The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Augusto Luis Medeiros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gentini, Alfredo Guillermo Martin, Amaral, Raquel Avila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809
Resumo: Como produzir modos e formas de coexistência que suscitem transformações subjetivas nas pessoas, contribuindo ao mesmo tempo para qualificar o seu relacionamento com os outros e com o meio ambiente, problematizando a institucionalização da vida humana no mundo contemporâneo? Eis a questão motriz da pesquisa proposta. A hipótese ora apresentada encaminha-se no sentido de que isso pode acontecer através da realização de microintervenções pedagógico-ambientais, tendo seu principal foco nos processos grupais e na análise da implicação do pesquisador com o processo de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-intervenção fundada no campo epistemológico da análise institucional, especificamente no método cartográfico e na ecosofia de Félix Guattari. Esta concepção de educação ambiental destaca a relevância dos três registros ético-estéticos – as ecologias ambiental, mental e social –, e fornece os aportes teóricos necessários para analisarmos a capacidade de reinvenção de si e do ambiente na perspectiva do processo de formação em educação ambiental. O dispositivo grupal buscou intensificar as transversalidades, as capacidades emocionais, inventivas, afetivas, imaginativas e intuitivas do humano, privilegiando a participação e o aprendizado coletivo, a autonomia, a solidariedade e os processos autogestivos. As atividades realizadas apresentaram-se como alternativas possíveis para desenvolver tais capacidades, colocando em movimento forças instituintes nos processos grupais, promovendo a ação-reflexão e o cuidado de si, do outro e do ambiente.
id USP-11_b211c131c3a626e99d99b174f3582209
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144809
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental educationGrupo como dispositivo: a microintervenção ecosófica nos processos de formação em educação ambientalEducação ambientalMétodo cartográficoProcessos grupaisAs três ecologiasFormaçãoEnvironmental educationCartographic methodGroup processesThe three ecologiesEducation Como produzir modos e formas de coexistência que suscitem transformações subjetivas nas pessoas, contribuindo ao mesmo tempo para qualificar o seu relacionamento com os outros e com o meio ambiente, problematizando a institucionalização da vida humana no mundo contemporâneo? Eis a questão motriz da pesquisa proposta. A hipótese ora apresentada encaminha-se no sentido de que isso pode acontecer através da realização de microintervenções pedagógico-ambientais, tendo seu principal foco nos processos grupais e na análise da implicação do pesquisador com o processo de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-intervenção fundada no campo epistemológico da análise institucional, especificamente no método cartográfico e na ecosofia de Félix Guattari. Esta concepção de educação ambiental destaca a relevância dos três registros ético-estéticos – as ecologias ambiental, mental e social –, e fornece os aportes teóricos necessários para analisarmos a capacidade de reinvenção de si e do ambiente na perspectiva do processo de formação em educação ambiental. O dispositivo grupal buscou intensificar as transversalidades, as capacidades emocionais, inventivas, afetivas, imaginativas e intuitivas do humano, privilegiando a participação e o aprendizado coletivo, a autonomia, a solidariedade e os processos autogestivos. As atividades realizadas apresentaram-se como alternativas possíveis para desenvolver tais capacidades, colocando em movimento forças instituintes nos processos grupais, promovendo a ação-reflexão e o cuidado de si, do outro e do ambiente. How does one go about designing modes and forms of coexistence that will induce subjec-tive changes in people, contributing at the same time to better their relationships with oth-ers and with the environment, examining the institutionalization of human life in the con-temporary world? This is the driving question of the present research work. The hypothe-sis presented is that this can happen through environmental-pedagogic micro-interventions with their main focus on group processes and an analysis of the role of the researcher in the research process. Ours is a research-work/intervention based on the epis-temology of institutional analysis, more especifically on the ecosophy and cartographic method of Félix Guattari. This design of environmental education highlights the relevance of three ethical-aesthetic registers – the social, mental, and environmental ecologies – and provides the theoretical support needed to our analyzing the ability one has to re-invent oneself and the environment from the perspective of an environmental-education process. The group device aimed at intensifying the transversalities and the emotional, inventive, affective, imaginative and intuitive human capacities, favoring collective learning and participation, as well as autonomy, solidarity and self-managing processes. The activities carried out were presented as possible alternatives to develop such capacities by putting into motion instituent forces within the group processes, as well as encouraging action-reflection and caring for oneself, others and the environment.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/14480910.1590/s1678-4634201844170967Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e170967Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e170967Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1709671678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809/139055https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809/139056Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Augusto Luis MedeirosGentini, Alfredo Guillermo MartinAmaral, Raquel Avila2018-05-18T13:02:04Zoai:revistas.usp.br:article/144809Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2018-05-18T13:02:04Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education
Grupo como dispositivo: a microintervenção ecosófica nos processos de formação em educação ambiental
title The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education
spellingShingle The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education
Amaral, Augusto Luis Medeiros
Educação ambiental
Método cartográfico
Processos grupais
As três ecologias
Formação
Environmental education
Cartographic method
Group processes
The three ecologies
Education
title_short The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education
title_full The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education
title_fullStr The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education
title_full_unstemmed The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education
title_sort The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education
author Amaral, Augusto Luis Medeiros
author_facet Amaral, Augusto Luis Medeiros
Gentini, Alfredo Guillermo Martin
Amaral, Raquel Avila
author_role author
author2 Gentini, Alfredo Guillermo Martin
Amaral, Raquel Avila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Augusto Luis Medeiros
Gentini, Alfredo Guillermo Martin
Amaral, Raquel Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Método cartográfico
Processos grupais
As três ecologias
Formação
Environmental education
Cartographic method
Group processes
The three ecologies
Education
topic Educação ambiental
Método cartográfico
Processos grupais
As três ecologias
Formação
Environmental education
Cartographic method
Group processes
The three ecologies
Education
description Como produzir modos e formas de coexistência que suscitem transformações subjetivas nas pessoas, contribuindo ao mesmo tempo para qualificar o seu relacionamento com os outros e com o meio ambiente, problematizando a institucionalização da vida humana no mundo contemporâneo? Eis a questão motriz da pesquisa proposta. A hipótese ora apresentada encaminha-se no sentido de que isso pode acontecer através da realização de microintervenções pedagógico-ambientais, tendo seu principal foco nos processos grupais e na análise da implicação do pesquisador com o processo de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-intervenção fundada no campo epistemológico da análise institucional, especificamente no método cartográfico e na ecosofia de Félix Guattari. Esta concepção de educação ambiental destaca a relevância dos três registros ético-estéticos – as ecologias ambiental, mental e social –, e fornece os aportes teóricos necessários para analisarmos a capacidade de reinvenção de si e do ambiente na perspectiva do processo de formação em educação ambiental. O dispositivo grupal buscou intensificar as transversalidades, as capacidades emocionais, inventivas, afetivas, imaginativas e intuitivas do humano, privilegiando a participação e o aprendizado coletivo, a autonomia, a solidariedade e os processos autogestivos. As atividades realizadas apresentaram-se como alternativas possíveis para desenvolver tais capacidades, colocando em movimento forças instituintes nos processos grupais, promovendo a ação-reflexão e o cuidado de si, do outro e do ambiente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809
10.1590/s1678-4634201844170967
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201844170967
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809/139055
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809/139056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e170967
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e170967
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e170967
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812630077440