Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467 |
Resumo: | Imagem corporal é definida como a representação mental do próprio corpo. Apesar de haver estudos que avaliaram a imagem corporal da população de universitários do curso de educação física, poucos buscaram entender como esta população conceitua esse construto. Esta pesquisa objetivou compreender as percepções sobre imagem corporal de um grupo de graduandos concluintes do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Rio de Janeiro, com enfoque em como eles constroem e problematizam o conceito de imagem corporal e suas aplicações na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, na qual 31 universitários, com média de idade de 24,6 anos (DP=±3,4 anos), participaram de grupos focais on-line e responderam a um questionário sociodemográfico para a coleta de dados. As sessões foram gravadas e transcritas, outrossim, para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial por acervo. Cinco categorias despontaram após a análise de conteúdo: (1) definições e conceitos sobre imagem corporal, (2) conhecimentos sobre quando se inicia e quando cessa a imagem corporal, (3) aspectos influenciadores da imagem corporal, (4) diferença entre a imagem corporal de homens e mulheres e (5) imagem corporal, formação e atuação na educação básica. Pôde-se concluir que os participantes compreendem a imagem corporal apoiados em uma perspectiva limitada, pouco pautada na literatura e baseada em suas vivências, o que pode impactar sua futura atuação profissional. |
id |
USP-11_d9d18364700af15ebb904c0d9f156241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/214467 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduatesPercepções sobre imagem corporal na formação superior: com a palavra, graduandos de educação físicaInitial trainingUniversity studentsBody dissatisfactionQualitative researchOnline focus groupFormação inicialUniversitáriosInsatisfação corporalPesquisa qualitativaGrupo focal on-lineImagem corporal é definida como a representação mental do próprio corpo. Apesar de haver estudos que avaliaram a imagem corporal da população de universitários do curso de educação física, poucos buscaram entender como esta população conceitua esse construto. Esta pesquisa objetivou compreender as percepções sobre imagem corporal de um grupo de graduandos concluintes do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Rio de Janeiro, com enfoque em como eles constroem e problematizam o conceito de imagem corporal e suas aplicações na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, na qual 31 universitários, com média de idade de 24,6 anos (DP=±3,4 anos), participaram de grupos focais on-line e responderam a um questionário sociodemográfico para a coleta de dados. As sessões foram gravadas e transcritas, outrossim, para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial por acervo. Cinco categorias despontaram após a análise de conteúdo: (1) definições e conceitos sobre imagem corporal, (2) conhecimentos sobre quando se inicia e quando cessa a imagem corporal, (3) aspectos influenciadores da imagem corporal, (4) diferença entre a imagem corporal de homens e mulheres e (5) imagem corporal, formação e atuação na educação básica. Pôde-se concluir que os participantes compreendem a imagem corporal apoiados em uma perspectiva limitada, pouco pautada na literatura e baseada em suas vivências, o que pode impactar sua futura atuação profissional.Body image is defined as the mental representation of the body itself. Although there are studies that evaluated the body image of the population of university students in the physical education course, few sought to understand how it conceptualizes this construct. This research aimed to understand the perceptions about body image of a group of graduating students completing the degree course in physical education at a public university in Rio de Janeiro, focusing on how they construct and problematize the concept of body image and its applications in basic education. . This is a qualitative, descriptive and cross-sectional study, in which 31 university students, with a mean age of 24.6 years (SD=±3.4 years), participated in online focus groups and answered a sociodemographic questionnaire to the data collection. The sessions were recorded and transcribed for data analysis, and categorical content analysis by collection was used. Five categories emerged after the content analysis: (1) definitions and concepts about body image, (2) knowledge about when body image starts and when it stops, (3) influencing aspects of body image, (4) difference between body image body of men and women and (5) body image, formation and performance in basic education. It could be concluded that the participants understand body image based on a limited perspective, little based on the literature and based on their experiences, which can impact their future professional performance.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21446710.1590/S1678-4634202349259505Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e259505Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e259505Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2595051678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467/196668https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467/196667Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Vitor Alexandre Rabelo de Neves, Clara Mockdece Castro, Marcela Rodrigues de Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da Quintanilha, Augusta Karla Silva Dantas, Marcela da Silva Vieira Morgado, Fabiane Frota da Rocha 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/214467Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates Percepções sobre imagem corporal na formação superior: com a palavra, graduandos de educação física |
title |
Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates |
spellingShingle |
Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de Initial training University students Body dissatisfaction Qualitative research Online focus group Formação inicial Universitários Insatisfação corporal Pesquisa qualitativa Grupo focal on-line |
title_short |
Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates |
title_full |
Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates |
title_fullStr |
Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates |
title_full_unstemmed |
Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates |
title_sort |
Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates |
author |
Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de |
author_facet |
Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de Neves, Clara Mockdece Castro, Marcela Rodrigues de Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da Quintanilha, Augusta Karla Silva Dantas, Marcela da Silva Vieira Morgado, Fabiane Frota da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Clara Mockdece Castro, Marcela Rodrigues de Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da Quintanilha, Augusta Karla Silva Dantas, Marcela da Silva Vieira Morgado, Fabiane Frota da Rocha |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de Neves, Clara Mockdece Castro, Marcela Rodrigues de Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da Quintanilha, Augusta Karla Silva Dantas, Marcela da Silva Vieira Morgado, Fabiane Frota da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Initial training University students Body dissatisfaction Qualitative research Online focus group Formação inicial Universitários Insatisfação corporal Pesquisa qualitativa Grupo focal on-line |
topic |
Initial training University students Body dissatisfaction Qualitative research Online focus group Formação inicial Universitários Insatisfação corporal Pesquisa qualitativa Grupo focal on-line |
description |
Imagem corporal é definida como a representação mental do próprio corpo. Apesar de haver estudos que avaliaram a imagem corporal da população de universitários do curso de educação física, poucos buscaram entender como esta população conceitua esse construto. Esta pesquisa objetivou compreender as percepções sobre imagem corporal de um grupo de graduandos concluintes do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Rio de Janeiro, com enfoque em como eles constroem e problematizam o conceito de imagem corporal e suas aplicações na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, na qual 31 universitários, com média de idade de 24,6 anos (DP=±3,4 anos), participaram de grupos focais on-line e responderam a um questionário sociodemográfico para a coleta de dados. As sessões foram gravadas e transcritas, outrossim, para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial por acervo. Cinco categorias despontaram após a análise de conteúdo: (1) definições e conceitos sobre imagem corporal, (2) conhecimentos sobre quando se inicia e quando cessa a imagem corporal, (3) aspectos influenciadores da imagem corporal, (4) diferença entre a imagem corporal de homens e mulheres e (5) imagem corporal, formação e atuação na educação básica. Pôde-se concluir que os participantes compreendem a imagem corporal apoiados em uma perspectiva limitada, pouco pautada na literatura e baseada em suas vivências, o que pode impactar sua futura atuação profissional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467 10.1590/S1678-4634202349259505 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202349259505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467/196668 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467/196667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e259505 Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e259505 Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e259505 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713807671361536 |