, discutindo seus campos temáticos e alguns procedimentos de análise que contribuíram para a caracterização das crianças no universo social brasileiro pelos periódicos indicados. As crianças neles representadas eram, na sua maioria, brancas e possuíam vida familiar estruturada (pai, mãe) e condição social privilegiada. As fotos das crianças, em algumas circunstâncias, eram produzidas em estúdios fotográficos e destacavam a beleza e felicidade. Seus trajes e adereços ajudavam a compor a imagem de criança bem nascida e feliz. O universo da fotografia na infância está articulado a outras preocupações constantes quando se fala de criança: saúde, educação, religiosidade, lazer e moda. As fotos institucionais como, por exemplo, dos parques infantis assumem características diferentes daquelas explicitadas anteriormente. Nesse caso, as crianças eram fotografadas coletivamente como propaganda das atividades desenvolvidas pelas instituições. Considerando a fotografia como produção social, e evitando, portanto, concebê-la como reflexo do real, o artigo procura articular textos e imagens, bem como refletir sobre diferentes possibilidades do mundo infantil. The Brazilian magazines Domestic Life and Fon-Fon! published between 1930 e 1950 different materials about childhood: texts, pictures, caricatures, illustrative drawings etc. This article analyzes some of those photographic images, discussing their thematic fields and some analysis procedures that contributed to the characterization of children within the Brazilian social universe by those periodicals. The children represented in them were, in their majority, white and they possessed structured family lives (father, mother) and a privileged social situation. The children's pictures, in some circumstances, were produced at photographic studios and they highlighted the beauty and happiness. Their clothes and accessories helped to compose the image of well-off and happy children. The universe of photography in the childhood is articulated to other constant concerns when speaking about children: health, education, religiosity, leisure and fashion. Pictures of institutions such as, for instance, playgrounds assume characteristics different from those described previously. In that case, the children were photographed collectively as an advertisement of the activities developed by the institutions. Considering the picture as a social production, and avoiding, therefore, to conceive it as a reflex of the real, the article tries to articulate texts and images, as well as to consider different possibilities of the child's world. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2783810.1590/S1517-97022000000100011Educação e Pesquisa; v. 26 n. 1 (2000); 161-176Educação e Pesquisa; Vol. 26 No. 1 (2000); 161-176Educação e Pesquisa; Vol. 26 Núm. 1 (2000); 161-1761678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27838/29610Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrites, Olga2014-10-24T15:36:17Zoai:revistas.usp.br:article/27838Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:36:17Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Magazine children (1930/1950) Crianças de revistas (1930/1950) |
title |
Magazine children (1930/1950) |
spellingShingle |
Magazine children (1930/1950) Brites, Olga Infância Imprensa Fotografia Childhood Press Photography |
title_short |
Magazine children (1930/1950) |
title_full |
Magazine children (1930/1950) |
title_fullStr |
Magazine children (1930/1950) |
title_full_unstemmed |
Magazine children (1930/1950) |
title_sort |
Magazine children (1930/1950) |
author |
Brites, Olga |
author_facet |
Brites, Olga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brites, Olga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Imprensa Fotografia Childhood Press Photography |
topic |
Infância Imprensa Fotografia Childhood Press Photography |
description |
As revistas brasileiras Vida Doméstica e Fon-Fon! publicaram entre 1930 e 1959 diferentes materiais sobre infância: textos, fotografias, caricaturas, desenhos ilustrativos etc. Este artigo analisa algumas imagens fotográficas ali presentes, discutindo seus campos temáticos e alguns procedimentos de análise que contribuíram para a caracterização das crianças no universo social brasileiro pelos periódicos indicados. As crianças neles representadas eram, na sua maioria, brancas e possuíam vida familiar estruturada (pai, mãe) e condição social privilegiada. As fotos das crianças, em algumas circunstâncias, eram produzidas em estúdios fotográficos e destacavam a beleza e felicidade. Seus trajes e adereços ajudavam a compor a imagem de criança bem nascida e feliz. O universo da fotografia na infância está articulado a outras preocupações constantes quando se fala de criança: saúde, educação, religiosidade, lazer e moda. As fotos institucionais como, por exemplo, dos parques infantis assumem características diferentes daquelas explicitadas anteriormente. Nesse caso, as crianças eram fotografadas coletivamente como propaganda das atividades desenvolvidas pelas instituições. Considerando a fotografia como produção social, e evitando, portanto, concebê-la como reflexo do real, o artigo procura articular textos e imagens, bem como refletir sobre diferentes possibilidades do mundo infantil. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27838 10.1590/S1517-97022000000100011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27838 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-97022000000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27838/29610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 26 n. 1 (2000); 161-176 Educação e Pesquisa; Vol. 26 No. 1 (2000); 161-176 Educação e Pesquisa; Vol. 26 Núm. 1 (2000); 161-176 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713810158583808 |