Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088 |
Resumo: | O presente trabalho sobre as Viagens filosóficas portuguesas ao Brasil no século XVIII tem o objetivo de expandir as temáticas e abordagens da história das ciências no Brasil, abrindo espaço para o debate sobre como o trabalho com as práticas, técnicas e representações científicas possibilita desenvolver metodologias de ensino que abordem temas brasileiros em seu contexto. A partir do material, retirado de um banco de dados biobibliográficos sobre os viajantes, traçamos redes de relações entre políticos, desenhistas, engenheiros, cartógrafos, gravadores, naturalistas e a população local. Para a divulgação dos dados, o material nos desafiou a pensar em propostas de escrita biográfica dos viajantes no ambiente virtual. O espaço permite que o trabalho afiance duas escalas de importância, ou seja, realce o papel particular dos viajantes, demonstrando singularidades, e garanta a análise dos contextos sociais pelas relações interpessoais na perspectiva espaço-temporal. No entremeio dos formatos biográficos e refletindo sobre o caráter híbrido do gênero, definimos que a formulação de micronarrativas asseguraria a escrita biográfica construída sobre os viajantes. A escrita de textos curtos será conduzida especialmente pela biografia modal, apontando as redes de relações sociais do sujeito, e pelos biografemas, caracterizados pela produção de uma impressão biográfica momentânea. Por um processo não-linear da História, a escrita biográfica e a criação de hiperlinks permitem que o caráter complexo das relações do período se reflitam nas micronarrativas formuladas. |
id |
USP-11_c8581c3ed4dd7a1273a48ad7344e9d50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/114088 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino Writing of biographical micro-narratives of Luso-Brazilian travelers: Conections between the History of Science in Brazil and teaching O presente trabalho sobre as Viagens filosóficas portuguesas ao Brasil no século XVIII tem o objetivo de expandir as temáticas e abordagens da história das ciências no Brasil, abrindo espaço para o debate sobre como o trabalho com as práticas, técnicas e representações científicas possibilita desenvolver metodologias de ensino que abordem temas brasileiros em seu contexto. A partir do material, retirado de um banco de dados biobibliográficos sobre os viajantes, traçamos redes de relações entre políticos, desenhistas, engenheiros, cartógrafos, gravadores, naturalistas e a população local. Para a divulgação dos dados, o material nos desafiou a pensar em propostas de escrita biográfica dos viajantes no ambiente virtual. O espaço permite que o trabalho afiance duas escalas de importância, ou seja, realce o papel particular dos viajantes, demonstrando singularidades, e garanta a análise dos contextos sociais pelas relações interpessoais na perspectiva espaço-temporal. No entremeio dos formatos biográficos e refletindo sobre o caráter híbrido do gênero, definimos que a formulação de micronarrativas asseguraria a escrita biográfica construída sobre os viajantes. A escrita de textos curtos será conduzida especialmente pela biografia modal, apontando as redes de relações sociais do sujeito, e pelos biografemas, caracterizados pela produção de uma impressão biográfica momentânea. Por um processo não-linear da História, a escrita biográfica e a criação de hiperlinks permitem que o caráter complexo das relações do período se reflitam nas micronarrativas formuladas. This study about the Philosophical Portuguese Journeys to Brazil aims at expanding the theme of and the approach to the History of Science in Brazil, promoting the debate about how the work on scientific practices, techniques and representations allows the development of teaching methodologies that encompass Brazilian themes in their context. From the gathered sources, obtained from a bibliographical database of travelers, we were able to draw relationship webs linking politicians, drawers, engineers, cartographers, engravers, naturalists and the local population. In order to disclose the data, this gathered material challenged us to think about proposals of biographical writings of travelers within the virtual environment. Such framework allows our work to ensure two scales of importance, i.e., to emphasize the particular role of travelers, demonstrating singularities, and to guarantee the analysis of social contexts via interpersonal relations from a space-time perspective. Within such biographies and elaborating on the hybrid character of the genre, we defined that the formulation of micro-narratives would grant the biographical writing constructed around the travelers. The writing of short texts will basically follow the modal biography, pointing to the network of social relations of the subject, and also by the biographemes, characterized by the production of a momentary biographical impression. Through a non-linear historical process, the biographical writings and the creation of hyperlinks allow the complex nature of the relationships of that period to be reflected in the micro-narratives formulated. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/11408810.1590/S1517-9702201603137074Educação e Pesquisa; v. 42 n. 1 (2016); 165-180Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 1 (2016); 165-180Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 1 (2016); 165-1801678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088/111983https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088/111984Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPataca, Ermelinda MoutinhoOliveira, Cristiane Borges de2016-04-08T14:08:49Zoai:revistas.usp.br:article/114088Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-04-08T14:08:49Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino Writing of biographical micro-narratives of Luso-Brazilian travelers: Conections between the History of Science in Brazil and teaching |
title |
Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino |
spellingShingle |
Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino Pataca, Ermelinda Moutinho |
title_short |
Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino |
title_full |
Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino |
title_fullStr |
Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino |
title_full_unstemmed |
Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino |
title_sort |
Escrita de micronarrativas biográficas de viajantes luso-brasileiros: aproximações entre história das ciências no Brasil e ensino |
author |
Pataca, Ermelinda Moutinho |
author_facet |
Pataca, Ermelinda Moutinho Oliveira, Cristiane Borges de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cristiane Borges de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pataca, Ermelinda Moutinho Oliveira, Cristiane Borges de |
description |
O presente trabalho sobre as Viagens filosóficas portuguesas ao Brasil no século XVIII tem o objetivo de expandir as temáticas e abordagens da história das ciências no Brasil, abrindo espaço para o debate sobre como o trabalho com as práticas, técnicas e representações científicas possibilita desenvolver metodologias de ensino que abordem temas brasileiros em seu contexto. A partir do material, retirado de um banco de dados biobibliográficos sobre os viajantes, traçamos redes de relações entre políticos, desenhistas, engenheiros, cartógrafos, gravadores, naturalistas e a população local. Para a divulgação dos dados, o material nos desafiou a pensar em propostas de escrita biográfica dos viajantes no ambiente virtual. O espaço permite que o trabalho afiance duas escalas de importância, ou seja, realce o papel particular dos viajantes, demonstrando singularidades, e garanta a análise dos contextos sociais pelas relações interpessoais na perspectiva espaço-temporal. No entremeio dos formatos biográficos e refletindo sobre o caráter híbrido do gênero, definimos que a formulação de micronarrativas asseguraria a escrita biográfica construída sobre os viajantes. A escrita de textos curtos será conduzida especialmente pela biografia modal, apontando as redes de relações sociais do sujeito, e pelos biografemas, caracterizados pela produção de uma impressão biográfica momentânea. Por um processo não-linear da História, a escrita biográfica e a criação de hiperlinks permitem que o caráter complexo das relações do período se reflitam nas micronarrativas formuladas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088 10.1590/S1517-9702201603137074 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-9702201603137074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088/111983 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114088/111984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 42 n. 1 (2016); 165-180 Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 1 (2016); 165-180 Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 1 (2016); 165-180 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713811664338944 |