The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809 |
Resumo: | Como produzir modos e formas de coexistência que suscitem transformações subjetivas nas pessoas, contribuindo ao mesmo tempo para qualificar o seu relacionamento com os outros e com o meio ambiente, problematizando a institucionalização da vida humana no mundo contemporâneo? Eis a questão motriz da pesquisa proposta. A hipótese ora apresentada encaminha-se no sentido de que isso pode acontecer através da realização de microintervenções pedagógico-ambientais, tendo seu principal foco nos processos grupais e na análise da implicação do pesquisador com o processo de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-intervenção fundada no campo epistemológico da análise institucional, especificamente no método cartográfico e na ecosofia de Félix Guattari. Esta concepção de educação ambiental destaca a relevância dos três registros ético-estéticos – as ecologias ambiental, mental e social –, e fornece os aportes teóricos necessários para analisarmos a capacidade de reinvenção de si e do ambiente na perspectiva do processo de formação em educação ambiental. O dispositivo grupal buscou intensificar as transversalidades, as capacidades emocionais, inventivas, afetivas, imaginativas e intuitivas do humano, privilegiando a participação e o aprendizado coletivo, a autonomia, a solidariedade e os processos autogestivos. As atividades realizadas apresentaram-se como alternativas possíveis para desenvolver tais capacidades, colocando em movimento forças instituintes nos processos grupais, promovendo a ação-reflexão e o cuidado de si, do outro e do ambiente. |
id |
USP-11_b211c131c3a626e99d99b174f3582209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/144809 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental educationGrupo como dispositivo: a microintervenção ecosófica nos processos de formação em educação ambientalEducação ambientalMétodo cartográficoProcessos grupaisAs três ecologiasFormaçãoEnvironmental educationCartographic methodGroup processesThe three ecologiesEducation Como produzir modos e formas de coexistência que suscitem transformações subjetivas nas pessoas, contribuindo ao mesmo tempo para qualificar o seu relacionamento com os outros e com o meio ambiente, problematizando a institucionalização da vida humana no mundo contemporâneo? Eis a questão motriz da pesquisa proposta. A hipótese ora apresentada encaminha-se no sentido de que isso pode acontecer através da realização de microintervenções pedagógico-ambientais, tendo seu principal foco nos processos grupais e na análise da implicação do pesquisador com o processo de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-intervenção fundada no campo epistemológico da análise institucional, especificamente no método cartográfico e na ecosofia de Félix Guattari. Esta concepção de educação ambiental destaca a relevância dos três registros ético-estéticos – as ecologias ambiental, mental e social –, e fornece os aportes teóricos necessários para analisarmos a capacidade de reinvenção de si e do ambiente na perspectiva do processo de formação em educação ambiental. O dispositivo grupal buscou intensificar as transversalidades, as capacidades emocionais, inventivas, afetivas, imaginativas e intuitivas do humano, privilegiando a participação e o aprendizado coletivo, a autonomia, a solidariedade e os processos autogestivos. As atividades realizadas apresentaram-se como alternativas possíveis para desenvolver tais capacidades, colocando em movimento forças instituintes nos processos grupais, promovendo a ação-reflexão e o cuidado de si, do outro e do ambiente. How does one go about designing modes and forms of coexistence that will induce subjec-tive changes in people, contributing at the same time to better their relationships with oth-ers and with the environment, examining the institutionalization of human life in the con-temporary world? This is the driving question of the present research work. The hypothe-sis presented is that this can happen through environmental-pedagogic micro-interventions with their main focus on group processes and an analysis of the role of the researcher in the research process. Ours is a research-work/intervention based on the epis-temology of institutional analysis, more especifically on the ecosophy and cartographic method of Félix Guattari. This design of environmental education highlights the relevance of three ethical-aesthetic registers – the social, mental, and environmental ecologies – and provides the theoretical support needed to our analyzing the ability one has to re-invent oneself and the environment from the perspective of an environmental-education process. The group device aimed at intensifying the transversalities and the emotional, inventive, affective, imaginative and intuitive human capacities, favoring collective learning and participation, as well as autonomy, solidarity and self-managing processes. The activities carried out were presented as possible alternatives to develop such capacities by putting into motion instituent forces within the group processes, as well as encouraging action-reflection and caring for oneself, others and the environment.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/14480910.1590/s1678-4634201844170967Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e170967Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e170967Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1709671678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809/139055https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809/139056Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Augusto Luis MedeirosGentini, Alfredo Guillermo MartinAmaral, Raquel Avila2018-05-18T13:02:04Zoai:revistas.usp.br:article/144809Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2018-05-18T13:02:04Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education Grupo como dispositivo: a microintervenção ecosófica nos processos de formação em educação ambiental |
title |
The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education |
spellingShingle |
The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education Amaral, Augusto Luis Medeiros Educação ambiental Método cartográfico Processos grupais As três ecologias Formação Environmental education Cartographic method Group processes The three ecologies Education |
title_short |
The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education |
title_full |
The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education |
title_fullStr |
The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education |
title_full_unstemmed |
The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education |
title_sort |
The Group as a Device*: the ecosophic micro-intervention in educational pro-cesses within environmental education |
author |
Amaral, Augusto Luis Medeiros |
author_facet |
Amaral, Augusto Luis Medeiros Gentini, Alfredo Guillermo Martin Amaral, Raquel Avila |
author_role |
author |
author2 |
Gentini, Alfredo Guillermo Martin Amaral, Raquel Avila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Augusto Luis Medeiros Gentini, Alfredo Guillermo Martin Amaral, Raquel Avila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Método cartográfico Processos grupais As três ecologias Formação Environmental education Cartographic method Group processes The three ecologies Education |
topic |
Educação ambiental Método cartográfico Processos grupais As três ecologias Formação Environmental education Cartographic method Group processes The three ecologies Education |
description |
Como produzir modos e formas de coexistência que suscitem transformações subjetivas nas pessoas, contribuindo ao mesmo tempo para qualificar o seu relacionamento com os outros e com o meio ambiente, problematizando a institucionalização da vida humana no mundo contemporâneo? Eis a questão motriz da pesquisa proposta. A hipótese ora apresentada encaminha-se no sentido de que isso pode acontecer através da realização de microintervenções pedagógico-ambientais, tendo seu principal foco nos processos grupais e na análise da implicação do pesquisador com o processo de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-intervenção fundada no campo epistemológico da análise institucional, especificamente no método cartográfico e na ecosofia de Félix Guattari. Esta concepção de educação ambiental destaca a relevância dos três registros ético-estéticos – as ecologias ambiental, mental e social –, e fornece os aportes teóricos necessários para analisarmos a capacidade de reinvenção de si e do ambiente na perspectiva do processo de formação em educação ambiental. O dispositivo grupal buscou intensificar as transversalidades, as capacidades emocionais, inventivas, afetivas, imaginativas e intuitivas do humano, privilegiando a participação e o aprendizado coletivo, a autonomia, a solidariedade e os processos autogestivos. As atividades realizadas apresentaram-se como alternativas possíveis para desenvolver tais capacidades, colocando em movimento forças instituintes nos processos grupais, promovendo a ação-reflexão e o cuidado de si, do outro e do ambiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809 10.1590/s1678-4634201844170967 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1678-4634201844170967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809/139055 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/144809/139056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e170967 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e170967 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e170967 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713812630077440 |