Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195974 |
Resumo: | Inspirado por Martha Nussbaum e tomando como referência a ideia formativa inerente à ascese amorosa, o artigo investiga o significado atribuído a Eros por Platão em O banquete. Primeiro, reconstruímos o discurso de Aristófanes, enfatizando o aspecto de dupla comédia da vida humana. Depois, analisamos o caráter formativo do discurso de Diotima em termos de um duplo ensinamento: o da sacerdotisa a Sócrates e o de Sócrates a nós. Em seguida, indicamos o quanto a dialética do amor, ao ter que responder à objeção de Alcibíades, conduz à mudança da postura de Sócrates à medida que a presença de Alcibíades o faz retornar ao mundo sensível. Por fim, destacamos a dimensão formativa da ascese do amor e da reversibilidade de papéis entre erasta e erômeno, amante e amado. |
id |
USP-11_f8e5cc60096f82126a7dd07792f7f54f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/195974 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de PlatãoLove’s askesis and fragility of human formation in Plato’s SymposiumPlatãoErosBelezaAsceseFormaçãoPlatoErosBeautyAskesisFormationInspirado por Martha Nussbaum e tomando como referência a ideia formativa inerente à ascese amorosa, o artigo investiga o significado atribuído a Eros por Platão em O banquete. Primeiro, reconstruímos o discurso de Aristófanes, enfatizando o aspecto de dupla comédia da vida humana. Depois, analisamos o caráter formativo do discurso de Diotima em termos de um duplo ensinamento: o da sacerdotisa a Sócrates e o de Sócrates a nós. Em seguida, indicamos o quanto a dialética do amor, ao ter que responder à objeção de Alcibíades, conduz à mudança da postura de Sócrates à medida que a presença de Alcibíades o faz retornar ao mundo sensível. Por fim, destacamos a dimensão formativa da ascese do amor e da reversibilidade de papéis entre erasta e erômeno, amante e amado.Inspired by Martha Nussbaum and taking as its guideline the discussion on the formative idea inherent to the askesis of love, this paper investigates the meaning Plato attributes to Eros in the Symposium. First part reconstructs the speech from Aristophanes, emphasizing the double comedy of the human life. The second part summarizes the formative aspect of Diotima’s speech from the perspective of a double lesson: from the priestess to Socrates, and from him to ourselves. The third part tries to point out how much the dialectic of love, by having to respond to Alcibiades’ objection, is what leads to the change on Socrates’ posture, insofar as the presence of Alcibiades makes him to back into the sensible. Finally, the formative dimension of the askesis of love is highlighted, stressing how much it leads to the reversibility of roles between erasta and eromeno, between lover and beloved.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19597410.1590/S1678-4634202248236862 Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e236862Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e236862Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2368621678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195974/180787https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195974/180786Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalbosco, Claudio A. Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei 2022-03-24T23:56:57Zoai:revistas.usp.br:article/195974Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-03-24T23:56:57Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão Love’s askesis and fragility of human formation in Plato’s Symposium |
title |
Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão |
spellingShingle |
Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão Dalbosco, Claudio A. Platão Eros Beleza Ascese Formação Plato Eros Beauty Askesis Formation |
title_short |
Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão |
title_full |
Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão |
title_fullStr |
Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão |
title_full_unstemmed |
Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão |
title_sort |
Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão |
author |
Dalbosco, Claudio A. |
author_facet |
Dalbosco, Claudio A. Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei |
author_role |
author |
author2 |
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalbosco, Claudio A. Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Platão Eros Beleza Ascese Formação Plato Eros Beauty Askesis Formation |
topic |
Platão Eros Beleza Ascese Formação Plato Eros Beauty Askesis Formation |
description |
Inspirado por Martha Nussbaum e tomando como referência a ideia formativa inerente à ascese amorosa, o artigo investiga o significado atribuído a Eros por Platão em O banquete. Primeiro, reconstruímos o discurso de Aristófanes, enfatizando o aspecto de dupla comédia da vida humana. Depois, analisamos o caráter formativo do discurso de Diotima em termos de um duplo ensinamento: o da sacerdotisa a Sócrates e o de Sócrates a nós. Em seguida, indicamos o quanto a dialética do amor, ao ter que responder à objeção de Alcibíades, conduz à mudança da postura de Sócrates à medida que a presença de Alcibíades o faz retornar ao mundo sensível. Por fim, destacamos a dimensão formativa da ascese do amor e da reversibilidade de papéis entre erasta e erômeno, amante e amado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195974 10.1590/S1678-4634202248236862 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195974 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202248236862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195974/180787 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195974/180786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e236862 Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e236862 Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e236862 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713814862495744 |