Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989 |
Resumo: | A partir dos anos de 1980, a pesquisa histórica sobre livros e edições escolares teve um grande desenvolvimento em numerosos países. Abordamos, primeiramente, as causas principais deste interesse antes de focalizar as principais evoluções deste domínio de pesquisa realizadas nas últimas décadas. O enfoque central da exposição é sobre a definição (ou redefinição) do conceito, sobre as extensões deste domínio de pesquisa, sobre o acesso às fontes e sobre a renovação das problemáticas e métodos em um contexto científico cada vez mais marcado por uma dialética entre o local, o nacional e o mundial. |
id |
USP-11_c6f747b76a64b3ef9e461312583d1b0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/186989 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundialHistory of the textbookSchool editionsBalance of research on textbooksResearch methodsHistória do livro didáticoEdições escolaresBalanço de pesquisas sobre livro didáticoMétodos de pesquisaA partir dos anos de 1980, a pesquisa histórica sobre livros e edições escolares teve um grande desenvolvimento em numerosos países. Abordamos, primeiramente, as causas principais deste interesse antes de focalizar as principais evoluções deste domínio de pesquisa realizadas nas últimas décadas. O enfoque central da exposição é sobre a definição (ou redefinição) do conceito, sobre as extensões deste domínio de pesquisa, sobre o acesso às fontes e sobre a renovação das problemáticas e métodos em um contexto científico cada vez mais marcado por uma dialética entre o local, o nacional e o mundial.This text addresses a historical research on books and school editions that has developed greatly since the 1980 in many countries. Our approach first addresses the causes of this interest before focusing the main developments in this field of research carried out in recent decades. The central focus of the exhibition is on the definition (or redefinition) of the concept, on the extensions of this research domain, on access to sources and on the renewal of problems and methods in an scientific context increasingly marked by a dialectic between the local, the national and the world.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18698910.1590/S1517-97022020460100301Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-20Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-20Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-201678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989/172622https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989/172621Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChoppin, AlainBittencourt, Circe Fernandes2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/186989Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial |
title |
Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial |
spellingShingle |
Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial Choppin, Alain History of the textbook School editions Balance of research on textbooks Research methods História do livro didático Edições escolares Balanço de pesquisas sobre livro didático Métodos de pesquisa |
title_short |
Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial |
title_full |
Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial |
title_fullStr |
Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial |
title_full_unstemmed |
Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial |
title_sort |
Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial |
author |
Choppin, Alain |
author_facet |
Choppin, Alain Bittencourt, Circe Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Bittencourt, Circe Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Choppin, Alain Bittencourt, Circe Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
History of the textbook School editions Balance of research on textbooks Research methods História do livro didático Edições escolares Balanço de pesquisas sobre livro didático Métodos de pesquisa |
topic |
History of the textbook School editions Balance of research on textbooks Research methods História do livro didático Edições escolares Balanço de pesquisas sobre livro didático Métodos de pesquisa |
description |
A partir dos anos de 1980, a pesquisa histórica sobre livros e edições escolares teve um grande desenvolvimento em numerosos países. Abordamos, primeiramente, as causas principais deste interesse antes de focalizar as principais evoluções deste domínio de pesquisa realizadas nas últimas décadas. O enfoque central da exposição é sobre a definição (ou redefinição) do conceito, sobre as extensões deste domínio de pesquisa, sobre o acesso às fontes e sobre a renovação das problemáticas e métodos em um contexto científico cada vez mais marcado por uma dialética entre o local, o nacional e o mundial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989 10.1590/S1517-97022020460100301 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-97022020460100301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989/172622 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989/172621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-20 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-20 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-20 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713813791899648 |