Teachers' pay in Brazil: an outlook from the Annual List of Social Information (RAIS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gouveia, Andrea Barbosa, Benini, Élcio Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47881
Resumo: Apresentam-se resultados de pesquisa utilizando como fonte o banco de dados Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é verificar informações sobre remuneração de professores de ensino médio nas capitais brasileiras e, ao mesmo tempo, refletir sobre o potencial dessa base de dados para a análise. A opção por um recorte analítico relativo a professores de ensino médio deve-se à constatação de que, para o período compreendido entre 1996 e 2008, os dados sobre tais empregos estavam mais bem informados na RAIS, embora ela apresente certa irregularidade nas informações sobre o setor público. O período histórico selecionado deve-se à hipótese de que a política de fundos vigente entre 1998 e 2006, que priorizou o ensino fundamental, poderia ter efeito negativo na remuneração de professores de ensino médio. Para analisar as médias de remuneração, utilizaram-se o salário mínimo e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) como indexadores que permitem comparação do poder aquisitivo no período. Este estudo exploratório parece confirmar uma relação negativa, esperada, entre a priorização do ensino fundamental via políticas de fundos e a remuneração dos professores de ensino médio; além disso, evidencia o afastamento entre a valorização do salário mínimo nacional e a política de valorização do magistério, e, finalmente, expõe fragilidades da RAIS para o trabalho com os dados de remuneração do setor público de forma desagregada. Todavia, a coincidência entre os resultados deste trabalho e de estudos que se debruçaram sobre outras bases de dados indica a pertinência da continuidade das análises.
id USP-11_b01c8743841924f65184c33804e61f64
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/47881
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Teachers' pay in Brazil: an outlook from the Annual List of Social Information (RAIS)Remuneração de professores no Brasil: um olhar a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)Política EducacionalRAISRemuneração de professores de ensino médioEducational policyRAISSecondary education teachers pay levelsApresentam-se resultados de pesquisa utilizando como fonte o banco de dados Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é verificar informações sobre remuneração de professores de ensino médio nas capitais brasileiras e, ao mesmo tempo, refletir sobre o potencial dessa base de dados para a análise. A opção por um recorte analítico relativo a professores de ensino médio deve-se à constatação de que, para o período compreendido entre 1996 e 2008, os dados sobre tais empregos estavam mais bem informados na RAIS, embora ela apresente certa irregularidade nas informações sobre o setor público. O período histórico selecionado deve-se à hipótese de que a política de fundos vigente entre 1998 e 2006, que priorizou o ensino fundamental, poderia ter efeito negativo na remuneração de professores de ensino médio. Para analisar as médias de remuneração, utilizaram-se o salário mínimo e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) como indexadores que permitem comparação do poder aquisitivo no período. Este estudo exploratório parece confirmar uma relação negativa, esperada, entre a priorização do ensino fundamental via políticas de fundos e a remuneração dos professores de ensino médio; além disso, evidencia o afastamento entre a valorização do salário mínimo nacional e a política de valorização do magistério, e, finalmente, expõe fragilidades da RAIS para o trabalho com os dados de remuneração do setor público de forma desagregada. Todavia, a coincidência entre os resultados deste trabalho e de estudos que se debruçaram sobre outras bases de dados indica a pertinência da continuidade das análises.The text presents results of a research using as its source the Annual List of Social Information - Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) database of the Ministry of Labor and Employment. The objective is to investigate information about paying levels of secondary education teachers working in Brazilian state capitals and, at the same time, to reflect about the potential of this database for the analysis. The choice for an analytical approach related to secondary school teachers is due to the observation that, for the period between 1996 and 2008, the data about these jobs were better informed in the RAIS, despite the fact that its information about the public sector is somewhat irregular. The historical period selected is related to the hypothesis that the funding policy active between 1998 and 2006, which gave priority to fundamental education, could have had a negative effect upon the paying levels of secondary education teachers. In order to analyze the average paying levels, the minimum salary and the Index of Prices to the Consumer (IPC) were used as indexes for comparing purchasing powers during the period. This exploratory study seems to confirm a negative relation, which was expected, between the priority given to fundamental education via funding policies and the paying levels of secondary education teachers. Additionally, it reveals the gap between the valuation of the national minimum salary and the valuation policy of the teaching profession; and, finally, it exposes weak points of the RAIS as a tool to work with data about paying levels of the public sector in a separate way. Nevertheless, the convergence between the results of the present work and studies that looked into other databases indicates the pertinence of continuing these analyses.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/4788110.1590/S1517-97022012000200005Educação e Pesquisa; v. 38 n. 2 (2012); 339-356Educação e Pesquisa; Vol. 38 No. 2 (2012); 339-356Educação e Pesquisa; Vol. 38 Núm. 2 (2012); 339-3561678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47881/51610https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47881/51611Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Maria Dilnéia EspíndolaGouveia, Andrea BarbosaBenini, Élcio Gustavo2012-12-13T09:52:48Zoai:revistas.usp.br:article/47881Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2012-12-13T09:52:48Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teachers' pay in Brazil: an outlook from the Annual List of Social Information (RAIS)
Remuneração de professores no Brasil: um olhar a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
title Teachers' pay in Brazil: an outlook from the Annual List of Social Information (RAIS)
spellingShingle Teachers' pay in Brazil: an outlook from the Annual List of Social Information (RAIS)
Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
Política Educacional
RAIS
Remuneração de professores de ensino médio
Educational policy
RAIS
Secondary education teachers pay levels
title_short Teachers' pay in Brazil: an outlook from the Annual List of Social Information (RAIS)
title_full Teachers' pay in Brazil: an outlook from the Annual List of Social Information (RAIS)
title_fullStr Teachers' pay in Brazil: an outlook from the Annual List of Social Information (RAIS)
title_full_unstemmed Teachers' pay in Brazil: an outlook from the Annual List of Social Information (RAIS)
title_sort Teachers' pay in Brazil: an outlook from the Annual List of Social Information (RAIS)
author Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
author_facet Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
Gouveia, Andrea Barbosa
Benini, Élcio Gustavo
author_role author
author2 Gouveia, Andrea Barbosa
Benini, Élcio Gustavo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
Gouveia, Andrea Barbosa
Benini, Élcio Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional
RAIS
Remuneração de professores de ensino médio
Educational policy
RAIS
Secondary education teachers pay levels
topic Política Educacional
RAIS
Remuneração de professores de ensino médio
Educational policy
RAIS
Secondary education teachers pay levels
description Apresentam-se resultados de pesquisa utilizando como fonte o banco de dados Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é verificar informações sobre remuneração de professores de ensino médio nas capitais brasileiras e, ao mesmo tempo, refletir sobre o potencial dessa base de dados para a análise. A opção por um recorte analítico relativo a professores de ensino médio deve-se à constatação de que, para o período compreendido entre 1996 e 2008, os dados sobre tais empregos estavam mais bem informados na RAIS, embora ela apresente certa irregularidade nas informações sobre o setor público. O período histórico selecionado deve-se à hipótese de que a política de fundos vigente entre 1998 e 2006, que priorizou o ensino fundamental, poderia ter efeito negativo na remuneração de professores de ensino médio. Para analisar as médias de remuneração, utilizaram-se o salário mínimo e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) como indexadores que permitem comparação do poder aquisitivo no período. Este estudo exploratório parece confirmar uma relação negativa, esperada, entre a priorização do ensino fundamental via políticas de fundos e a remuneração dos professores de ensino médio; além disso, evidencia o afastamento entre a valorização do salário mínimo nacional e a política de valorização do magistério, e, finalmente, expõe fragilidades da RAIS para o trabalho com os dados de remuneração do setor público de forma desagregada. Todavia, a coincidência entre os resultados deste trabalho e de estudos que se debruçaram sobre outras bases de dados indica a pertinência da continuidade das análises.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47881
10.1590/S1517-97022012000200005
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47881
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022012000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47881/51610
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47881/51611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 38 n. 2 (2012); 339-356
Educação e Pesquisa; Vol. 38 No. 2 (2012); 339-356
Educação e Pesquisa; Vol. 38 Núm. 2 (2012); 339-356
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713809073307648