“Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147591 |
Resumo: | A partir da presença de um roqueiro gaúcho num programa televisivo infantil, propomos debater possibilidades teórico-metodológicas dos Estudos de Performance na análise de produtos da televisão. As noções de roteiro e quadro performático (Taylor, 2013) são subsídios para tratar o encontro entre a banda Os Cascavelletes e a apresentadora Angélica no Clube da Criança, na TV Manchete, como a performance em torno do estranhamento da figura do gaúcho jovem, urbano e roqueiro, no contexto midiático dos anos 1980 no Brasil. Carnavalização e fantasia integram princípios norteadores da teatralização desse encontro que ficou marcado na memória de integrantes da cena musical roqueira de Porto Alegre. |
id |
USP-12_051a9336a8358e9a8eb2748f6ee87523 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/147591 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil“I wanted to eat you”: rock star fantasy in a children’s TV show“Eu Quis Comer Você”: rock star fantasy in a children’s TV showperformancetelevisão infantilmemóriaperformancechildren’s televisionmemoryA partir da presença de um roqueiro gaúcho num programa televisivo infantil, propomos debater possibilidades teórico-metodológicas dos Estudos de Performance na análise de produtos da televisão. As noções de roteiro e quadro performático (Taylor, 2013) são subsídios para tratar o encontro entre a banda Os Cascavelletes e a apresentadora Angélica no Clube da Criança, na TV Manchete, como a performance em torno do estranhamento da figura do gaúcho jovem, urbano e roqueiro, no contexto midiático dos anos 1980 no Brasil. Carnavalização e fantasia integram princípios norteadores da teatralização desse encontro que ficou marcado na memória de integrantes da cena musical roqueira de Porto Alegre.from the presence of a “gaúcho rocker” on a children's television program, we propose to discuss theoretical and methodological possibilities of the Performance Studies in the analysis of television products. The notions of screenplay and performance frame (Taylor, 2013) are subsidies to treat the encounter between the band Os Cascavelletes and the presenter Angelica in the Clube da Criança show in TV Manchete, as the performance towards the strangeness of the figure of the young, urban and gaúcho rocker, in Brazil’s media context of the 1980s. Carnivalization and fantasy integrate guiding principles of the theatricality of this meeting that was marked in the memory of members of the rock music scene of Porto Alegre.From the presence of a “gaúcho rocker” on a children's television program, we propose to discuss theoretical and methodological possibilities of the Performance Studies in the analysis of television products. The notions of screenplay and performance frame (Taylor, 2013) are subsidies to treat the encounter between the band Os Cascavelletes and the presenter Angelica in the Clube da Criança show in TV Manchete, as the performance towards the strangeness of the figure of the young, urban and gaúcho rocker, in Brazil’s media context of the 1980s. Carnivalization and fantasy integrate guiding principles of the theatricality of this meeting that was marked in the memory of members of the rock music scene of Porto Alegre.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14759110.11606/issn.2316-7114.sig.2020.147591Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 202-222Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 202-2222316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147591/160499https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147591/161049Copyright (c) 2020 Thiago Soares, Caroline Govari Nuneshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, ThiagoNunes, Caroline Govari2020-06-26T20:42:49Zoai:revistas.usp.br:article/147591Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:42:49Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil “I wanted to eat you”: rock star fantasy in a children’s TV show “Eu Quis Comer Você”: rock star fantasy in a children’s TV show |
title |
“Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil |
spellingShingle |
“Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil Soares, Thiago performance televisão infantil memória performance children’s television memory |
title_short |
“Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil |
title_full |
“Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil |
title_fullStr |
“Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil |
title_full_unstemmed |
“Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil |
title_sort |
“Eu Quis Comer Você”: Fantasia roqueira num programa televisivo infantil |
author |
Soares, Thiago |
author_facet |
Soares, Thiago Nunes, Caroline Govari |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Caroline Govari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Thiago Nunes, Caroline Govari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
performance televisão infantil memória performance children’s television memory |
topic |
performance televisão infantil memória performance children’s television memory |
description |
A partir da presença de um roqueiro gaúcho num programa televisivo infantil, propomos debater possibilidades teórico-metodológicas dos Estudos de Performance na análise de produtos da televisão. As noções de roteiro e quadro performático (Taylor, 2013) são subsídios para tratar o encontro entre a banda Os Cascavelletes e a apresentadora Angélica no Clube da Criança, na TV Manchete, como a performance em torno do estranhamento da figura do gaúcho jovem, urbano e roqueiro, no contexto midiático dos anos 1980 no Brasil. Carnavalização e fantasia integram princípios norteadores da teatralização desse encontro que ficou marcado na memória de integrantes da cena musical roqueira de Porto Alegre. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147591 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.147591 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147591 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.147591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147591/160499 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147591/161049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Thiago Soares, Caroline Govari Nunes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Thiago Soares, Caroline Govari Nunes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 202-222 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 202-222 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713787954987008 |