Life and the mud: three cinematography seduced by memory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rogério Luiz Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804
Resumo: Uma grande reportagem exibida na TV; uma experimentação em realidade virtual; um documentário de longa duração. A partir destes três trabalhos, propõe-se uma reflexão sobre a relação entre cinematografia e memória. O contexto é o conjunto de fatos e desdobramentos posteriores ao rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. Atento ao modo como são criadas circunstâncias para apresentar os dramas humanos vividos após a tragédia, o foco está no modo como as imagens em movimento dão sentido a objetivos muito maiores que a mera experimentação técnica.
id USP-12_110120fda9be332e4620d3f292ce375f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/147804
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Life and the mud: three cinematography seduced by memoryA Vida e a Lama: três cinematografias seduzidas pela memóriacinematografiamemóriadispositivotraumavidacinematographymemorydevicetraumalifeUma grande reportagem exibida na TV; uma experimentação em realidade virtual; um documentário de longa duração. A partir destes três trabalhos, propõe-se uma reflexão sobre a relação entre cinematografia e memória. O contexto é o conjunto de fatos e desdobramentos posteriores ao rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. Atento ao modo como são criadas circunstâncias para apresentar os dramas humanos vividos após a tragédia, o foco está no modo como as imagens em movimento dão sentido a objetivos muito maiores que a mera experimentação técnica.Great news on TV; an experiment in virtual reality; a long-running documentary. Based on these three works, a reflection on the relation between cinematography and memory is proposed. The context is the set of facts and developments after the rupture of the Fundão dam, in the municipality of Mariana - MG, on November 5, 2015. Keeping an eye on the circumstances created to present human tragedies after they occur, this study focuses on how moving images give meaning to much greater goals than mere technical experimentation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14780410.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147804Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804/154296https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804/154391Copyright (c) 2019 Rogério Luiz Silva Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rogério Luiz Silva2020-06-26T20:43:10Zoai:revistas.usp.br:article/147804Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:43:10Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Life and the mud: three cinematography seduced by memory
A Vida e a Lama: três cinematografias seduzidas pela memória
title Life and the mud: three cinematography seduced by memory
spellingShingle Life and the mud: three cinematography seduced by memory
Oliveira, Rogério Luiz Silva
cinematografia
memória
dispositivo
trauma
vida
cinematography
memory
device
trauma
life
title_short Life and the mud: three cinematography seduced by memory
title_full Life and the mud: three cinematography seduced by memory
title_fullStr Life and the mud: three cinematography seduced by memory
title_full_unstemmed Life and the mud: three cinematography seduced by memory
title_sort Life and the mud: three cinematography seduced by memory
author Oliveira, Rogério Luiz Silva
author_facet Oliveira, Rogério Luiz Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rogério Luiz Silva
dc.subject.por.fl_str_mv cinematografia
memória
dispositivo
trauma
vida
cinematography
memory
device
trauma
life
topic cinematografia
memória
dispositivo
trauma
vida
cinematography
memory
device
trauma
life
description Uma grande reportagem exibida na TV; uma experimentação em realidade virtual; um documentário de longa duração. A partir destes três trabalhos, propõe-se uma reflexão sobre a relação entre cinematografia e memória. O contexto é o conjunto de fatos e desdobramentos posteriores ao rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. Atento ao modo como são criadas circunstâncias para apresentar os dramas humanos vividos após a tragédia, o foco está no modo como as imagens em movimento dão sentido a objetivos muito maiores que a mera experimentação técnica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804
10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147804
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147804
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804/154296
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804/154391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rogério Luiz Silva Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rogério Luiz Silva Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713787957084160