Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Neves, Clara Mockdece, Castro, Marcela Rodrigues de, Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da, Quintanilha, Augusta Karla Silva, Dantas, Marcela da Silva Vieira, Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467
Resumo: Imagem corporal é definida como a representação mental do próprio corpo. Apesar de haver estudos que avaliaram a imagem corporal da população de universitários do curso de educação física, poucos buscaram entender como esta população conceitua esse construto. Esta pesquisa objetivou compreender as percepções sobre imagem corporal de um grupo de graduandos concluintes do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Rio de Janeiro, com enfoque em como eles constroem e problematizam o conceito de imagem corporal e suas aplicações na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, na qual 31 universitários, com média de idade de 24,6 anos (DP=±3,4 anos), participaram de grupos focais on-line e responderam a um questionário sociodemográfico para a coleta de dados. As sessões foram gravadas e transcritas, outrossim, para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial por acervo. Cinco categorias despontaram após a análise de conteúdo: (1) definições e conceitos sobre imagem corporal, (2) conhecimentos sobre quando se inicia e quando cessa a imagem corporal, (3) aspectos influenciadores da imagem corporal, (4) diferença entre a imagem corporal de homens e mulheres e (5) imagem corporal, formação e atuação na educação básica. Pôde-se concluir que os participantes compreendem a imagem corporal apoiados em uma perspectiva limitada, pouco pautada na literatura e baseada em suas vivências, o que pode impactar sua futura atuação profissional.
id USP-11_d9d18364700af15ebb904c0d9f156241
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/214467
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduatesPercepções sobre imagem corporal na formação superior: com a palavra, graduandos de educação físicaInitial trainingUniversity studentsBody dissatisfactionQualitative researchOnline focus groupFormação inicialUniversitáriosInsatisfação corporalPesquisa qualitativaGrupo focal on-lineImagem corporal é definida como a representação mental do próprio corpo. Apesar de haver estudos que avaliaram a imagem corporal da população de universitários do curso de educação física, poucos buscaram entender como esta população conceitua esse construto. Esta pesquisa objetivou compreender as percepções sobre imagem corporal de um grupo de graduandos concluintes do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Rio de Janeiro, com enfoque em como eles constroem e problematizam o conceito de imagem corporal e suas aplicações na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, na qual 31 universitários, com média de idade de 24,6 anos (DP=±3,4 anos), participaram de grupos focais on-line e responderam a um questionário sociodemográfico para a coleta de dados. As sessões foram gravadas e transcritas, outrossim, para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial por acervo. Cinco categorias despontaram após a análise de conteúdo: (1) definições e conceitos sobre imagem corporal, (2) conhecimentos sobre quando se inicia e quando cessa a imagem corporal, (3) aspectos influenciadores da imagem corporal, (4) diferença entre a imagem corporal de homens e mulheres e (5) imagem corporal, formação e atuação na educação básica. Pôde-se concluir que os participantes compreendem a imagem corporal apoiados em uma perspectiva limitada, pouco pautada na literatura e baseada em suas vivências, o que pode impactar sua futura atuação profissional.Body image is defined as the mental representation of the body itself. Although there are studies that evaluated the body image of the population of university students in the physical education course, few sought to understand how it conceptualizes this construct. This research aimed to understand the perceptions about body image of a group of graduating students completing the degree course in physical education at a public university in Rio de Janeiro, focusing on how they construct and problematize the concept of body image and its applications in basic education. . This is a qualitative, descriptive and cross-sectional study, in which 31 university students, with a mean age of 24.6 years (SD=±3.4 years), participated in online focus groups and answered a sociodemographic questionnaire to the data collection. The sessions were recorded and transcribed for data analysis, and categorical content analysis by collection was used. Five categories emerged after the content analysis: (1) definitions and concepts about body image, (2) knowledge about when body image starts and when it stops, (3) influencing aspects of body image, (4) difference between body image body of men and women and (5) body image, formation and performance in basic education. It could be concluded that the participants understand body image based on a limited perspective, little based on the literature and based on their experiences, which can impact their future professional performance.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21446710.1590/S1678-4634202349259505Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e259505Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e259505Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2595051678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467/196668https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467/196667Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Vitor Alexandre Rabelo de Neves, Clara Mockdece Castro, Marcela Rodrigues de Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da Quintanilha, Augusta Karla Silva Dantas, Marcela da Silva Vieira Morgado, Fabiane Frota da Rocha 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/214467Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates
Percepções sobre imagem corporal na formação superior: com a palavra, graduandos de educação física
title Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates
spellingShingle Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates
Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de
Initial training
University students
Body dissatisfaction
Qualitative research
Online focus group
Formação inicial
Universitários
Insatisfação corporal
Pesquisa qualitativa
Grupo focal on-line
title_short Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates
title_full Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates
title_fullStr Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates
title_full_unstemmed Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates
title_sort Perceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates
author Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de
author_facet Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de
Neves, Clara Mockdece
Castro, Marcela Rodrigues de
Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da
Quintanilha, Augusta Karla Silva
Dantas, Marcela da Silva Vieira
Morgado, Fabiane Frota da Rocha
author_role author
author2 Neves, Clara Mockdece
Castro, Marcela Rodrigues de
Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da
Quintanilha, Augusta Karla Silva
Dantas, Marcela da Silva Vieira
Morgado, Fabiane Frota da Rocha
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de
Neves, Clara Mockdece
Castro, Marcela Rodrigues de
Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da
Quintanilha, Augusta Karla Silva
Dantas, Marcela da Silva Vieira
Morgado, Fabiane Frota da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Initial training
University students
Body dissatisfaction
Qualitative research
Online focus group
Formação inicial
Universitários
Insatisfação corporal
Pesquisa qualitativa
Grupo focal on-line
topic Initial training
University students
Body dissatisfaction
Qualitative research
Online focus group
Formação inicial
Universitários
Insatisfação corporal
Pesquisa qualitativa
Grupo focal on-line
description Imagem corporal é definida como a representação mental do próprio corpo. Apesar de haver estudos que avaliaram a imagem corporal da população de universitários do curso de educação física, poucos buscaram entender como esta população conceitua esse construto. Esta pesquisa objetivou compreender as percepções sobre imagem corporal de um grupo de graduandos concluintes do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Rio de Janeiro, com enfoque em como eles constroem e problematizam o conceito de imagem corporal e suas aplicações na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, na qual 31 universitários, com média de idade de 24,6 anos (DP=±3,4 anos), participaram de grupos focais on-line e responderam a um questionário sociodemográfico para a coleta de dados. As sessões foram gravadas e transcritas, outrossim, para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial por acervo. Cinco categorias despontaram após a análise de conteúdo: (1) definições e conceitos sobre imagem corporal, (2) conhecimentos sobre quando se inicia e quando cessa a imagem corporal, (3) aspectos influenciadores da imagem corporal, (4) diferença entre a imagem corporal de homens e mulheres e (5) imagem corporal, formação e atuação na educação básica. Pôde-se concluir que os participantes compreendem a imagem corporal apoiados em uma perspectiva limitada, pouco pautada na literatura e baseada em suas vivências, o que pode impactar sua futura atuação profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467
10.1590/S1678-4634202349259505
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202349259505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467/196668
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214467/196667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e259505
Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e259505
Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e259505
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713807671361536