Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Cláudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bortolini, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o uso do gênero nos 25 planos estaduais e distrital de educação promulgados entre 2014 e 2016. Demonstramos que as disputas em torno das questões de gênero nos planos evidenciam que não existe apenas uma forma de excluir ou incluir o tema, a saber: o veto; a omissão do termo e de outros a ele relacionados; a explicitação do gênero como um direito das mulheres e da população LGBT para a garantia de acesso e de permanência à educação de qualidade e o uso parcial com referências aos direitos humanos, à garantia de alguns direitos das mulheres e à cultura da paz. Mais da metade dos planos inseriu questões relativas à agenda das mulheres, sob uma perspectiva de gênero. Quase um terço dos planos expressam clareza de que a garantia de acesso e permanência com qualidade passa pelo enfrentamento das desigualdades de gênero. O caráter fixo e binário da oposição entre significados masculinos e femininos foi problematizado ao se incluir o combate ao sexismo, ao machismo e à LGBTfobia. Entretanto, vários planos manifestam o avanço de pautas conservadoras com a exclusão do gênero, corte ou limitação da agenda LGBT e inserção de itens que submetem a abordagem destes temas na escola à concordância das famílias. Conclui-se que o avanço conservador antigênero, ao menos no momento examinado, contrapõe-se à manutenção de várias conquistas. Permanecem, portanto, as contradições nas disputas de poder pela contribuição do gênero na função social da educação.
id USP-11_a7394d9958b135e9a883743675e10217
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187136
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputasAnti-gender discourse and LGBT and feminist agendas in state-level education plans: tensions and disputesPolítica educacionalGêneroPlano estadual de educaçãoLGBTAgenda antigêneroEducational policyGenderEducation state-level planLGBTAnti-gender agendaEste artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o uso do gênero nos 25 planos estaduais e distrital de educação promulgados entre 2014 e 2016. Demonstramos que as disputas em torno das questões de gênero nos planos evidenciam que não existe apenas uma forma de excluir ou incluir o tema, a saber: o veto; a omissão do termo e de outros a ele relacionados; a explicitação do gênero como um direito das mulheres e da população LGBT para a garantia de acesso e de permanência à educação de qualidade e o uso parcial com referências aos direitos humanos, à garantia de alguns direitos das mulheres e à cultura da paz. Mais da metade dos planos inseriu questões relativas à agenda das mulheres, sob uma perspectiva de gênero. Quase um terço dos planos expressam clareza de que a garantia de acesso e permanência com qualidade passa pelo enfrentamento das desigualdades de gênero. O caráter fixo e binário da oposição entre significados masculinos e femininos foi problematizado ao se incluir o combate ao sexismo, ao machismo e à LGBTfobia. Entretanto, vários planos manifestam o avanço de pautas conservadoras com a exclusão do gênero, corte ou limitação da agenda LGBT e inserção de itens que submetem a abordagem destes temas na escola à concordância das famílias. Conclui-se que o avanço conservador antigênero, ao menos no momento examinado, contrapõe-se à manutenção de várias conquistas. Permanecem, portanto, as contradições nas disputas de poder pela contribuição do gênero na função social da educação.This article presents the results of a research on the use of gender in education plans of 25 Brazilian states and the Federal District, enacted between 2014 and 2016. We demonstrate that the disputes around the gender issues in the plans bespeak that there is not just one way of excluding or excluding the topic, namely: the veto; leaving out the word and other related terms; the specification of gender as women´s right and the right of the LGBT community in order to ensure access to and permanence in quality education, and the partial use associated with human rights, the guarantee of some women´s rights, and the culture of peace. Over half the plans included issues related to the women´s agenda in a gender perspective. Almost one third of the plans clearly express that ensuring access and permanence with quality involves confronting gender inequalities. The fixed and binary nature of the opposition between male and female meanings was problematized when fighting sexism, machismo, and LGBTphobia was embraced. However, several plans indicated the move of conservative agendas by excluding gender, by cutting or limiting the LGBT agenda, and by including items that demand that dealing with such topics be subject to family approval. Conclusion is that the conservative anti-gender advance, at least in the period under screen, is opposed to maintaining a number of political achievements. Therefore, contradictions remain in the disputes of power through the contribution of gender in the social function of education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/jpegimage/jpegapplication/pdftext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18713610.1590/S1678-4634202046221756Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-25Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-25Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-251678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136/172903https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136/172901https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136/172899https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136/172900https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136/172898Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Cláudia Bortolini, Alexandre 2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187136Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas
Anti-gender discourse and LGBT and feminist agendas in state-level education plans: tensions and disputes
title Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas
spellingShingle Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas
Vianna, Cláudia
Política educacional
Gênero
Plano estadual de educação
LGBT
Agenda antigênero
Educational policy
Gender
Education state-level plan
LGBT
Anti-gender agenda
title_short Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas
title_full Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas
title_fullStr Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas
title_full_unstemmed Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas
title_sort Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas
author Vianna, Cláudia
author_facet Vianna, Cláudia
Bortolini, Alexandre
author_role author
author2 Bortolini, Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Cláudia
Bortolini, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Gênero
Plano estadual de educação
LGBT
Agenda antigênero
Educational policy
Gender
Education state-level plan
LGBT
Anti-gender agenda
topic Política educacional
Gênero
Plano estadual de educação
LGBT
Agenda antigênero
Educational policy
Gender
Education state-level plan
LGBT
Anti-gender agenda
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o uso do gênero nos 25 planos estaduais e distrital de educação promulgados entre 2014 e 2016. Demonstramos que as disputas em torno das questões de gênero nos planos evidenciam que não existe apenas uma forma de excluir ou incluir o tema, a saber: o veto; a omissão do termo e de outros a ele relacionados; a explicitação do gênero como um direito das mulheres e da população LGBT para a garantia de acesso e de permanência à educação de qualidade e o uso parcial com referências aos direitos humanos, à garantia de alguns direitos das mulheres e à cultura da paz. Mais da metade dos planos inseriu questões relativas à agenda das mulheres, sob uma perspectiva de gênero. Quase um terço dos planos expressam clareza de que a garantia de acesso e permanência com qualidade passa pelo enfrentamento das desigualdades de gênero. O caráter fixo e binário da oposição entre significados masculinos e femininos foi problematizado ao se incluir o combate ao sexismo, ao machismo e à LGBTfobia. Entretanto, vários planos manifestam o avanço de pautas conservadoras com a exclusão do gênero, corte ou limitação da agenda LGBT e inserção de itens que submetem a abordagem destes temas na escola à concordância das famílias. Conclui-se que o avanço conservador antigênero, ao menos no momento examinado, contrapõe-se à manutenção de várias conquistas. Permanecem, portanto, as contradições nas disputas de poder pela contribuição do gênero na função social da educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136
10.1590/S1678-4634202046221756
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202046221756
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136/172903
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136/172901
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136/172899
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136/172900
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187136/172898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
image/jpeg
application/pdf
text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-25
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-25
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-25
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814269001728