The expansion of public and private schools in the outskirts of São Paulo (1900-1964)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/190006 |
Resumo: | Este artigo tem como tema a expansão das escolas públicas e privadas da periferia leste de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. A pesquisa originária que resultou neste texto teve como objeto a expansão da escola privada na Zona Leste de São Paulo, cuja hipótese inicial era de que tal expansão não era um fenômeno recente do novo milênio, mas que aconteceria desde o século XX. Hipótese comprovada, os dados demonstram que a expansão privada foi concomitante com a formação da periferia leste. Para tanto foram produzidos mapas desta expansão no tempo e no espaço, a partir de dados quantitativos das escolas públicas e privadas da Zona Leste de São Paulo fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). A técnica utilizada para a elaboração dos mapas foi o georreferenciamento. A análise foi realizada a partir da releitura da literatura sobre educação e periferia, considerando as relações raciais para discutir o crescimento das escolas públicas e privadas. A investigação permitiu concluir que a expansão da escola privada esteve presente durante a formação da periferia leste, além de confirmar a participação popular na contribuição da expansão da escola pública na região. |
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The expansion of public and private schools in the outskirts of São Paulo (1900-1964)Expansão escolar pública e privada na periferia de São Paulo (1900-1964)Private schoolsPublic schoolsPeripherySchool expansionRacial relationsEscolas privadasEscolas públicasPeriferiasExpansão escolarRelações raciaisEste artigo tem como tema a expansão das escolas públicas e privadas da periferia leste de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. A pesquisa originária que resultou neste texto teve como objeto a expansão da escola privada na Zona Leste de São Paulo, cuja hipótese inicial era de que tal expansão não era um fenômeno recente do novo milênio, mas que aconteceria desde o século XX. Hipótese comprovada, os dados demonstram que a expansão privada foi concomitante com a formação da periferia leste. Para tanto foram produzidos mapas desta expansão no tempo e no espaço, a partir de dados quantitativos das escolas públicas e privadas da Zona Leste de São Paulo fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). A técnica utilizada para a elaboração dos mapas foi o georreferenciamento. A análise foi realizada a partir da releitura da literatura sobre educação e periferia, considerando as relações raciais para discutir o crescimento das escolas públicas e privadas. A investigação permitiu concluir que a expansão da escola privada esteve presente durante a formação da periferia leste, além de confirmar a participação popular na contribuição da expansão da escola pública na região.This article deals with the expansion of public and private schools in the East periphery of the city of São Paulo in the first decades of the 20th century. The original research, which resulted in this text, studied the expansion of private school in the East region of the city. Our initial hypothesis was that this expansion was not a phenomenon from the new millennium, but that would have been happening since the 20th century. The hypothesis was proved; as data has shown that the private expansion was concomitant with the formation of the East periphery. We used georeferencing to create maps of this expansion in time and space from quantitative data of public and private schools in the East region of São Paulo provided by the State Secretary of Education. Our analysis was based on the literature about education and peripheries, considering racial relations to discuss the growth of public and private schools. We concluded that the expansion of private schools was always present during the formation of the East periphery. We also confirm the popular participation in contributing for the expansion of public school in the region.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19000610.1590/S1678-4634202147227795Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e227795Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e227795Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2277951678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/190006/175379https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/190006/175378https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/190006/175377Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Adriana Santiago Rosa 2021-12-07T13:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/190006Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T13:57:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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