Complexity Knowledge and Pedagogical Practices
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204582 |
Resumo: | Este estudo trata de uma pesquisa realizada com docentes brasileiros e portugueses, constituída por um curso on-line, cuja finalidade era oferecer uma proposta de formação continuada, que integrasse os professores da educação básica, do ensino superior e da pós-graduação, embasando-se nos “Sete saberes necessários à educação do futuro”. Para tanto, enfocou-se nos saberes que tratam das “cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão”, na perspectiva de Edgar Morin. O problema que norteou a investigação buscou analisar as percepções dos participantes do curso quanto à influência da prática pedagógica, da metodologia e da contribuição do saber proposto para a transformação da ação docente. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com auxílio do programa IBM SPSS Statistics. Os resultados indicaram a incidência de reflexões sobre a necessidade de se considerar uma proposta de reforma do pensamento, no campo da educação, que supere a fragmentação do conhecimento. Sobre o engajamento dos alunos nas atividades propostas pelo professor em aula, foi percebida a valorização da interdisciplinaridade, da colaboração, da cooperação, do trabalho coletivo, do papel de mediação e a influência dos aspectos psicológicos com relação ao interesse e à motivação para aprender. Por fim, foi considerada a necessidade da superação de pensamentos deterministas, possibilitando, assim, a compreensão de que os conhecimentos estão sujeitos a erros e ilusões, inclusive no campo da educação, e que a expansão do pensamento humano pode favorecer a busca por soluções aos problemas educacionais. |
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Complexity Knowledge and Pedagogical PracticesOs saberes da complexidade e as práticas pedagógicasComplexitySeven complex lessonsPedagogical practiceComplexidadeSete saberesPrática pedagógicaEste estudo trata de uma pesquisa realizada com docentes brasileiros e portugueses, constituída por um curso on-line, cuja finalidade era oferecer uma proposta de formação continuada, que integrasse os professores da educação básica, do ensino superior e da pós-graduação, embasando-se nos “Sete saberes necessários à educação do futuro”. Para tanto, enfocou-se nos saberes que tratam das “cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão”, na perspectiva de Edgar Morin. O problema que norteou a investigação buscou analisar as percepções dos participantes do curso quanto à influência da prática pedagógica, da metodologia e da contribuição do saber proposto para a transformação da ação docente. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com auxílio do programa IBM SPSS Statistics. Os resultados indicaram a incidência de reflexões sobre a necessidade de se considerar uma proposta de reforma do pensamento, no campo da educação, que supere a fragmentação do conhecimento. Sobre o engajamento dos alunos nas atividades propostas pelo professor em aula, foi percebida a valorização da interdisciplinaridade, da colaboração, da cooperação, do trabalho coletivo, do papel de mediação e a influência dos aspectos psicológicos com relação ao interesse e à motivação para aprender. Por fim, foi considerada a necessidade da superação de pensamentos deterministas, possibilitando, assim, a compreensão de que os conhecimentos estão sujeitos a erros e ilusões, inclusive no campo da educação, e que a expansão do pensamento humano pode favorecer a busca por soluções aos problemas educacionais.This study deals with a research conducted with Brazilian and Portuguese teachers through an online course that aimed to design a continuing education approach that integrated basic, undergraduate and graduate education teachers, based on the “Seven Complex Lessons in Education for the Future.” To this end, it focused on the “lesson” that deals with error and illusion, from Edgar Morin’s perspective. The problem that guided the investigation sought to analyze participants’ perceptions about the influence of pedagogical practice, methodology and the proposed learning on a transformation in teaching. The research used a qualitative, action-research approach, and the data was submitted to content analysis using the IBMS Statistics program. Results indicated the occurrence of reflections about the need to consider a thought-reform approach to education, one that overcomes the fragmentation of knowledge. About student engagement in activities proposed by the teacher in class, participants were found to value interdisciplinarity, collaboration, collective work, and the mediation role, and to recognize the influence of psychological aspects on students’ interest in and motivation for learning. Finally, the need to overcome determinist thoughts was considered, thus allowing participants to understand that knowledge is subject to errors and illusions also in education, and that expanding human thought can help in the search for solutions to educational problems.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20458210.1590/S1678-4634202248245243porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e245243Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e245243Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2452431678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204582/188184https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204582/188182https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204582/188183Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuppi, Mônica Aparecida Rodrigues Behrens, Marilda Aparecida Prigol, Edna Liz 2022-11-17T22:42:29Zoai:revistas.usp.br:article/204582Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-11-17T22:42:29Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este estudo trata de uma pesquisa realizada com docentes brasileiros e portugueses, constituída por um curso on-line, cuja finalidade era oferecer uma proposta de formação continuada, que integrasse os professores da educação básica, do ensino superior e da pós-graduação, embasando-se nos “Sete saberes necessários à educação do futuro”. Para tanto, enfocou-se nos saberes que tratam das “cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão”, na perspectiva de Edgar Morin. O problema que norteou a investigação buscou analisar as percepções dos participantes do curso quanto à influência da prática pedagógica, da metodologia e da contribuição do saber proposto para a transformação da ação docente. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com auxílio do programa IBM SPSS Statistics. Os resultados indicaram a incidência de reflexões sobre a necessidade de se considerar uma proposta de reforma do pensamento, no campo da educação, que supere a fragmentação do conhecimento. Sobre o engajamento dos alunos nas atividades propostas pelo professor em aula, foi percebida a valorização da interdisciplinaridade, da colaboração, da cooperação, do trabalho coletivo, do papel de mediação e a influência dos aspectos psicológicos com relação ao interesse e à motivação para aprender. Por fim, foi considerada a necessidade da superação de pensamentos deterministas, possibilitando, assim, a compreensão de que os conhecimentos estão sujeitos a erros e ilusões, inclusive no campo da educação, e que a expansão do pensamento humano pode favorecer a busca por soluções aos problemas educacionais. |
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