História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diallo, Cíntia Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Cláudia Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198808
Resumo: Este artigo tem como objetivo expor a compreensão das/os docentes do ensino superior sobre a incorporação da temática que trata do ensino de história e cultura africana e a educação das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura em ciências humanas da região Centro-Oeste. Sobretudo, no que diz respeito à adequação dos itinerários formativos das/os futuras/os docentes da Educação Básica, ao preconizado na Lei nº 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004). São objetos da pesquisa a Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados. Dos 104 cursos de licenciatura, cinquenta incorporaram a temática, 48 ainda não possuem disciplinas específicas sobre questões étnico-raciais e em seis cursos não foi possível fazer a identificação. Complementa o estudo a análise das respectivas disciplinas, ementas e bibliografias. A análise dos questionários aplicados indicou que a reestruturação das matrizes curriculares está muito mais relacionada aos esforços de professoras/es pesquisadoras/es da área pelo reconhecimento da importância da temática do que ao cumprimento das exigências legais. Do mesmo modo, não foi possível identificar envolvimento institucional robusto, para além das ações desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Africanos (NEABs).
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spelling História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciaturasHistory of Afro-Brazilians, Africans, and anti-racist education: the perspective of professors working on teacher trainingLei nº 10.639/2003Educação antirracistaLicenciaturasLaw No. 10,639/2003Anti-racist educationTeacher-training coursesEste artigo tem como objetivo expor a compreensão das/os docentes do ensino superior sobre a incorporação da temática que trata do ensino de história e cultura africana e a educação das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura em ciências humanas da região Centro-Oeste. Sobretudo, no que diz respeito à adequação dos itinerários formativos das/os futuras/os docentes da Educação Básica, ao preconizado na Lei nº 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004). São objetos da pesquisa a Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados. Dos 104 cursos de licenciatura, cinquenta incorporaram a temática, 48 ainda não possuem disciplinas específicas sobre questões étnico-raciais e em seis cursos não foi possível fazer a identificação. Complementa o estudo a análise das respectivas disciplinas, ementas e bibliografias. A análise dos questionários aplicados indicou que a reestruturação das matrizes curriculares está muito mais relacionada aos esforços de professoras/es pesquisadoras/es da área pelo reconhecimento da importância da temática do que ao cumprimento das exigências legais. Do mesmo modo, não foi possível identificar envolvimento institucional robusto, para além das ações desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Africanos (NEABs).This article aims to expose the understanding of higher education professors about how they approach topics related the teaching of African history and culture and the education for the ethnic-racial relations in the curriculum of the teacher-training courses in human sciences in the Center-West region of Brazil. Above all, in relation to the adequacy of the formation itineraries of future teachers of Basic Education, as set forth by Law No. 10.639/2003 and in the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (2004). The objects of the research are the University of Brasília, the University of Goiás, the Federal University of Mato Grosso, the Federal University of Mato Grosso do Sul, and the Federal University of Grande Dourados. Out of the 104 teacher-training courses, 50 have absorbed the them, 48 still do not have specific disciplines on ethnic-racial issues and, in six courses, it was not possible to identify them. The study complements the analysis of the respective disciplines, programs and bibliography. The analysis of the applied questionnaires indicated that restructuring the curricular grids has much more to do with the efforts of professors/researchers in the area as to acknowledge how important theme is than fulfilling legal requirements. Likewise, it was not possible to identify robust institutional involvement beyond the actions developed by the Afro-Brazilian and African Studies Centers (NEABs).Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19880810.1590/S1678-4634202248234744Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234744Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e234744Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2347441678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198808/182935https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198808/182934Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDiallo, Cíntia Santos Lima, Cláudia Araújo de 2022-06-10T00:44:06Zoai:revistas.usp.br:article/198808Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-06-10T00:44:06Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
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