Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished document

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Susana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coelho, Sónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204586
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o documento inédito Como eu ensino o português na II classe dos Liceus, redigido em 1923, pela professora portuguesa Virgínia Faria Gersão (1896-1974), com o intuito de refletir sobre o ensino da língua materna nos liceus da época. Este estudo coloca em foco particularmente as temáticas da leitura e da redação, pelo papel fundamental que esses domínios têm no processo de aprendizagem. Pretende-se dar a conhecer a visão da autora acerca da leitura e da redação e as estratégias que propõe e aplica na sua prática de ensino. Trata-se de uma investigação assentada em uma metodologia histórica e hermenêutica, que se baseia em um confronto de diferentes tipos de fontes, nomeadamente as orientações programáticas e curriculares para a aprendizagem da língua portuguesa e o documento redigido pela professora, aquando da conclusão dos seus estudos na Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra. Como resultado, este artigo propicia uma maior compreensão da formação dos professores na época em Portugal e do ensino do Português nos liceus, nos inícios do século XX. Paralelamente, permite-nos concluir que a prática de ensino de Virgínia Gersão se identifica com uma pedagogia inovadora, aproximando-se dos ideais da Escola Nova.
id USP-11_cdecb06821fbd1171c1662d37bb1b4fc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/204586
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished documentEnsino de português nos inícios do século XX: análise do documento inédito de Virgínia GersãoVirgínia Faria GersãoNew SchoolTeacher’s trainingTeaching of PortugueseStrategiesVirgínia Faria GersãoEscola NovaFormação de professoresEnsino do portuguêsEstratégiasO objetivo deste artigo é analisar o documento inédito Como eu ensino o português na II classe dos Liceus, redigido em 1923, pela professora portuguesa Virgínia Faria Gersão (1896-1974), com o intuito de refletir sobre o ensino da língua materna nos liceus da época. Este estudo coloca em foco particularmente as temáticas da leitura e da redação, pelo papel fundamental que esses domínios têm no processo de aprendizagem. Pretende-se dar a conhecer a visão da autora acerca da leitura e da redação e as estratégias que propõe e aplica na sua prática de ensino. Trata-se de uma investigação assentada em uma metodologia histórica e hermenêutica, que se baseia em um confronto de diferentes tipos de fontes, nomeadamente as orientações programáticas e curriculares para a aprendizagem da língua portuguesa e o documento redigido pela professora, aquando da conclusão dos seus estudos na Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra. Como resultado, este artigo propicia uma maior compreensão da formação dos professores na época em Portugal e do ensino do Português nos liceus, nos inícios do século XX. Paralelamente, permite-nos concluir que a prática de ensino de Virgínia Gersão se identifica com uma pedagogia inovadora, aproximando-se dos ideais da Escola Nova.The aim of this article is to analyze the unpublished document Como eu ensino o português na II classe dos Liceus, written in 1923 by the Portuguese teacher Virgínia Faria Gersão (1896-1974), in order to reflect on the teaching of the mother tongue in high schools at that time. This study focuses on reading and writing competences, due to the fundamental role that these domains have in the learning process. The aim of this paper is to reveal the author’s vision of reading and writing and the strategies she proposes and applies in her teaching practice. This is an investigation based on a historical and hermeneutic methodology, which is based on a confrontation of different types of sources, namely the programmatic and curricular guidelines for the learning of the Portuguese language and the document written by the teacher at the end of her studies at the ‘Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra’. As a result, this paper provides a greater understanding of teacher training at the time in Portugal and a greater understanding of the teaching of Portuguese in high schools in the early twentieth century. In parallel, it allows us to conclude that the teaching practice of Virgínia Gersão can be identified with an innovative approach to pedagogy, coming closer to the ideals of “The New School”.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20458610.1590/S1678-4634202248244603por Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e244603Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e244603Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2446031678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204586/188188https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204586/188187Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFontes, Susana Coelho, Sónia 2022-11-18T00:09:12Zoai:revistas.usp.br:article/204586Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-11-18T00:09:12Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished document
Ensino de português nos inícios do século XX: análise do documento inédito de Virgínia Gersão
title Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished document
spellingShingle Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished document
Fontes, Susana
Virgínia Faria Gersão
New School
Teacher’s training
Teaching of Portuguese
Strategies
Virgínia Faria Gersão
Escola Nova
Formação de professores
Ensino do português
Estratégias
title_short Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished document
title_full Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished document
title_fullStr Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished document
title_full_unstemmed Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished document
title_sort Teaching Portuguese at the beginning of the 20th century: analysis of Virgínia Gersão’s unpublished document
author Fontes, Susana
author_facet Fontes, Susana
Coelho, Sónia
author_role author
author2 Coelho, Sónia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Susana
Coelho, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Virgínia Faria Gersão
New School
Teacher’s training
Teaching of Portuguese
Strategies
Virgínia Faria Gersão
Escola Nova
Formação de professores
Ensino do português
Estratégias
topic Virgínia Faria Gersão
New School
Teacher’s training
Teaching of Portuguese
Strategies
Virgínia Faria Gersão
Escola Nova
Formação de professores
Ensino do português
Estratégias
description O objetivo deste artigo é analisar o documento inédito Como eu ensino o português na II classe dos Liceus, redigido em 1923, pela professora portuguesa Virgínia Faria Gersão (1896-1974), com o intuito de refletir sobre o ensino da língua materna nos liceus da época. Este estudo coloca em foco particularmente as temáticas da leitura e da redação, pelo papel fundamental que esses domínios têm no processo de aprendizagem. Pretende-se dar a conhecer a visão da autora acerca da leitura e da redação e as estratégias que propõe e aplica na sua prática de ensino. Trata-se de uma investigação assentada em uma metodologia histórica e hermenêutica, que se baseia em um confronto de diferentes tipos de fontes, nomeadamente as orientações programáticas e curriculares para a aprendizagem da língua portuguesa e o documento redigido pela professora, aquando da conclusão dos seus estudos na Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra. Como resultado, este artigo propicia uma maior compreensão da formação dos professores na época em Portugal e do ensino do Português nos liceus, nos inícios do século XX. Paralelamente, permite-nos concluir que a prática de ensino de Virgínia Gersão se identifica com uma pedagogia inovadora, aproximando-se dos ideais da Escola Nova.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204586
10.1590/S1678-4634202248244603por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204586
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202248244603por
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204586/188188
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204586/188187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e244603
Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e244603
Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e244603
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713815220060160