Life and the mud: three cinematography seduced by memory
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804 |
Resumo: | Uma grande reportagem exibida na TV; uma experimentação em realidade virtual; um documentário de longa duração. A partir destes três trabalhos, propõe-se uma reflexão sobre a relação entre cinematografia e memória. O contexto é o conjunto de fatos e desdobramentos posteriores ao rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. Atento ao modo como são criadas circunstâncias para apresentar os dramas humanos vividos após a tragédia, o foco está no modo como as imagens em movimento dão sentido a objetivos muito maiores que a mera experimentação técnica. |
id |
USP-12_110120fda9be332e4620d3f292ce375f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/147804 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Life and the mud: three cinematography seduced by memoryA Vida e a Lama: três cinematografias seduzidas pela memóriacinematografiamemóriadispositivotraumavidacinematographymemorydevicetraumalifeUma grande reportagem exibida na TV; uma experimentação em realidade virtual; um documentário de longa duração. A partir destes três trabalhos, propõe-se uma reflexão sobre a relação entre cinematografia e memória. O contexto é o conjunto de fatos e desdobramentos posteriores ao rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. Atento ao modo como são criadas circunstâncias para apresentar os dramas humanos vividos após a tragédia, o foco está no modo como as imagens em movimento dão sentido a objetivos muito maiores que a mera experimentação técnica.Great news on TV; an experiment in virtual reality; a long-running documentary. Based on these three works, a reflection on the relation between cinematography and memory is proposed. The context is the set of facts and developments after the rupture of the Fundão dam, in the municipality of Mariana - MG, on November 5, 2015. Keeping an eye on the circumstances created to present human tragedies after they occur, this study focuses on how moving images give meaning to much greater goals than mere technical experimentation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14780410.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147804Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804/154296https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804/154391Copyright (c) 2019 Rogério Luiz Silva Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rogério Luiz Silva2020-06-26T20:43:10Zoai:revistas.usp.br:article/147804Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:43:10Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Life and the mud: three cinematography seduced by memory A Vida e a Lama: três cinematografias seduzidas pela memória |
title |
Life and the mud: three cinematography seduced by memory |
spellingShingle |
Life and the mud: three cinematography seduced by memory Oliveira, Rogério Luiz Silva cinematografia memória dispositivo trauma vida cinematography memory device trauma life |
title_short |
Life and the mud: three cinematography seduced by memory |
title_full |
Life and the mud: three cinematography seduced by memory |
title_fullStr |
Life and the mud: three cinematography seduced by memory |
title_full_unstemmed |
Life and the mud: three cinematography seduced by memory |
title_sort |
Life and the mud: three cinematography seduced by memory |
author |
Oliveira, Rogério Luiz Silva |
author_facet |
Oliveira, Rogério Luiz Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rogério Luiz Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinematografia memória dispositivo trauma vida cinematography memory device trauma life |
topic |
cinematografia memória dispositivo trauma vida cinematography memory device trauma life |
description |
Uma grande reportagem exibida na TV; uma experimentação em realidade virtual; um documentário de longa duração. A partir destes três trabalhos, propõe-se uma reflexão sobre a relação entre cinematografia e memória. O contexto é o conjunto de fatos e desdobramentos posteriores ao rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. Atento ao modo como são criadas circunstâncias para apresentar os dramas humanos vividos após a tragédia, o foco está no modo como as imagens em movimento dão sentido a objetivos muito maiores que a mera experimentação técnica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804 10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147804 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804/154296 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147804/154391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rogério Luiz Silva Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rogério Luiz Silva Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713787957084160 |