O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peláez-Sánchez, Iris Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Velásquez-Durán, Anabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573
Resumo: Este documento relata o impacto de um tipo de m-learning no desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos estudantes em inglês como segunda língua. Este estudo é um caso mexicano que usa Duolingo para melhorar cursos virtuais voltados para estudantes do ensino superior cuja língua materna é o espanhol. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental que analisou resultados pré e pós-testes em uma amostra de 40 participantes (grupo controle de 20 participantes e grupo experimental de 20 participantes). Os instrumentos de medição foram projetados para este estudo específico e se concentraram em testar os seis componentes da competência linguística de acordo com o CEFR no nível A2 (2018). Um teste piloto foi conduzido anteriormente e os coeficientes de pré-teste (0,81) e pós-teste (0,98) foram considerados aceitáveis de acordo com o Alfa de Cronbach. Este estudo abordou as seguintes questões: a) Como o Duolingo contribui para o desenvolvimento da competência linguística de estudantes do ensino superior e apoia a aprendizagem do inglês em cursos virtuais através da metodologia m-learning?; e b) Quais componentes foram melhorados na competência linguística do estudante após o uso do Duolingo? Os resultados revelaram uma profunda melhoria nos participantes do grupo experimental. O resultado pós-teste do grupo experimental foi superior (M=43,75) em comparação ao grupo controle (M=30,35), principalmente no controle fonológico (+5,20) e no controle ortográfico (+2,65), cuja pontuação aumentou ligeiramente, o que se atribui principalmente às suas aulas virtuais de inglês.
id USP-11_e01504f0a8308deb37cb7013022078af
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211573
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativasThe impact of Duolingo in developing students’ linguistic competence: an aspect of communicative language competencesDuolingoM-learningEnsino superiorCompetência linguísticaAquisição de segunda língua ; Competências comunicativasAquisição de segunda línguaCompetências comunicativasDuolingoM-learningHigher educationLinguistic competenceSecond language acquisitionCommunicative competencesEste documento relata o impacto de um tipo de m-learning no desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos estudantes em inglês como segunda língua. Este estudo é um caso mexicano que usa Duolingo para melhorar cursos virtuais voltados para estudantes do ensino superior cuja língua materna é o espanhol. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental que analisou resultados pré e pós-testes em uma amostra de 40 participantes (grupo controle de 20 participantes e grupo experimental de 20 participantes). Os instrumentos de medição foram projetados para este estudo específico e se concentraram em testar os seis componentes da competência linguística de acordo com o CEFR no nível A2 (2018). Um teste piloto foi conduzido anteriormente e os coeficientes de pré-teste (0,81) e pós-teste (0,98) foram considerados aceitáveis de acordo com o Alfa de Cronbach. Este estudo abordou as seguintes questões: a) Como o Duolingo contribui para o desenvolvimento da competência linguística de estudantes do ensino superior e apoia a aprendizagem do inglês em cursos virtuais através da metodologia m-learning?; e b) Quais componentes foram melhorados na competência linguística do estudante após o uso do Duolingo? Os resultados revelaram uma profunda melhoria nos participantes do grupo experimental. O resultado pós-teste do grupo experimental foi superior (M=43,75) em comparação ao grupo controle (M=30,35), principalmente no controle fonológico (+5,20) e no controle ortográfico (+2,65), cuja pontuação aumentou ligeiramente, o que se atribui principalmente às suas aulas virtuais de inglês.This paper reports the impact of a type of m-learning on developing students’ linguistic and communicative competence in English as a second language. This study is a Mexican-based case using Duolingo to improve virtual courses in higher education students whose first language is Spanish. This study is a quasi-experimental research that analyzed pre-test and post-test results on a sample of 40 participants (control group of 20 participants and experimental group of 20 participants). The measuring instruments were designed for this specific study and focused on testing the six components of linguistic competence according to CEFR at level A2 (2018). A pilottest was previously conducted, and pre-test (0.81) and post-test (0.98) coefficients were considered acceptable according to Cronbach’s Alpha. This study addressed the following questions: a) How does Duolingo contribute to the development of linguistic competence in higher education students and support English learning in virtual courses via the m-learning methodology? and b) Which components were improved in student´s linguistic competence after using Duolingo? Results revealed a profound improvement in the experimental group participants. The post-test result of the experimental group is superior ( M=43.75) compared with the control group (M=30.35), mainly in the phonological control (+5.20) and the orthographic control (+2.65) compared with the control group, whose score slightly increased primarily attributed to the English virtual classes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21157310.1590/S1678-4634202349252467engEducação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e252467Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e252467Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2524671678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573/193818https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573/193817Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeláez-Sánchez, Iris Cristina Velásquez-Durán, Anabel 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/211573Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas
The impact of Duolingo in developing students’ linguistic competence: an aspect of communicative language competences
title O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas
spellingShingle O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas
Peláez-Sánchez, Iris Cristina
Duolingo
M-learning
Ensino superior
Competência linguística
Aquisição de segunda língua ; Competências comunicativas
Aquisição de segunda língua
Competências comunicativas
Duolingo
M-learning
Higher education
Linguistic competence
Second language acquisition
Communicative competences
title_short O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas
title_full O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas
title_fullStr O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas
title_full_unstemmed O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas
title_sort O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas
author Peláez-Sánchez, Iris Cristina
author_facet Peláez-Sánchez, Iris Cristina
Velásquez-Durán, Anabel
author_role author
author2 Velásquez-Durán, Anabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peláez-Sánchez, Iris Cristina
Velásquez-Durán, Anabel
dc.subject.por.fl_str_mv Duolingo
M-learning
Ensino superior
Competência linguística
Aquisição de segunda língua ; Competências comunicativas
Aquisição de segunda língua
Competências comunicativas
Duolingo
M-learning
Higher education
Linguistic competence
Second language acquisition
Communicative competences
topic Duolingo
M-learning
Ensino superior
Competência linguística
Aquisição de segunda língua ; Competências comunicativas
Aquisição de segunda língua
Competências comunicativas
Duolingo
M-learning
Higher education
Linguistic competence
Second language acquisition
Communicative competences
description Este documento relata o impacto de um tipo de m-learning no desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos estudantes em inglês como segunda língua. Este estudo é um caso mexicano que usa Duolingo para melhorar cursos virtuais voltados para estudantes do ensino superior cuja língua materna é o espanhol. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental que analisou resultados pré e pós-testes em uma amostra de 40 participantes (grupo controle de 20 participantes e grupo experimental de 20 participantes). Os instrumentos de medição foram projetados para este estudo específico e se concentraram em testar os seis componentes da competência linguística de acordo com o CEFR no nível A2 (2018). Um teste piloto foi conduzido anteriormente e os coeficientes de pré-teste (0,81) e pós-teste (0,98) foram considerados aceitáveis de acordo com o Alfa de Cronbach. Este estudo abordou as seguintes questões: a) Como o Duolingo contribui para o desenvolvimento da competência linguística de estudantes do ensino superior e apoia a aprendizagem do inglês em cursos virtuais através da metodologia m-learning?; e b) Quais componentes foram melhorados na competência linguística do estudante após o uso do Duolingo? Os resultados revelaram uma profunda melhoria nos participantes do grupo experimental. O resultado pós-teste do grupo experimental foi superior (M=43,75) em comparação ao grupo controle (M=30,35), principalmente no controle fonológico (+5,20) e no controle ortográfico (+2,65), cuja pontuação aumentou ligeiramente, o que se atribui principalmente às suas aulas virtuais de inglês.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573
10.1590/S1678-4634202349252467eng
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202349252467eng
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573/193818
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211573/193817
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e252467
Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e252467
Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e252467
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237485469466624