Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Choppin, Alain
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bittencourt, Circe Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989
Resumo: A partir dos anos de 1980, a pesquisa histórica sobre livros e edições escolares teve um grande desenvolvimento em numerosos países. Abordamos, primeiramente, as causas principais deste interesse antes de focalizar as principais evoluções deste domínio de pesquisa realizadas nas últimas décadas. O enfoque central da exposição é sobre a definição (ou redefinição) do conceito, sobre as extensões deste domínio de pesquisa, sobre o acesso às fontes e sobre a renovação das problemáticas e métodos em um contexto científico cada vez mais marcado por uma dialética entre o local, o nacional e o mundial.
id USP-11_c6f747b76a64b3ef9e461312583d1b0e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186989
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundialHistory of the textbookSchool editionsBalance of research on textbooksResearch methodsHistória do livro didáticoEdições escolaresBalanço de pesquisas sobre livro didáticoMétodos de pesquisaA partir dos anos de 1980, a pesquisa histórica sobre livros e edições escolares teve um grande desenvolvimento em numerosos países. Abordamos, primeiramente, as causas principais deste interesse antes de focalizar as principais evoluções deste domínio de pesquisa realizadas nas últimas décadas. O enfoque central da exposição é sobre a definição (ou redefinição) do conceito, sobre as extensões deste domínio de pesquisa, sobre o acesso às fontes e sobre a renovação das problemáticas e métodos em um contexto científico cada vez mais marcado por uma dialética entre o local, o nacional e o mundial.This text addresses a historical research on books and school editions that has developed greatly since the 1980 in many countries. Our approach first addresses the causes of this interest before focusing the main developments in this field of research carried out in recent decades. The central focus of the exhibition is on the definition (or redefinition) of the concept, on the extensions of this research domain, on access to sources and on the renewal of problems and methods in an scientific context increasingly marked by a dialectic between the local, the national and the world.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18698910.1590/S1517-97022020460100301Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-20Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-20Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-201678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989/172622https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989/172621Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChoppin, AlainBittencourt, Circe Fernandes2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/186989Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial
title Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial
spellingShingle Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial
Choppin, Alain
History of the textbook
School editions
Balance of research on textbooks
Research methods
História do livro didático
Edições escolares
Balanço de pesquisas sobre livro didático
Métodos de pesquisa
title_short Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial
title_full Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial
title_fullStr Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial
title_full_unstemmed Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial
title_sort Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial
author Choppin, Alain
author_facet Choppin, Alain
Bittencourt, Circe Fernandes
author_role author
author2 Bittencourt, Circe Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Choppin, Alain
Bittencourt, Circe Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv History of the textbook
School editions
Balance of research on textbooks
Research methods
História do livro didático
Edições escolares
Balanço de pesquisas sobre livro didático
Métodos de pesquisa
topic History of the textbook
School editions
Balance of research on textbooks
Research methods
História do livro didático
Edições escolares
Balanço de pesquisas sobre livro didático
Métodos de pesquisa
description A partir dos anos de 1980, a pesquisa histórica sobre livros e edições escolares teve um grande desenvolvimento em numerosos países. Abordamos, primeiramente, as causas principais deste interesse antes de focalizar as principais evoluções deste domínio de pesquisa realizadas nas últimas décadas. O enfoque central da exposição é sobre a definição (ou redefinição) do conceito, sobre as extensões deste domínio de pesquisa, sobre o acesso às fontes e sobre a renovação das problemáticas e métodos em um contexto científico cada vez mais marcado por uma dialética entre o local, o nacional e o mundial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989
10.1590/S1517-97022020460100301
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022020460100301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989/172622
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186989/172621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-20
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-20
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-20
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813791899648