Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pataca, Ermelinda Moutinho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Cristiane Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088
Resumo: O presente trabalho sobre as Viagens filosóficas portuguesas ao Brasil no século XVIII tem o objetivo de expandir as temáticas e abordagens da história das ciências no Brasil, abrindo espaço para o debate sobre como o trabalho com as práticas, técnicas e representações científicas possibilita desenvolver metodologias de ensino que abordem temas brasileiros em seu contexto. A partir do material, retirado de um banco de dados biobibliográficos sobre os viajantes, traçamos redes de relações entre políticos, desenhistas, engenheiros, cartógrafos, gravadores, naturalistas e a população local. Para a divulgação dos dados, o material nos desafiou a pensar em propostas de escrita biográfica dos viajantes no ambiente virtual. O espaço permite que o trabalho afiance duas escalas de importância, ou seja, realce o papel particular dos viajantes, demonstrando singularidades, e garanta a análise dos contextos sociais pelas relações interpessoais na perspectiva espaço-temporal. No entremeio dos formatos biográficos e refletindo sobre o caráter híbrido do gênero, definimos que a formulação de micronarrativas asseguraria a escrita biográfica construída sobre os viajantes. A escrita de textos curtos será conduzida especialmente pela biografia modal, apontando as redes de relações sociais do sujeito, e pelos biografemas, caracterizados pela produção de uma impressão biográfica momentânea. Por um processo não-linear da História, a escrita biográfica e a criação de hiperlinks permitem que o caráter complexo das relações do período se reflitam nas micronarrativas formuladas.
id USP-11_c8581c3ed4dd7a1273a48ad7344e9d50
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/114088
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino Writing of biographical micro-narratives of Luso-Brazilian travelers: Conections between the History of Science in Brazil and teaching O presente trabalho sobre as Viagens filosóficas portuguesas ao Brasil no século XVIII tem o objetivo de expandir as temáticas e abordagens da história das ciências no Brasil, abrindo espaço para o debate sobre como o trabalho com as práticas, técnicas e representações científicas possibilita desenvolver metodologias de ensino que abordem temas brasileiros em seu contexto. A partir do material, retirado de um banco de dados biobibliográficos sobre os viajantes, traçamos redes de relações entre políticos, desenhistas, engenheiros, cartógrafos, gravadores, naturalistas e a população local. Para a divulgação dos dados, o material nos desafiou a pensar em propostas de escrita biográfica dos viajantes no ambiente virtual. O espaço permite que o trabalho afiance duas escalas de importância, ou seja, realce o papel particular dos viajantes, demonstrando singularidades, e garanta a análise dos contextos sociais pelas relações interpessoais na perspectiva espaço-temporal. No entremeio dos formatos biográficos e refletindo sobre o caráter híbrido do gênero, definimos que a formulação de micronarrativas asseguraria a escrita biográfica construída sobre os viajantes. A escrita de textos curtos será conduzida especialmente pela biografia modal, apontando as redes de relações sociais do sujeito, e pelos biografemas, caracterizados pela produção de uma impressão biográfica momentânea. Por um processo não-linear da História, a escrita biográfica e a criação de hiperlinks permitem que o caráter complexo das relações do período se reflitam nas micronarrativas formuladas. This study about the Philosophical Portuguese Journeys to Brazil aims at expanding the theme of and the approach to the History of Science in Brazil, promoting the debate about how the work on scientific practices, techniques and representations allows the development of teaching methodologies that encompass Brazilian themes in their context. From the gathered sources, obtained from a bibliographical database of travelers, we were able to draw relationship webs linking politicians, drawers, engineers, cartographers, engravers, naturalists and the local population. In order to disclose the data, this gathered material challenged us to think about proposals of biographical writings of travelers within the virtual environment. Such framework allows our work to ensure two scales of importance, i.e., to emphasize the particular role of travelers, demonstrating singularities, and to guarantee the analysis of social contexts via interpersonal relations from a space-time perspective. Within such biographies and elaborating on the hybrid character of the genre, we defined that the formulation of micro-narratives would grant the biographical writing constructed around the travelers. The writing of short texts will basically follow the modal biography, pointing to the network of social relations of the subject, and also by the biographemes, characterized by the production of a momentary biographical impression. Through a non-linear historical process, the biographical writings and the creation of hyperlinks allow the complex nature of the relationships of that period to be reflected in the micro-narratives formulated. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/11408810.1590/S1517-9702201603137074Educação e Pesquisa; v. 42 n. 1 (2016); 165-180Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 1 (2016); 165-180Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 1 (2016); 165-1801678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088/111983https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088/111984Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPataca, Ermelinda MoutinhoOliveira, Cristiane Borges de2016-04-08T14:08:49Zoai:revistas.usp.br:article/114088Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-04-08T14:08:49Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino
Writing of biographical micro-narratives of Luso-Brazilian travelers: Conections between the History of Science in Brazil and teaching
title Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino
spellingShingle Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino
Pataca, Ermelinda Moutinho
title_short Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino
title_full Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino
title_fullStr Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino
title_full_unstemmed Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino
title_sort Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino
author Pataca, Ermelinda Moutinho
author_facet Pataca, Ermelinda Moutinho
Oliveira, Cristiane Borges de
author_role author
author2 Oliveira, Cristiane Borges de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pataca, Ermelinda Moutinho
Oliveira, Cristiane Borges de
description O presente trabalho sobre as Viagens filosóficas portuguesas ao Brasil no século XVIII tem o objetivo de expandir as temáticas e abordagens da história das ciências no Brasil, abrindo espaço para o debate sobre como o trabalho com as práticas, técnicas e representações científicas possibilita desenvolver metodologias de ensino que abordem temas brasileiros em seu contexto. A partir do material, retirado de um banco de dados biobibliográficos sobre os viajantes, traçamos redes de relações entre políticos, desenhistas, engenheiros, cartógrafos, gravadores, naturalistas e a população local. Para a divulgação dos dados, o material nos desafiou a pensar em propostas de escrita biográfica dos viajantes no ambiente virtual. O espaço permite que o trabalho afiance duas escalas de importância, ou seja, realce o papel particular dos viajantes, demonstrando singularidades, e garanta a análise dos contextos sociais pelas relações interpessoais na perspectiva espaço-temporal. No entremeio dos formatos biográficos e refletindo sobre o caráter híbrido do gênero, definimos que a formulação de micronarrativas asseguraria a escrita biográfica construída sobre os viajantes. A escrita de textos curtos será conduzida especialmente pela biografia modal, apontando as redes de relações sociais do sujeito, e pelos biografemas, caracterizados pela produção de uma impressão biográfica momentânea. Por um processo não-linear da História, a escrita biográfica e a criação de hiperlinks permitem que o caráter complexo das relações do período se reflitam nas micronarrativas formuladas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088
10.1590/S1517-9702201603137074
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088
identifier_str_mv 10.1590/S1517-9702201603137074
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088/111983
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088/111984
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 42 n. 1 (2016); 165-180
Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 1 (2016); 165-180
Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 1 (2016); 165-180
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713811664338944