O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573 |
Resumo: | Este documento relata o impacto de um tipo de m-learning no desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos estudantes em inglês como segunda língua. Este estudo é um caso mexicano que usa Duolingo para melhorar cursos virtuais voltados para estudantes do ensino superior cuja língua materna é o espanhol. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental que analisou resultados pré e pós-testes em uma amostra de 40 participantes (grupo controle de 20 participantes e grupo experimental de 20 participantes). Os instrumentos de medição foram projetados para este estudo específico e se concentraram em testar os seis componentes da competência linguística de acordo com o CEFR no nível A2 (2018). Um teste piloto foi conduzido anteriormente e os coeficientes de pré-teste (0,81) e pós-teste (0,98) foram considerados aceitáveis de acordo com o Alfa de Cronbach. Este estudo abordou as seguintes questões: a) Como o Duolingo contribui para o desenvolvimento da competência linguística de estudantes do ensino superior e apoia a aprendizagem do inglês em cursos virtuais através da metodologia m-learning?; e b) Quais componentes foram melhorados na competência linguística do estudante após o uso do Duolingo? Os resultados revelaram uma profunda melhoria nos participantes do grupo experimental. O resultado pós-teste do grupo experimental foi superior (M=43,75) em comparação ao grupo controle (M=30,35), principalmente no controle fonológico (+5,20) e no controle ortográfico (+2,65), cuja pontuação aumentou ligeiramente, o que se atribui principalmente às suas aulas virtuais de inglês. |
id |
USP-11_e01504f0a8308deb37cb7013022078af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/211573 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativasThe impact of Duolingo in developing students’ linguistic competence: an aspect of communicative language competencesDuolingoM-learningEnsino superiorCompetência linguísticaAquisição de segunda língua ; Competências comunicativasAquisição de segunda línguaCompetências comunicativasDuolingoM-learningHigher educationLinguistic competenceSecond language acquisitionCommunicative competencesEste documento relata o impacto de um tipo de m-learning no desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos estudantes em inglês como segunda língua. Este estudo é um caso mexicano que usa Duolingo para melhorar cursos virtuais voltados para estudantes do ensino superior cuja língua materna é o espanhol. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental que analisou resultados pré e pós-testes em uma amostra de 40 participantes (grupo controle de 20 participantes e grupo experimental de 20 participantes). Os instrumentos de medição foram projetados para este estudo específico e se concentraram em testar os seis componentes da competência linguística de acordo com o CEFR no nível A2 (2018). Um teste piloto foi conduzido anteriormente e os coeficientes de pré-teste (0,81) e pós-teste (0,98) foram considerados aceitáveis de acordo com o Alfa de Cronbach. Este estudo abordou as seguintes questões: a) Como o Duolingo contribui para o desenvolvimento da competência linguística de estudantes do ensino superior e apoia a aprendizagem do inglês em cursos virtuais através da metodologia m-learning?; e b) Quais componentes foram melhorados na competência linguística do estudante após o uso do Duolingo? Os resultados revelaram uma profunda melhoria nos participantes do grupo experimental. O resultado pós-teste do grupo experimental foi superior (M=43,75) em comparação ao grupo controle (M=30,35), principalmente no controle fonológico (+5,20) e no controle ortográfico (+2,65), cuja pontuação aumentou ligeiramente, o que se atribui principalmente às suas aulas virtuais de inglês.This paper reports the impact of a type of m-learning on developing students’ linguistic and communicative competence in English as a second language. This study is a Mexican-based case using Duolingo to improve virtual courses in higher education students whose first language is Spanish. This study is a quasi-experimental research that analyzed pre-test and post-test results on a sample of 40 participants (control group of 20 participants and experimental group of 20 participants). The measuring instruments were designed for this specific study and focused on testing the six components of linguistic competence according to CEFR at level A2 (2018). A pilottest was previously conducted, and pre-test (0.81) and post-test (0.98) coefficients were considered acceptable according to Cronbach’s Alpha. This study addressed the following questions: a) How does Duolingo contribute to the development of linguistic competence in higher education students and support English learning in virtual courses via the m-learning methodology? and b) Which components were improved in student´s linguistic competence after using Duolingo? Results revealed a profound improvement in the experimental group participants. The post-test result of the experimental group is superior ( M=43.75) compared with the control group (M=30.35), mainly in the phonological control (+5.20) and the orthographic control (+2.65) compared with the control group, whose score slightly increased primarily attributed to the English virtual classes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21157310.1590/S1678-4634202349252467engEducação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e252467Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e252467Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2524671678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573/193818https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573/193817Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeláez-Sánchez, Iris Cristina Velásquez-Durán, Anabel 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/211573Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas The impact of Duolingo in developing students’ linguistic competence: an aspect of communicative language competences |
title |
O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas |
spellingShingle |
O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas Peláez-Sánchez, Iris Cristina Duolingo M-learning Ensino superior Competência linguística Aquisição de segunda língua ; Competências comunicativas Aquisição de segunda língua Competências comunicativas Duolingo M-learning Higher education Linguistic competence Second language acquisition Communicative competences |
title_short |
O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas |
title_full |
O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas |
title_fullStr |
O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas |
title_full_unstemmed |
O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas |
title_sort |
O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas |
author |
Peláez-Sánchez, Iris Cristina |
author_facet |
Peláez-Sánchez, Iris Cristina Velásquez-Durán, Anabel |
author_role |
author |
author2 |
Velásquez-Durán, Anabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peláez-Sánchez, Iris Cristina Velásquez-Durán, Anabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Duolingo M-learning Ensino superior Competência linguística Aquisição de segunda língua ; Competências comunicativas Aquisição de segunda língua Competências comunicativas Duolingo M-learning Higher education Linguistic competence Second language acquisition Communicative competences |
topic |
Duolingo M-learning Ensino superior Competência linguística Aquisição de segunda língua ; Competências comunicativas Aquisição de segunda língua Competências comunicativas Duolingo M-learning Higher education Linguistic competence Second language acquisition Communicative competences |
description |
Este documento relata o impacto de um tipo de m-learning no desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos estudantes em inglês como segunda língua. Este estudo é um caso mexicano que usa Duolingo para melhorar cursos virtuais voltados para estudantes do ensino superior cuja língua materna é o espanhol. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental que analisou resultados pré e pós-testes em uma amostra de 40 participantes (grupo controle de 20 participantes e grupo experimental de 20 participantes). Os instrumentos de medição foram projetados para este estudo específico e se concentraram em testar os seis componentes da competência linguística de acordo com o CEFR no nível A2 (2018). Um teste piloto foi conduzido anteriormente e os coeficientes de pré-teste (0,81) e pós-teste (0,98) foram considerados aceitáveis de acordo com o Alfa de Cronbach. Este estudo abordou as seguintes questões: a) Como o Duolingo contribui para o desenvolvimento da competência linguística de estudantes do ensino superior e apoia a aprendizagem do inglês em cursos virtuais através da metodologia m-learning?; e b) Quais componentes foram melhorados na competência linguística do estudante após o uso do Duolingo? Os resultados revelaram uma profunda melhoria nos participantes do grupo experimental. O resultado pós-teste do grupo experimental foi superior (M=43,75) em comparação ao grupo controle (M=30,35), principalmente no controle fonológico (+5,20) e no controle ortográfico (+2,65), cuja pontuação aumentou ligeiramente, o que se atribui principalmente às suas aulas virtuais de inglês. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573 10.1590/S1678-4634202349252467eng |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202349252467eng |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573/193818 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573/193817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e252467 Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e252467 Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e252467 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1800237485469466624 |