A historicidade do cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/133369 |
Resumo: | Este artigo de Jacques Rancière, publicado originalmente em 1998 no livro De l’histoire au cinéma, organizado por Antoine de Baecque e Christian Delage, trata da historicidade do cinema, na medida em que esta historicidade está intimamente relacionada ao “regime estético da arte”, que é um regime de compreensão da arte, em sua distinção entre o sensível e o pensável. O cinema, analisado no interior do “regime estético”, relaciona-se com sua historicidade na medida em que está entrelaçado em três acepções da palavra “história”: o tipo de trama em que um filme consiste, a função de memorialização que ele cumpre e a maneira como atesta uma participação em um destino comum. |
id |
USP-12_1a2cab20c5a4864a064c3a600e6ee412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/133369 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A historicidade do cinemaHistoricity of cinemahistóriacinemaJacques Rancièreregime estético.historycinemaJacques Rancièreaesthetic regime.Este artigo de Jacques Rancière, publicado originalmente em 1998 no livro De l’histoire au cinéma, organizado por Antoine de Baecque e Christian Delage, trata da historicidade do cinema, na medida em que esta historicidade está intimamente relacionada ao “regime estético da arte”, que é um regime de compreensão da arte, em sua distinção entre o sensível e o pensável. O cinema, analisado no interior do “regime estético”, relaciona-se com sua historicidade na medida em que está entrelaçado em três acepções da palavra “história”: o tipo de trama em que um filme consiste, a função de memorialização que ele cumpre e a maneira como atesta uma participação em um destino comum.This article of Jacques Rancière, originally published in 1998 in the book De l’histoire au cinéma, organized by Antoine de Baecque and Christian Delage, covers the historicity of the cinema, since this historicity is closely related to the “aesthetic regime of art,” which is a regime of comprehension of art, in its distinction between sensible and thinkable. Cinema, analyzed within the “aesthetic regime,” relates to its historicity because it is intertwined in three senses of the word “history”: type of plot in which a movie is made up, function of memorialization that it accomplishes, and the way it certifies a participation in a common destiny.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13336910.11606/issn.2316-7114.sig.2017.133369Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 245-263Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 245-2632316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/133369/136946Copyright (c) 2017 Jacques Rancièrehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRancière, Jacques2024-03-21T13:30:54Zoai:revistas.usp.br:article/133369Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:54Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A historicidade do cinema Historicity of cinema |
title |
A historicidade do cinema |
spellingShingle |
A historicidade do cinema Rancière, Jacques história cinema Jacques Rancière regime estético. history cinema Jacques Rancière aesthetic regime. |
title_short |
A historicidade do cinema |
title_full |
A historicidade do cinema |
title_fullStr |
A historicidade do cinema |
title_full_unstemmed |
A historicidade do cinema |
title_sort |
A historicidade do cinema |
author |
Rancière, Jacques |
author_facet |
Rancière, Jacques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rancière, Jacques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história cinema Jacques Rancière regime estético. history cinema Jacques Rancière aesthetic regime. |
topic |
história cinema Jacques Rancière regime estético. history cinema Jacques Rancière aesthetic regime. |
description |
Este artigo de Jacques Rancière, publicado originalmente em 1998 no livro De l’histoire au cinéma, organizado por Antoine de Baecque e Christian Delage, trata da historicidade do cinema, na medida em que esta historicidade está intimamente relacionada ao “regime estético da arte”, que é um regime de compreensão da arte, em sua distinção entre o sensível e o pensável. O cinema, analisado no interior do “regime estético”, relaciona-se com sua historicidade na medida em que está entrelaçado em três acepções da palavra “história”: o tipo de trama em que um filme consiste, a função de memorialização que ele cumpre e a maneira como atesta uma participação em um destino comum. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/133369 10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.133369 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/133369 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.133369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/133369/136946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Jacques Rancière http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Jacques Rancière http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 245-263 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 245-263 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526688989184 |