Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanello, Carla Marli Adiers
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/973
Resumo: The present study investigates theoretician-practical repercussions of the evolution from communicative competence into linguistic-discursive, occurred by socio-interactive of language , humanistic and socio-cultural of education conceptions in the teaching and learning English as a foreign language. This study is an exploratory descriptive bibliographical research. The produced data had been argued in accordance with the analytical reading method, based into the ideal proposed by Vygotsky and Bakhtin, because their ideas were in agreement with the subject matters presented in this study. Through the ideas presented in this paper was realized an analysis of the theoretician-practical English teaching on social-political, theoretician-pedagogy, didactic-methodological from the communicative approach aspects . From understanding and interpretation of these data was possible to show the socio-interactive conception implications, still tenuous, in the theoretician-practical samples experience of teaching and learning English as a foreign language, in the last decade. The teaching practices are still permeable, above all in the formal school, by language and education traditional conceptions
id UPF-1_3f3b2308eb4bdd88fb88c888412a4604
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/973
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Ramos, Ana Paula FadanelliCPF:88888888888CPF:38641950044Stefanello, Carla Marli Adiers2018-01-10T18:09:19Z2009-07-312007-03-02http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/973The present study investigates theoretician-practical repercussions of the evolution from communicative competence into linguistic-discursive, occurred by socio-interactive of language , humanistic and socio-cultural of education conceptions in the teaching and learning English as a foreign language. This study is an exploratory descriptive bibliographical research. The produced data had been argued in accordance with the analytical reading method, based into the ideal proposed by Vygotsky and Bakhtin, because their ideas were in agreement with the subject matters presented in this study. Through the ideas presented in this paper was realized an analysis of the theoretician-practical English teaching on social-political, theoretician-pedagogy, didactic-methodological from the communicative approach aspects . From understanding and interpretation of these data was possible to show the socio-interactive conception implications, still tenuous, in the theoretician-practical samples experience of teaching and learning English as a foreign language, in the last decade. The teaching practices are still permeable, above all in the formal school, by language and education traditional conceptionsO presente estudo investiga as repercussões teórico-práticas da evolução do conceito de competência comunicativa à lingüístico-discursiva, decorrente das concepções sóciointeraconista de linguagem, humanista e sócio-cultural de educação, no ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira. O estudo se insere como pesquisa bibliográfica exploratória descritiva. Os dados gerados foram discutidos de acordo com o método de leitura analítica, com base no ideário de autores como Vygotsky e Bakhtin, por formarem possibilidades de análise em concordância com as questões que embasaram o presente estudo. À luz das considerações apresentadas neste trabalho, foi realizada uma análise do ensino teórico-prático do inglês, nos aspectos sócio-político, teórico-pedagógico e didático-metodológico a partir da abordagem comunicativa. Da compreensão e interpretação desses dados, foi possível verificar as implicações da concepção sócio-interacionista, ainda tênues, na amostragem de experiências práticas de ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira, da última década. As práticas de ensino, sobretudo na escola formal, ainda estão muito permeadas pelas concepções tradicionais de educação e de linguagemMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007CarlaMarliAdiersStefanello.pdf: 1026624 bytes, checksum: fa711ba519cad04bf9e360ec4a8886c8 (MD5) Previous issue date: 2007-03-02application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosLíngua inglesa - Estudo e ensinoCompetência e desempenho (Lingüística)Aquisição da segunda línguaCompetência comunicativaCompetence and performance (Linguistics)Second language acquisitionEnglish languageCommunicative competenceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASDa competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2007CarlaMarliAdiersStefanello.pdfapplication/pdf1026624http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/973/1/2007CarlaMarliAdiersStefanello.pdffa711ba519cad04bf9e360ec4a8886c8MD51tede/9732018-01-10 16:09:19.011oai:tede.upf.br:tede/973Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:19Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira
title Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira
spellingShingle Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Stefanello, Carla Marli Adiers
Língua inglesa - Estudo e ensino
Competência e desempenho (Lingüística)
Aquisição da segunda língua
Competência comunicativa
Competence and performance (Linguistics)
Second language acquisition
English language
Communicative competence
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira
title_full Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira
title_fullStr Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira
title_full_unstemmed Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira
title_sort Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira
author Stefanello, Carla Marli Adiers
author_facet Stefanello, Carla Marli Adiers
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Ana Paula Fadanelli
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:88888888888
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:38641950044
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefanello, Carla Marli Adiers
contributor_str_mv Ramos, Ana Paula Fadanelli
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Competência e desempenho (Lingüística)
Aquisição da segunda língua
Competência comunicativa
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Competência e desempenho (Lingüística)
Aquisição da segunda língua
Competência comunicativa
Competence and performance (Linguistics)
Second language acquisition
English language
Communicative competence
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Competence and performance (Linguistics)
Second language acquisition
English language
Communicative competence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description The present study investigates theoretician-practical repercussions of the evolution from communicative competence into linguistic-discursive, occurred by socio-interactive of language , humanistic and socio-cultural of education conceptions in the teaching and learning English as a foreign language. This study is an exploratory descriptive bibliographical research. The produced data had been argued in accordance with the analytical reading method, based into the ideal proposed by Vygotsky and Bakhtin, because their ideas were in agreement with the subject matters presented in this study. Through the ideas presented in this paper was realized an analysis of the theoretician-practical English teaching on social-political, theoretician-pedagogy, didactic-methodological from the communicative approach aspects . From understanding and interpretation of these data was possible to show the socio-interactive conception implications, still tenuous, in the theoretician-practical samples experience of teaching and learning English as a foreign language, in the last decade. The teaching practices are still permeable, above all in the formal school, by language and education traditional conceptions
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-02
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/973
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.department.fl_str_mv Estudos Linguísticos e Estudos Literários
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/973/1/2007CarlaMarliAdiersStefanello.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa711ba519cad04bf9e360ec4a8886c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092286456266752