School culture as an analysis category and as a field of study in the History of Brazilian Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria Filho, Luciano Mendes de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Gonçalves, Irlen Antônio, Vidal, Diana Gonçalves, Paulilo, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27928
Resumo: A preocupação com a problemática da cultura escolar despontou no âmbito de uma viragem dos trabalhos históricos educacionais e de uma aproximação cada vez mais fecunda com a disciplina de história, seja pelo exercício de levantamento, organização e ampliação da massa documental a ser utilizada nas análises, seja pelo acolhimento de protocolos de legitimidade da narrativa historiográfica. O artigo representa uma síntese das investigações que vêm sendo realizadas pelos pesquisadores e pretende apreender como cultura escolar vem sendo apropriada pela área da História da Educação brasileira enquanto categoria de análise e campo de investigação. Para tanto foi dividido em três partes. Na primeira, aborda as definições de cultura escolar mais utilizadas. Trabalhos de Dominique Julia, André Chervel, Jean-Claude Forquin e António Viñao Frago são visitados, procurando-se estabelecer similitudes e diferenças entre as concepções dos autores. Discorre, também, sobre a disseminação desses textos no Brasil. Na segunda parte, sem pretender realizar uma revisão bibliográfica completa nem um exaustivo levantamento de títulos e autores, chama a atenção para algumas das dimensões da realidade educacional brasileira às quais os pesquisadores têm buscado entender com o concurso da noção de cultura escolar. Ao final, aponta alguns dos desafios que precisam ser levados em conta para o prosseguimento das investigações e para o aprofundamento teórico-metodológico das pesquisas que utilizam os arcabouços aqui discutidos.
id USP-11_eae30f0e9f2fbab2a949004c0dac6755
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/27928
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling School culture as an analysis category and as a field of study in the History of Brazilian Education A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira Cultura escolarHistória da EducaçãoPráticas escolaresSchool cultureHistory of EducationSchool practices A preocupação com a problemática da cultura escolar despontou no âmbito de uma viragem dos trabalhos históricos educacionais e de uma aproximação cada vez mais fecunda com a disciplina de história, seja pelo exercício de levantamento, organização e ampliação da massa documental a ser utilizada nas análises, seja pelo acolhimento de protocolos de legitimidade da narrativa historiográfica. O artigo representa uma síntese das investigações que vêm sendo realizadas pelos pesquisadores e pretende apreender como cultura escolar vem sendo apropriada pela área da História da Educação brasileira enquanto categoria de análise e campo de investigação. Para tanto foi dividido em três partes. Na primeira, aborda as definições de cultura escolar mais utilizadas. Trabalhos de Dominique Julia, André Chervel, Jean-Claude Forquin e António Viñao Frago são visitados, procurando-se estabelecer similitudes e diferenças entre as concepções dos autores. Discorre, também, sobre a disseminação desses textos no Brasil. Na segunda parte, sem pretender realizar uma revisão bibliográfica completa nem um exaustivo levantamento de títulos e autores, chama a atenção para algumas das dimensões da realidade educacional brasileira às quais os pesquisadores têm buscado entender com o concurso da noção de cultura escolar. Ao final, aponta alguns dos desafios que precisam ser levados em conta para o prosseguimento das investigações e para o aprofundamento teórico-metodológico das pesquisas que utilizam os arcabouços aqui discutidos. The concern with the issue of school culture has arisen in the context of a turn taken by the works in the history of education and of an ever so fruitful confluence with the discipline of History, be it for the practice of gathering, organization and expansion of the documental mass of data to be used in the analyses, be it by the acceptance of legitimacy protocols from the historiographic narrative. The article represents a synthesis of the investigations that have been conducted by researchers, and intends to apprehend how school culture has been taken on board by the field of History of Brazilian Education as a category of analysis and as a topic of study. To such purpose, the paper is composed of three parts. The first part deals with the most commonly used definitions of school culture. Works by Dominique Julia, André Chervel, Jean-Claude Forquin and António Viñao Frago are focused here in an attempt to establish similarities and differences between the ideas of the various authors. The dissemination of these texts in Brazil is also discussed in this first part. The second part of the article, without any intention of representing a complete bibliographic review or a comprehensive listing of titles and authors, draws attention to some of the dimensions of the Brazilian education reality, which the researchers have been trying to understand with the aid of the notion of school culture. Finally, the article points out some of the challenges that have to be faced in carrying on these studies and in strengthening the theoretical-methodological foundations of the studies that use the general framework discussed here. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2792810.1590/S1517-97022004000100008Educação e Pesquisa; v. 30 n. 1 (2004); 139-159Educação e Pesquisa; Vol. 30 No. 1 (2004); 139-159Educação e Pesquisa; Vol. 30 Núm. 1 (2004); 139-1591678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27928/29700Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria Filho, Luciano Mendes deGonçalves, Irlen AntônioVidal, Diana GonçalvesPaulilo, André Luiz2014-10-24T15:41:09Zoai:revistas.usp.br:article/27928Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:41:09Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv School culture as an analysis category and as a field of study in the History of Brazilian Education
A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira
title School culture as an analysis category and as a field of study in the History of Brazilian Education
spellingShingle School culture as an analysis category and as a field of study in the History of Brazilian Education
Faria Filho, Luciano Mendes de
Cultura escolar
História da Educação
Práticas escolares
School culture
History of Education
School practices
title_short School culture as an analysis category and as a field of study in the History of Brazilian Education
title_full School culture as an analysis category and as a field of study in the History of Brazilian Education
title_fullStr School culture as an analysis category and as a field of study in the History of Brazilian Education
title_full_unstemmed School culture as an analysis category and as a field of study in the History of Brazilian Education
title_sort School culture as an analysis category and as a field of study in the History of Brazilian Education
author Faria Filho, Luciano Mendes de
author_facet Faria Filho, Luciano Mendes de
Gonçalves, Irlen Antônio
Vidal, Diana Gonçalves
Paulilo, André Luiz
author_role author
author2 Gonçalves, Irlen Antônio
Vidal, Diana Gonçalves
Paulilo, André Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria Filho, Luciano Mendes de
Gonçalves, Irlen Antônio
Vidal, Diana Gonçalves
Paulilo, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
História da Educação
Práticas escolares
School culture
History of Education
School practices
topic Cultura escolar
História da Educação
Práticas escolares
School culture
History of Education
School practices
description A preocupação com a problemática da cultura escolar despontou no âmbito de uma viragem dos trabalhos históricos educacionais e de uma aproximação cada vez mais fecunda com a disciplina de história, seja pelo exercício de levantamento, organização e ampliação da massa documental a ser utilizada nas análises, seja pelo acolhimento de protocolos de legitimidade da narrativa historiográfica. O artigo representa uma síntese das investigações que vêm sendo realizadas pelos pesquisadores e pretende apreender como cultura escolar vem sendo apropriada pela área da História da Educação brasileira enquanto categoria de análise e campo de investigação. Para tanto foi dividido em três partes. Na primeira, aborda as definições de cultura escolar mais utilizadas. Trabalhos de Dominique Julia, André Chervel, Jean-Claude Forquin e António Viñao Frago são visitados, procurando-se estabelecer similitudes e diferenças entre as concepções dos autores. Discorre, também, sobre a disseminação desses textos no Brasil. Na segunda parte, sem pretender realizar uma revisão bibliográfica completa nem um exaustivo levantamento de títulos e autores, chama a atenção para algumas das dimensões da realidade educacional brasileira às quais os pesquisadores têm buscado entender com o concurso da noção de cultura escolar. Ao final, aponta alguns dos desafios que precisam ser levados em conta para o prosseguimento das investigações e para o aprofundamento teórico-metodológico das pesquisas que utilizam os arcabouços aqui discutidos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27928
10.1590/S1517-97022004000100008
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27928
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022004000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27928/29700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 30 n. 1 (2004); 139-159
Educação e Pesquisa; Vol. 30 No. 1 (2004); 139-159
Educação e Pesquisa; Vol. 30 Núm. 1 (2004); 139-159
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713810667143168