From reading to rewriting: proposals and strategies of genre-based pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbeiro, Luís Filipe
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170882
Resumo: O presente estudo incide sobre a estratégia de reescrita de outro texto, enquanto instrumento promotor da aprendizagem da própria escrita. Tem como objetivo contribuir para o conhecimento das potencialidades e limitações de diferentes estratégias para estabelecer a relação entre a leitura e a escrita, por meio da reescrita. O estudo coloca em foco uma estratégia específica, integrada na pedagogia baseada em gêneros ou pedagogia de base genológica. Esta perspectiva atribui à leitura e à reescrita a partir de outros textos um papel fundamental para a aprendizagem da escrita. O presente estudo analisa a reescrita de textos narrativos por alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, realizada no âmbito do programa de base genológica Reading to Learn (Ler para Aprender), em comparação com a reescrita dos mesmos textos por alunos que não participaram no programa. Os resultados mostram um contraste significativo entre os dois grupos. Este manifesta-se por um maior nível de especificidade nos textos reescritos pelos alunos participantes no programa. No caso dos restantes alunos, as reescritas adotam uma maior generalização, pautada pela sucessão dos eventos mais marcantes do fio narrativo. A conclusão e implicações apontam para a necessidade de não limitar a reescrita a esse fluxo narrativo, mas de instruir os alunos para possibilidades que promovam a apropriação dos recursos léxico-gramaticais.
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spelling From reading to rewriting: proposals and strategies of genre-based pedagogyDa leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gênerosReadingWritingGenre-based pedagogyRewritingLeituraEscritaPedagogia de base genológicaReescritaO presente estudo incide sobre a estratégia de reescrita de outro texto, enquanto instrumento promotor da aprendizagem da própria escrita. Tem como objetivo contribuir para o conhecimento das potencialidades e limitações de diferentes estratégias para estabelecer a relação entre a leitura e a escrita, por meio da reescrita. O estudo coloca em foco uma estratégia específica, integrada na pedagogia baseada em gêneros ou pedagogia de base genológica. Esta perspectiva atribui à leitura e à reescrita a partir de outros textos um papel fundamental para a aprendizagem da escrita. O presente estudo analisa a reescrita de textos narrativos por alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, realizada no âmbito do programa de base genológica Reading to Learn (Ler para Aprender), em comparação com a reescrita dos mesmos textos por alunos que não participaram no programa. Os resultados mostram um contraste significativo entre os dois grupos. Este manifesta-se por um maior nível de especificidade nos textos reescritos pelos alunos participantes no programa. No caso dos restantes alunos, as reescritas adotam uma maior generalização, pautada pela sucessão dos eventos mais marcantes do fio narrativo. A conclusão e implicações apontam para a necessidade de não limitar a reescrita a esse fluxo narrativo, mas de instruir os alunos para possibilidades que promovam a apropriação dos recursos léxico-gramaticais.The present study focuses on the strategy of rewriting as an instrument to support pupils as they learn how to write well. It aims to contribute to our knowledge of the potential and the limitations of various strategies, all of which involving the activity of rewriting, that establish a relationship between reading and writing. The study focuses on one specific strategy, arising from genre-based pedagogy. In this approach, reading and rewriting other texts, taken as models, play a key role in learning how to write. The current study analyses the rewriting of narrative texts by fifth and sixth graders. More specifically, it analyses rewritings produced by the participants in the genre-based Reading to Learn programme, comparing them with rewritings of the same texts by students who did not participate in the programme. The results show a significant contrast between the two groups. The contrast is manifested in a higher level of specificity in the texts rewritten by the students participating in the programme. With regard to the other students, the rewritings reveal a higher degree of generalization, characterized by a series of the most striking events in the narrative thread. The article concludes that it is not necessary to restrain text rewriting to the narrative flow but rather to increase students’ consciousness of the opportunities that promote the appropriation of lexical-grammatical resources.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/17088210.1590/s1678-4634202046218410Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); e218410Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e218410Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e2184101678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170882/161234https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170882/161235Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbeiro, Luís Filipe2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/170882Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
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