Se-ducere: esse obscuro objeto de desejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balogh, Anna Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65679
Resumo: No artigo se analisa a última obra-prima de Buñuel, Cet Obscur Objet du Désir, com ênfase nas questões relativas à sedução, ao erotismo e ao desejo. Tal aproximação se faz com base nas reflexões de reputados autores que abordaram o tema tais como Octavio Paz, Francesco Alberoni, Jean Baudrillard e Marilena Chauí, entre outros. Tratam-se também dos elementos de linguagem considerados mais singulares na representação do erotismo por parte de Buñuel no filme. Os principais elementos linguageiros do cineasta seriam as experimentações no tocante à montagem e na utilização das atrizes, as rupturas no sistema de expectativas tradicional no tocante aos papéis do homem e da mulher no erotismo e na sedução. Além dos mencionados, merecem menção o uso de alternâncias entre a narração e o comentário, entre o relato e a moldura, bem como um paradoxal recurso a uma simbologia de cunho erótico bem tradicional dentro de um filme considerado de ruptura e de vanguarda.
id USP-12_19b0b6282d4f3ac6ede74f4c65517b22
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/65679
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Se-ducere: esse obscuro objeto de desejoCinemaerotismoseduçãomontagem.No artigo se analisa a última obra-prima de Buñuel, Cet Obscur Objet du Désir, com ênfase nas questões relativas à sedução, ao erotismo e ao desejo. Tal aproximação se faz com base nas reflexões de reputados autores que abordaram o tema tais como Octavio Paz, Francesco Alberoni, Jean Baudrillard e Marilena Chauí, entre outros. Tratam-se também dos elementos de linguagem considerados mais singulares na representação do erotismo por parte de Buñuel no filme. Os principais elementos linguageiros do cineasta seriam as experimentações no tocante à montagem e na utilização das atrizes, as rupturas no sistema de expectativas tradicional no tocante aos papéis do homem e da mulher no erotismo e na sedução. Além dos mencionados, merecem menção o uso de alternâncias entre a narração e o comentário, entre o relato e a moldura, bem como um paradoxal recurso a uma simbologia de cunho erótico bem tradicional dentro de um filme considerado de ruptura e de vanguarda.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6567910.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65679Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 35 No. 30 (2008); 149-166Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 35 n. 30 (2008); 149-1662316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65679/68292Copyright (c) 2008 Anna Maria Baloghhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBalogh, Anna Maria2019-04-01T19:57:36Zoai:revistas.usp.br:article/65679Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:57:36Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Se-ducere: esse obscuro objeto de desejo
title Se-ducere: esse obscuro objeto de desejo
spellingShingle Se-ducere: esse obscuro objeto de desejo
Balogh, Anna Maria
Cinema
erotismo
sedução
montagem.
title_short Se-ducere: esse obscuro objeto de desejo
title_full Se-ducere: esse obscuro objeto de desejo
title_fullStr Se-ducere: esse obscuro objeto de desejo
title_full_unstemmed Se-ducere: esse obscuro objeto de desejo
title_sort Se-ducere: esse obscuro objeto de desejo
author Balogh, Anna Maria
author_facet Balogh, Anna Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balogh, Anna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
erotismo
sedução
montagem.
topic Cinema
erotismo
sedução
montagem.
description No artigo se analisa a última obra-prima de Buñuel, Cet Obscur Objet du Désir, com ênfase nas questões relativas à sedução, ao erotismo e ao desejo. Tal aproximação se faz com base nas reflexões de reputados autores que abordaram o tema tais como Octavio Paz, Francesco Alberoni, Jean Baudrillard e Marilena Chauí, entre outros. Tratam-se também dos elementos de linguagem considerados mais singulares na representação do erotismo por parte de Buñuel no filme. Os principais elementos linguageiros do cineasta seriam as experimentações no tocante à montagem e na utilização das atrizes, as rupturas no sistema de expectativas tradicional no tocante aos papéis do homem e da mulher no erotismo e na sedução. Além dos mencionados, merecem menção o uso de alternâncias entre a narração e o comentário, entre o relato e a moldura, bem como um paradoxal recurso a uma simbologia de cunho erótico bem tradicional dentro de um filme considerado de ruptura e de vanguarda.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65679
10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65679
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65679
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65679/68292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Anna Maria Balogh
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Anna Maria Balogh
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 35 No. 30 (2008); 149-166
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 35 n. 30 (2008); 149-166
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786234273792