A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
DOI: | 10.1590/S1517-97022010000100014 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28239 |
Resumo: | Este texto, que faz parte de um estudo de caso que busca compreender as dinâmicas pedagógicas do cotidiano de uma escola de 1º ciclo da educação básica em Portugal, explora alguns aspectos da construção da profissionalidade docente, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras de uma escola pública localizada na cidade de Braga. A análise dos dados, pautadas na "impregnação" e "interpretação" como propostas por Michelat (1982), foi organizada em torno de quatro categorias: a formação inicial; o início da carreira docente; o exercício da profissão; e as ações de formação. É possível concluir que (i) a função docente continua se caracterizando por uma atividade solitária com as decorrências que lhe são próprias; (ii) a inexistência de estratégias de acolhimento dos novatos, associadas às dinâmicas de lotação profissional, impõe, aos professores, inícios profissionais, por vezes, desalentadores; (iii) as ações de formação, como continuam sendo oferecidas, consolidam-se mais como agências de titulações, que permitem vantagens nas progressões funcionais, do que como vetores das alterações das práticas curriculares. Tecem-se conjecturas em torno da adequação de se ter, nas escolas, profissionais experientes, a quem caberiam as tarefas de apoio aos iniciantes e, também, da importância da implantação de processos de formação profissional docente nas próprias unidades escolares, assentados na lógica da constituição de grupos de reflexões. |
id |
USP-11_f44e9e8c186475c839cf72f87ba7131e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/28239 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
spelling |
A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores The professionalism of teaching in Portugal's basic education: testimonies from teachers Educação básicaProfissionalidade docenteFormação de professoresBasic educationTeacher professionalismTeacher education Este texto, que faz parte de um estudo de caso que busca compreender as dinâmicas pedagógicas do cotidiano de uma escola de 1º ciclo da educação básica em Portugal, explora alguns aspectos da construção da profissionalidade docente, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras de uma escola pública localizada na cidade de Braga. A análise dos dados, pautadas na "impregnação" e "interpretação" como propostas por Michelat (1982), foi organizada em torno de quatro categorias: a formação inicial; o início da carreira docente; o exercício da profissão; e as ações de formação. É possível concluir que (i) a função docente continua se caracterizando por uma atividade solitária com as decorrências que lhe são próprias; (ii) a inexistência de estratégias de acolhimento dos novatos, associadas às dinâmicas de lotação profissional, impõe, aos professores, inícios profissionais, por vezes, desalentadores; (iii) as ações de formação, como continuam sendo oferecidas, consolidam-se mais como agências de titulações, que permitem vantagens nas progressões funcionais, do que como vetores das alterações das práticas curriculares. Tecem-se conjecturas em torno da adequação de se ter, nas escolas, profissionais experientes, a quem caberiam as tarefas de apoio aos iniciantes e, também, da importância da implantação de processos de formação profissional docente nas próprias unidades escolares, assentados na lógica da constituição de grupos de reflexões. The present text, part of a case study that seeks to understand the pedagogical dynamics of the daily school life in the 1st cycle of basic education in Portugal, explores some of the aspects of the construction of teaching professionalism based on a series of semi-structured interviews conducted with four teachers from a public school located in the city of Braga. Data analysis, grounded in "impregnation" and "interpretation" as proposed by Michelat (1982), was organized around four categories: teacher initial education; the start of the teacher career; the exercise of the profession; and actions of teacher education. It is possible to conclude that: (i) the function of a teacher continues to be characterized by solitary activities, with the consequences to be expected; (ii) the absence of strategies to welcome new teachers, associated to the dynamics of teacher placing, imposes upon them professional beginnings that are often discouraging; (iii) actions of teacher education, as they continue to be offered, have established themselves more as certifying agencies that help functional ascent than as vectors of changes in curriculum practices. Considerations are made about the advantages of having in the schools experienced professionals with the task of giving support to new teachers, and also about the importance of putting in place processes of teacher professional education inside the schools, based on the logic of the constitution of reflection groups. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2823910.1590/S1517-97022010000100014Educação e Pesquisa; v. 36 n. 1 (2010); 403-418Educação e Pesquisa; Vol. 36 Núm. 1 (2010); 403-418Educação e Pesquisa; Vol. 36 No. 1 (2010); 403-4181678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28239/30072Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBodião, Idevaldo da SilvaFormosinho, João2014-10-24T15:47:33Zoai:revistas.usp.br:article/28239Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:47:33Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores The professionalism of teaching in Portugal's basic education: testimonies from teachers |
title |
A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores |
spellingShingle |
A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores Bodião, Idevaldo da Silva Educação básica Profissionalidade docente Formação de professores Basic education Teacher professionalism Teacher education Bodião, Idevaldo da Silva Educação básica Profissionalidade docente Formação de professores Basic education Teacher professionalism Teacher education |
title_short |
A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores |
title_full |
A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores |
title_fullStr |
A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores |
title_full_unstemmed |
A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores |
title_sort |
A profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores |
author |
Bodião, Idevaldo da Silva |
author_facet |
Bodião, Idevaldo da Silva Bodião, Idevaldo da Silva Formosinho, João Formosinho, João |
author_role |
author |
author2 |
Formosinho, João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bodião, Idevaldo da Silva Formosinho, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Profissionalidade docente Formação de professores Basic education Teacher professionalism Teacher education |
topic |
Educação básica Profissionalidade docente Formação de professores Basic education Teacher professionalism Teacher education |
description |
Este texto, que faz parte de um estudo de caso que busca compreender as dinâmicas pedagógicas do cotidiano de uma escola de 1º ciclo da educação básica em Portugal, explora alguns aspectos da construção da profissionalidade docente, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras de uma escola pública localizada na cidade de Braga. A análise dos dados, pautadas na "impregnação" e "interpretação" como propostas por Michelat (1982), foi organizada em torno de quatro categorias: a formação inicial; o início da carreira docente; o exercício da profissão; e as ações de formação. É possível concluir que (i) a função docente continua se caracterizando por uma atividade solitária com as decorrências que lhe são próprias; (ii) a inexistência de estratégias de acolhimento dos novatos, associadas às dinâmicas de lotação profissional, impõe, aos professores, inícios profissionais, por vezes, desalentadores; (iii) as ações de formação, como continuam sendo oferecidas, consolidam-se mais como agências de titulações, que permitem vantagens nas progressões funcionais, do que como vetores das alterações das práticas curriculares. Tecem-se conjecturas em torno da adequação de se ter, nas escolas, profissionais experientes, a quem caberiam as tarefas de apoio aos iniciantes e, também, da importância da implantação de processos de formação profissional docente nas próprias unidades escolares, assentados na lógica da constituição de grupos de reflexões. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28239 10.1590/S1517-97022010000100014 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28239 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-97022010000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28239/30072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 36 n. 1 (2010); 403-418 Educação e Pesquisa; Vol. 36 Núm. 1 (2010); 403-418 Educação e Pesquisa; Vol. 36 No. 1 (2010); 403-418 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1822180738624126976 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1517-97022010000100014 |