A música em 2001: uma odisseia no espaço e o objeto sublime do cinema
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Data de Publicação: | 2022 |
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Resumo: | A notable stylistic element of 2001: A Space Odyssey (1968) is the innovative use of classical music, which, isolated from dialogue or sound effects, possesses an autonomous dimension of meaning. Borrowing Michel Chion’s concept of “anempathetic music”, we posit that two musical pieces—the Also sprach Zarathustra fanfare and the Blue Danube waltz—have very specific narrative and formal functions, to be analyzed here in terms of Lacan’s concepts of the imaginary and the symbolic, the gaze, suture, spectatorship, and the Kantian sublime. We aim to address and build on Annette Michelson’s formulation, in her seminal criticism, that 2001 is a film of cognitive restructuring and redefinition of cinema’s “shape of content”, through the role of music. |
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A música em 2001: uma odisseia no espaço e o objeto sublime do cinemaA música em 2001: uma odisseia no espaço e o objeto sublime do cinemaThe music of 2001: A Space Odyssey and the sublime object of cinemaMúsicaTrilha sonoraSublimeEspectadorPsicanáliseMusicSoundtrackSublimeSpectatorPsychoanalysisMúsicaTrilha sonoraSublimeEspectadorPsicanáliseA notable stylistic element of 2001: A Space Odyssey (1968) is the innovative use of classical music, which, isolated from dialogue or sound effects, possesses an autonomous dimension of meaning. Borrowing Michel Chion’s concept of “anempathetic music”, we posit that two musical pieces—the Also sprach Zarathustra fanfare and the Blue Danube waltz—have very specific narrative and formal functions, to be analyzed here in terms of Lacan’s concepts of the imaginary and the symbolic, the gaze, suture, spectatorship, and the Kantian sublime. We aim to address and build on Annette Michelson’s formulation, in her seminal criticism, that 2001 is a film of cognitive restructuring and redefinition of cinema’s “shape of content”, through the role of music. Um elemento estilístico notável de 2001: Uma odisseia no espaço (1968) é o uso inovador da música clássica, que, isolada do diálogo ou dos efeitos sonoros, ganha uma dimensão autônoma de sentido. A partir do conceito de “música anempática” de Michel Chion, postulamos que duas obras musicais, a fanfarra Also sprach Zarathustra e a valsa do Danúbio Azul, possuem funções formais e narrativas bastante específicas, a serem analisadas aqui em termos dos conceitos de Lacan do imaginário e o simbólico, o olhar, a sutura e o sublime kantiano. Nosso objetivo é abordar e desenvolver a formulação de Annette Michelson, em sua crítica seminal, de que 2001 é um filme de reestruturação cognitiva e redefinição da “forma do conteúdo” do cinema, através do papel da música.Um elemento estilístico notável de 2001: Uma odisseia no espaço (1968) é o uso inovador da música clássica, que, isolada do diálogo ou dos efeitos sonoros, ganha uma dimensão autônoma de sentido. A partir do conceito de “música anempática” de Michel Chion, postulamos que duas obras musicais, a fanfarra Also sprach Zarathustra e a valsa do Danúbio Azul, possuem funções formais e narrativas bastante específicas, a serem analisadas aqui em termos dos conceitos de Lacan do imaginário e o simbólico, o olhar, a sutura e o sublime kantiano. Nosso objetivo é abordar e desenvolver a formulação de Annette Michelson, em sua crítica seminal, de que 2001 é um filme de reestruturação cognitiva e redefinição da “forma do conteúdo” do cinema, através do papel da música.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/19290210.11606/issn.2316-7114.sig.2022.192902Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 58 (2022); 192902Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 58 (2022); 1929022316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/192902/185514https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/192902/186310Copyright (c) 2022 Pedro Groppohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGroppo, Pedro2022-09-02T18:04:15Zoai:revistas.usp.br:article/192902Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2022-09-02T18:04:15Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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