Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Campos, Maria Veranilda Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696
Resumo: Paulo Freire and Henry Giroux, authors of dense and original theorisations and references for education for decades, resignify concepts to tone Critical Pedagogy and sediment democratic relations in the educational act. In the context of Paulo Freire’s centenary, this interview covers the meeting between these two great intellectuals, bound by an epistemological affinity nourished by a long and solid friendship. Through his memories and interpretation of Freire’s theory, Giroux recognises the importance of Paulo Freire’s legacy, and reaffirms a political and pedagogical approach to his theory as a crucial dimension for the democratisation of school and society.
id USP-11_ebf0ba2a1c14cbf7fd77f24923d2e083
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/192696
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry GirouxCritical pedagogy and the legacy of Paulo Freire for the democratisation of education: interview with Henry GirouxFreirean theoryCritical pedagogyDemocratisation of educationTeoria freireanaPedagogia críticaDemocratização da educaçãoPaulo Freire and Henry Giroux, authors of dense and original theorisations and references for education for decades, resignify concepts to tone Critical Pedagogy and sediment democratic relations in the educational act. In the context of Paulo Freire’s centenary, this interview covers the meeting between these two great intellectuals, bound by an epistemological affinity nourished by a long and solid friendship. Through his memories and interpretation of Freire’s theory, Giroux recognises the importance of Paulo Freire’s legacy, and reaffirms a political and pedagogical approach to his theory as a crucial dimension for the democratisation of school and society.Paulo Freire e Henry Giroux, autores de teorizações densas e originais, referências para a educação ao longo de décadas, ressignificam conceitos para tonificar a Pedagogia Crítica e sedimentar relações democráticas no ato educativo. No contexto do centenário de Paulo Freire, a presente entrevista proporciona o encontro entre esses dois grandes intelectuais, atados por uma afinidade epistemológica nutrida por uma longa e sólida amizade. Mediante memórias e olhares interpretativos a respeito da teoria freireana, Giroux reconhece a importância do legado de Paulo Freire e reafirma a relevância política e pedagógica de sua teoria como dimensão crucial para a democratização da escola e da sociedade.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19269610.1590/S1678-4634202147002001Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e202147002001Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e202147002001Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2021470020011678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696/177570https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696/177569Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Vieira Campos, Maria Veranilda Mota 2021-12-07T13:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/192696Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T13:57:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux
Critical pedagogy and the legacy of Paulo Freire for the democratisation of education: interview with Henry Giroux
title Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux
spellingShingle Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux
Silva, Maria Vieira
Freirean theory
Critical pedagogy
Democratisation of education
Teoria freireana
Pedagogia crítica
Democratização da educação
title_short Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux
title_full Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux
title_fullStr Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux
title_full_unstemmed Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux
title_sort Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux
author Silva, Maria Vieira
author_facet Silva, Maria Vieira
Campos, Maria Veranilda Mota
author_role author
author2 Campos, Maria Veranilda Mota
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Vieira
Campos, Maria Veranilda Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Freirean theory
Critical pedagogy
Democratisation of education
Teoria freireana
Pedagogia crítica
Democratização da educação
topic Freirean theory
Critical pedagogy
Democratisation of education
Teoria freireana
Pedagogia crítica
Democratização da educação
description Paulo Freire and Henry Giroux, authors of dense and original theorisations and references for education for decades, resignify concepts to tone Critical Pedagogy and sediment democratic relations in the educational act. In the context of Paulo Freire’s centenary, this interview covers the meeting between these two great intellectuals, bound by an epistemological affinity nourished by a long and solid friendship. Through his memories and interpretation of Freire’s theory, Giroux recognises the importance of Paulo Freire’s legacy, and reaffirms a political and pedagogical approach to his theory as a crucial dimension for the democratisation of school and society.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696
10.1590/S1678-4634202147002001
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202147002001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696/177570
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/192696/177569
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e202147002001
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e202147002001
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e202147002001
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814775463936