Redes da cena hip-hop de maceió: juventude, cidade e afetos em movimento
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/226344 |
Resumo: | O artigo busca apresentar uma reflexão socioantropológica sobre o surgimento do hip-hop na capital alagoana, percebendo este fenômeno como uma das primeiras manifestações artísticas encabeçadas por jovens negros, moradores de periferia da cidade de Maceió. Mais do que uma produção artística, o hip-hop foi se consolidando como um canal de comunicação privilegiado dos jovens para dar visibilidade às suas pautas e reivindicações, especialmente aquelas ligadas à discriminação racial e às diversas carências a que os(as) moradores(as) das periferias estão submetidos(as). Partimos da hipótese de que o surgimento dessa cultura juvenil está ligado a um conjunto de transformações econômicas, políticas, tecnológicas e urbanas que se processou nas diversas capitais do país, impactando significativamente a maneira como esses indivíduos se relacionavam com os seus pares. Pensamos os grupos engajados na cena hip-hop de Maceió pela perspectiva das redes , no sentido de compreender como mobilizam seus contatos, parcerias e recursos para dar continuidade às atividades propostas. Para isso, buscamos os rastros e pistas dos esforços empreendidos pelos(as) participantes para manterem suas conexões com pessoas e objetos, bem como nas observações in loco das atividades desenvolvidas pelos agentes. Em complemento, buscamos compreender as disposições que engajam esses jovens na cena pela perspectiva dos afetos. |
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Redes da cena hip-hop de maceió: juventude, cidade e afetos em movimentoMaceió hip-hop scene networks: youth, city and affections on the moveYouthHip-HopCityNetworksJuventudeHip-HopCidadeRedesO artigo busca apresentar uma reflexão socioantropológica sobre o surgimento do hip-hop na capital alagoana, percebendo este fenômeno como uma das primeiras manifestações artísticas encabeçadas por jovens negros, moradores de periferia da cidade de Maceió. Mais do que uma produção artística, o hip-hop foi se consolidando como um canal de comunicação privilegiado dos jovens para dar visibilidade às suas pautas e reivindicações, especialmente aquelas ligadas à discriminação racial e às diversas carências a que os(as) moradores(as) das periferias estão submetidos(as). Partimos da hipótese de que o surgimento dessa cultura juvenil está ligado a um conjunto de transformações econômicas, políticas, tecnológicas e urbanas que se processou nas diversas capitais do país, impactando significativamente a maneira como esses indivíduos se relacionavam com os seus pares. Pensamos os grupos engajados na cena hip-hop de Maceió pela perspectiva das redes , no sentido de compreender como mobilizam seus contatos, parcerias e recursos para dar continuidade às atividades propostas. Para isso, buscamos os rastros e pistas dos esforços empreendidos pelos(as) participantes para manterem suas conexões com pessoas e objetos, bem como nas observações in loco das atividades desenvolvidas pelos agentes. Em complemento, buscamos compreender as disposições que engajam esses jovens na cena pela perspectiva dos afetos.The article seeks to present a socio-anthropological reflection on the emergence of hip-hop in the capital of Alagoas, perceiving this phenomenon as one of the first artistic manifestations led by young black people, residents of the outskirts in the city of Maceió. More than an artistic production, hip-hop has been consolidating itself as a privileged communication channel for young people to give visibility to their agendas and demands, especially those linked to racial discrimination and the various needs that residents from the outskirts are subject. We start from the hypothesis that the emergence of this youth culture is linked to a set of economic, political, technological and urban transformations that took place in the country’s various capitals, significantly impacting the way these individuals related to their peers. We think about the groups involved in the Maceió hip-hop scene from the perspective of networks, in order to understand how they mobilize their contacts, partnerships and resources to continue the proposed activities. To do this, we look for traces and clues of the efforts made by participants to maintain their connections with people and objects, as well as in on-site observations of the activities carried out by the agents. In addition, we seek to understand the dispositions that engage these young people in the scene from the perspective of affections.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2024-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/22634410.1590/S1678-4634202450274879Educação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e278084Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e278084Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e2780841678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/226344/205288https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/226344/205289Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, João Batista de MenezesBarroso, Ibrahim Serra2024-06-18T17:21:10Zoai:revistas.usp.br:article/226344Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2024-06-18T17:21:10Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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