Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefenon, Daniel Luiz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castellar, Sonia Maria Vanzella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170611
Resumo: Ao considerar que a avaliação das aprendizagens tem um papel importante na gestão e na promoção do desenvolvimento intelectual dos estudantes, este trabalho busca apresentar e discutir esse papel a partir do viés dos conhecimentos veiculados pelos discursos pedagógicos em diferentes contextos de realização. Em outras palavras, pretendese refletir acerca da avaliação a partir de suas implicações no âmbito curricular e na construção dos conhecimentos na escola. Além de produções de autores que pensam o conhecimento na escola a partir de sua conexão com fatores que lhe são extrínsecos, ou seja, com o conjunto das contradições sociais que caracterizam os espaços de vivência dos sujeitos que a frequentam, serão também trazidas para o debate reflexões que resultaram de uma pesquisa de doutorado que explorou a relação entre a recontextualização dos saberes disciplinares em diferentes contextos escolares e a (re)produção das desigualdades educacionais. O texto demonstra que a definição dos critérios de avaliação incide sobre a conformação dos currículos que se realizam, efetivamente, na escola. Além disso, as expectativas de futuro compartilhadas e o contexto primário de socialização dos estudantes também demonstram potencial de interferência sobre as escolhas realizadas pelo professor no encaminhamento de suas práticas. Por fim, propõe-se uma perspectiva de avaliação em que parâmetros e critérios tenham caráter explícito, mas que sejam conduzidos a partir de diferentes canais e linguagens de comunicação. A partir disso, espera-se contribuir na construção de fundamentos de uma escola que esteja atenta tanto ao reconhecimento e valorização das diferenças, como também à mitigação das desigualdades de acesso aos conhecimentos social e historicamente produzidos.
id USP-11_e3e08109504a197745a680d5e2ce054f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170611
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografiaThe premises of the evaluation process and the production of school curricula: some reflections based on GeographyEvaluationCurriculumSchool KnowledgeTeaching of GeographyAvaliaçãoCurrículoConhecimento escolarEnsino de geografiaAo considerar que a avaliação das aprendizagens tem um papel importante na gestão e na promoção do desenvolvimento intelectual dos estudantes, este trabalho busca apresentar e discutir esse papel a partir do viés dos conhecimentos veiculados pelos discursos pedagógicos em diferentes contextos de realização. Em outras palavras, pretendese refletir acerca da avaliação a partir de suas implicações no âmbito curricular e na construção dos conhecimentos na escola. Além de produções de autores que pensam o conhecimento na escola a partir de sua conexão com fatores que lhe são extrínsecos, ou seja, com o conjunto das contradições sociais que caracterizam os espaços de vivência dos sujeitos que a frequentam, serão também trazidas para o debate reflexões que resultaram de uma pesquisa de doutorado que explorou a relação entre a recontextualização dos saberes disciplinares em diferentes contextos escolares e a (re)produção das desigualdades educacionais. O texto demonstra que a definição dos critérios de avaliação incide sobre a conformação dos currículos que se realizam, efetivamente, na escola. Além disso, as expectativas de futuro compartilhadas e o contexto primário de socialização dos estudantes também demonstram potencial de interferência sobre as escolhas realizadas pelo professor no encaminhamento de suas práticas. Por fim, propõe-se uma perspectiva de avaliação em que parâmetros e critérios tenham caráter explícito, mas que sejam conduzidos a partir de diferentes canais e linguagens de comunicação. A partir disso, espera-se contribuir na construção de fundamentos de uma escola que esteja atenta tanto ao reconhecimento e valorização das diferenças, como também à mitigação das desigualdades de acesso aos conhecimentos social e historicamente produzidos.Considering that the evaluation of apprenticeship plays an important role in the management and promotion of students’ intellectual development, this paper aims to present and discuss this role based upon the knowledge transmitted through pedagogical practices in different contexts. In other words, we aim to discuss the evaluation process and its implications on the school curriculum and the building of knowledge in school. This debate will be composed by the output of authors who establish a link between knowledge at school and the factors that are extrinsic to this environment, that is, the mix of social contradictions that characterize the school areas where students and teachers interact, as well as by considerations that derive from a doctoral research that looked into the relationship between the recontextualization of the disciplinary knowledge in different school contexts and the reproduction of educational inequalities. In this article, we show that the definition of evaluation criteria has an impact on the elaboration of the curriculum that is actually followed in school. Furthermore, the perspectives that people have in common and the primary context of students’ socialization also show some potential interference upon the choices made by teachers in their daily practices. At last, we put forward a perspective of evaluation in which parameters and criteria are explicit, but may be carried out through different communication and language channels. By doing that, we will hopefully be contributing to the building of foundations of a school that is attentive both to the recognition and valuing of differences, as well as to the mitigation of inequality of access to the socially and historically produced knowledge.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/17061110.1590/S1678-4634202046216270Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); e216270Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e216270Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e2162701678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170611/161135https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170611/161136https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170611/161137Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessStefenon, Daniel LuizCastellar, Sonia Maria Vanzella2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/170611Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia
The premises of the evaluation process and the production of school curricula: some reflections based on Geography
title Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia
spellingShingle Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia
Stefenon, Daniel Luiz
Evaluation
Curriculum
School Knowledge
Teaching of Geography
Avaliação
Currículo
Conhecimento escolar
Ensino de geografia
title_short Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia
title_full Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia
title_fullStr Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia
title_full_unstemmed Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia
title_sort Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia
author Stefenon, Daniel Luiz
author_facet Stefenon, Daniel Luiz
Castellar, Sonia Maria Vanzella
author_role author
author2 Castellar, Sonia Maria Vanzella
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefenon, Daniel Luiz
Castellar, Sonia Maria Vanzella
dc.subject.por.fl_str_mv Evaluation
Curriculum
School Knowledge
Teaching of Geography
Avaliação
Currículo
Conhecimento escolar
Ensino de geografia
topic Evaluation
Curriculum
School Knowledge
Teaching of Geography
Avaliação
Currículo
Conhecimento escolar
Ensino de geografia
description Ao considerar que a avaliação das aprendizagens tem um papel importante na gestão e na promoção do desenvolvimento intelectual dos estudantes, este trabalho busca apresentar e discutir esse papel a partir do viés dos conhecimentos veiculados pelos discursos pedagógicos em diferentes contextos de realização. Em outras palavras, pretendese refletir acerca da avaliação a partir de suas implicações no âmbito curricular e na construção dos conhecimentos na escola. Além de produções de autores que pensam o conhecimento na escola a partir de sua conexão com fatores que lhe são extrínsecos, ou seja, com o conjunto das contradições sociais que caracterizam os espaços de vivência dos sujeitos que a frequentam, serão também trazidas para o debate reflexões que resultaram de uma pesquisa de doutorado que explorou a relação entre a recontextualização dos saberes disciplinares em diferentes contextos escolares e a (re)produção das desigualdades educacionais. O texto demonstra que a definição dos critérios de avaliação incide sobre a conformação dos currículos que se realizam, efetivamente, na escola. Além disso, as expectativas de futuro compartilhadas e o contexto primário de socialização dos estudantes também demonstram potencial de interferência sobre as escolhas realizadas pelo professor no encaminhamento de suas práticas. Por fim, propõe-se uma perspectiva de avaliação em que parâmetros e critérios tenham caráter explícito, mas que sejam conduzidos a partir de diferentes canais e linguagens de comunicação. A partir disso, espera-se contribuir na construção de fundamentos de uma escola que esteja atenta tanto ao reconhecimento e valorização das diferenças, como também à mitigação das desigualdades de acesso aos conhecimentos social e historicamente produzidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170611
10.1590/S1678-4634202046216270
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170611
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202046216270
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170611/161135
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170611/161136
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/170611/161137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); e216270
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e216270
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); e216270
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813659779072