Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fukutani, Yzumi
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Sampaio, Sônia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222201
Resumo: O presente artigo tem como tema a afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina e objetiva apresentar revisão de literatura realizada por meio de levantamento bibliográfico nos repositórios Catálogo de Teses & Dissertações, do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Foram utilizados os descritores “afiliação”, “estudante negro”, “estudante de camada popular”, “cotista”, “curso de medicina” e “Coulon”, conjugados com o operador lógico booleano “e”. As buscas privilegiaram a língua portuguesa, por se tratar do contexto universitário brasileiro e, após refinamento, considerando a delimitação temporal dos cinco últimos anos e a pertinência ao recorte epistemológico dado ao estudo, foram selecionadas 20 produções. Os resultados sugerem que os estudantes negros e/ou de camada popular ainda são os primeiros de suas famílias a ingressarem na universidade, que é percebida por eles como um espaço de ressignificação e mobilidade social. Questões raciais, sociais e econômicas perpassam por toda sua trajetória estudantil. É percebido um comprometimento da qualidade de vida desses estudantes para que consigam alcançar sucesso acadêmico. Assim sendo, considera-se a pertinência do acolhimento e da implicação da universidade no processo de afiliação do estudante negro e/ou de camada popular e da ausência da análise das relações de subalternidade no conceito de afiliação de Coulon.
id USP-11_bd9cfc0435eae7d521274144aab23261
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/222201
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literaturaAffiliation of black and/or low-income students to the school of medicine: a literature reviewAffiliationBlack StudentLow-income studentAffirmative action policyMedicine courseAfiliaçãoEstudante negroEstudante de camada popularPolítica de ação afirmativaCurso de medicinaO presente artigo tem como tema a afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina e objetiva apresentar revisão de literatura realizada por meio de levantamento bibliográfico nos repositórios Catálogo de Teses & Dissertações, do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Foram utilizados os descritores “afiliação”, “estudante negro”, “estudante de camada popular”, “cotista”, “curso de medicina” e “Coulon”, conjugados com o operador lógico booleano “e”. As buscas privilegiaram a língua portuguesa, por se tratar do contexto universitário brasileiro e, após refinamento, considerando a delimitação temporal dos cinco últimos anos e a pertinência ao recorte epistemológico dado ao estudo, foram selecionadas 20 produções. Os resultados sugerem que os estudantes negros e/ou de camada popular ainda são os primeiros de suas famílias a ingressarem na universidade, que é percebida por eles como um espaço de ressignificação e mobilidade social. Questões raciais, sociais e econômicas perpassam por toda sua trajetória estudantil. É percebido um comprometimento da qualidade de vida desses estudantes para que consigam alcançar sucesso acadêmico. Assim sendo, considera-se a pertinência do acolhimento e da implicação da universidade no processo de afiliação do estudante negro e/ou de camada popular e da ausência da análise das relações de subalternidade no conceito de afiliação de Coulon.This article’s theme is the affiliation of black and/or low-income students to the school of medicine and aims to present a literature review carried out by bibliographical survey in the Catalog of Theses & Dissertations repositories, from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (henceforth Capes – Portuguese acronym that stands for Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) portal, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (henceforth BDTD – Portuguese acronym that stands for Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Google Scholar. The descriptors used were “affiliation (afiliação)”, “black student (estudante negro)”, “low-income student (estudante de camada popular)”, “quota holder (cotista)”, “medicine course” (curso de medicina)” and “Coulon”, combined with the Boolean logical operator “and”. The searches privileged the Portuguese language, as it is the Brazilian university context and, after refinement, considering the temporal delimitation of the last five years and the relevance to the epistemological focus given to the study, 20 productions were selected. The results suggest that black and/or lowincome students are still the first in their families to enter university, which is perceived by them as a space for resignification and social mobility. Racial, social, and economic matters permeate their entire university trajectory. It is perceived that the quality of life of these students is compromised so that they can achieve academic success. Therefore, the relevance of welcoming and the involvement of the university in the process of affiliation of black and/or popular students and the absence of analysis of subalternity relationships in Coulon’s concept of affiliation are considered.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/22220110.1590/S1678-4634202450260186porEducação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e260186Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e260186Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e2601861678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222201/202887https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222201/202885https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222201/202886Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFukutani, Yzumi Sampaio, Sônia 2024-04-17T20:30:27Zoai:revistas.usp.br:article/222201Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2024-04-17T20:30:27Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura
Affiliation of black and/or low-income students to the school of medicine: a literature review
title Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura
spellingShingle Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura
Fukutani, Yzumi
Affiliation
Black Student
Low-income student
Affirmative action policy
Medicine course
Afiliação
Estudante negro
Estudante de camada popular
Política de ação afirmativa
Curso de medicina
title_short Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura
title_full Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura
title_fullStr Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura
title_sort Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura
author Fukutani, Yzumi
author_facet Fukutani, Yzumi
Sampaio, Sônia
author_role author
author2 Sampaio, Sônia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fukutani, Yzumi
Sampaio, Sônia
dc.subject.por.fl_str_mv Affiliation
Black Student
Low-income student
Affirmative action policy
Medicine course
Afiliação
Estudante negro
Estudante de camada popular
Política de ação afirmativa
Curso de medicina
topic Affiliation
Black Student
Low-income student
Affirmative action policy
Medicine course
Afiliação
Estudante negro
Estudante de camada popular
Política de ação afirmativa
Curso de medicina
description O presente artigo tem como tema a afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina e objetiva apresentar revisão de literatura realizada por meio de levantamento bibliográfico nos repositórios Catálogo de Teses & Dissertações, do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Foram utilizados os descritores “afiliação”, “estudante negro”, “estudante de camada popular”, “cotista”, “curso de medicina” e “Coulon”, conjugados com o operador lógico booleano “e”. As buscas privilegiaram a língua portuguesa, por se tratar do contexto universitário brasileiro e, após refinamento, considerando a delimitação temporal dos cinco últimos anos e a pertinência ao recorte epistemológico dado ao estudo, foram selecionadas 20 produções. Os resultados sugerem que os estudantes negros e/ou de camada popular ainda são os primeiros de suas famílias a ingressarem na universidade, que é percebida por eles como um espaço de ressignificação e mobilidade social. Questões raciais, sociais e econômicas perpassam por toda sua trajetória estudantil. É percebido um comprometimento da qualidade de vida desses estudantes para que consigam alcançar sucesso acadêmico. Assim sendo, considera-se a pertinência do acolhimento e da implicação da universidade no processo de afiliação do estudante negro e/ou de camada popular e da ausência da análise das relações de subalternidade no conceito de afiliação de Coulon.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222201
10.1590/S1678-4634202450260186por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222201
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202450260186por
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222201/202887
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222201/202885
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/222201/202886
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e260186
Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e260186
Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e260186
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237484816203776