Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696 |
Resumo: | Paulo Freire e Henry Giroux, autores de teorizações densas e originais, referências para a educação ao longo de décadas, ressignificam conceitos para tonificar a Pedagogia Crítica e sedimentar relações democráticas no ato educativo. No contexto do centenário de Paulo Freire, a presente entrevista proporciona o encontro entre esses dois grandes intelectuais, atados por uma afinidade epistemológica nutrida por uma longa e sólida amizade. Mediante memórias e olhares interpretativos a respeito da teoria freireana, Giroux reconhece a importância do legado de Paulo Freire e reafirma a relevância política e pedagógica de sua teoria como dimensão crucial para a democratização da escola e da sociedade. |
id |
USP-11_ebf0ba2a1c14cbf7fd77f24923d2e083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/192696 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry GirouxCritical pedagogy and the legacy of Paulo Freire for the democratisation of education: interview with Henry GirouxTeoria freireanaPedagogia críticaDemocratização da educaçãoFreirean theoryCritical pedagogyDemocratisation of educationPaulo Freire e Henry Giroux, autores de teorizações densas e originais, referências para a educação ao longo de décadas, ressignificam conceitos para tonificar a Pedagogia Crítica e sedimentar relações democráticas no ato educativo. No contexto do centenário de Paulo Freire, a presente entrevista proporciona o encontro entre esses dois grandes intelectuais, atados por uma afinidade epistemológica nutrida por uma longa e sólida amizade. Mediante memórias e olhares interpretativos a respeito da teoria freireana, Giroux reconhece a importância do legado de Paulo Freire e reafirma a relevância política e pedagógica de sua teoria como dimensão crucial para a democratização da escola e da sociedade.Paulo Freire and Henry Giroux, authors of dense and original theorisations and references for education for decades, resignify concepts to tone Critical Pedagogy and sediment democratic relations in the educational act. In the context of Paulo Freire’s centenary, this interview covers the meeting between these two great intellectuals, bound by an epistemological affinity nourished by a long and solid friendship. Through his memories and interpretation of Freire’s theory, Giroux recognises the importance of Paulo Freire’s legacy, and reaffirms a political and pedagogical approach to his theory as a crucial dimension for the democratisation of school and society.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19269610.1590/S1678-4634202147002001Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e202147002001Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e202147002001Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2021470020011678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696/177569https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696/177570Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Vieira Campos, Maria Veranilda Mota 2022-01-26T13:48:45Zoai:revistas.usp.br:article/192696Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-01-26T13:48:45Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux Critical pedagogy and the legacy of Paulo Freire for the democratisation of education: interview with Henry Giroux |
title |
Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux |
spellingShingle |
Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux Silva, Maria Vieira Teoria freireana Pedagogia crítica Democratização da educação Freirean theory Critical pedagogy Democratisation of education |
title_short |
Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux |
title_full |
Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux |
title_fullStr |
Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux |
title_full_unstemmed |
Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux |
title_sort |
Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux |
author |
Silva, Maria Vieira |
author_facet |
Silva, Maria Vieira Campos, Maria Veranilda Mota |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Maria Veranilda Mota |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Vieira Campos, Maria Veranilda Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria freireana Pedagogia crítica Democratização da educação Freirean theory Critical pedagogy Democratisation of education |
topic |
Teoria freireana Pedagogia crítica Democratização da educação Freirean theory Critical pedagogy Democratisation of education |
description |
Paulo Freire e Henry Giroux, autores de teorizações densas e originais, referências para a educação ao longo de décadas, ressignificam conceitos para tonificar a Pedagogia Crítica e sedimentar relações democráticas no ato educativo. No contexto do centenário de Paulo Freire, a presente entrevista proporciona o encontro entre esses dois grandes intelectuais, atados por uma afinidade epistemológica nutrida por uma longa e sólida amizade. Mediante memórias e olhares interpretativos a respeito da teoria freireana, Giroux reconhece a importância do legado de Paulo Freire e reafirma a relevância política e pedagógica de sua teoria como dimensão crucial para a democratização da escola e da sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696 10.1590/S1678-4634202147002001 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202147002001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696/177569 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696/177570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e202147002001 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e202147002001 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e202147002001 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1824323594413408256 |