A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65522 |
Resumo: | Há pouco mais de cem anos, a paisagem sonora urbana conhecia uma série de sons bizarros que, desde então, só se multiplicaram, a ponto de formar uma massa sonora de baixa definição acústica (lo-fi). Trata-se do som contínuo dos motores que, em última análise, transmitem mensagens repetitivas. De outra parte, a globalização deste final de século abocanha, a cada dia, um território espaço-cultural cada vez mais amplo. A música- pelo menos a música das mídias- já nasce cosmopolita, fazendo ressoar um mesmo repertório em todos os restaurantes e aeroportos do mundo. Cria-se, assim, uma mesma trilha sonora para o grande formigueiro humano que habita o planeta. O presente trabalho pretende discutir, através do exemplo da música, o papel da paisagem sonora atual, numa sociedade humana que adquire traços de uma sociedade entômica. |
id |
USP-12_2770954a71b262c868cf46306751daf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/65522 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizadaA cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizadaSoundscapeGlobalisationMediasPaisagem sonoraGlobalizaçãoMídias.Há pouco mais de cem anos, a paisagem sonora urbana conhecia uma série de sons bizarros que, desde então, só se multiplicaram, a ponto de formar uma massa sonora de baixa definição acústica (lo-fi). Trata-se do som contínuo dos motores que, em última análise, transmitem mensagens repetitivas. De outra parte, a globalização deste final de século abocanha, a cada dia, um território espaço-cultural cada vez mais amplo. A música- pelo menos a música das mídias- já nasce cosmopolita, fazendo ressoar um mesmo repertório em todos os restaurantes e aeroportos do mundo. Cria-se, assim, uma mesma trilha sonora para o grande formigueiro humano que habita o planeta. O presente trabalho pretende discutir, através do exemplo da música, o papel da paisagem sonora atual, numa sociedade humana que adquire traços de uma sociedade entômica.About a hundred years ago the urban society began to know a certain amount ofbizarre sounds that had never heard before. These soundsthe machines motors - brought by the industrial and the electric revolution had multiplied along the century, onthe verge o f creating a sound mass, composed by sounds óf low definition (lo-fi). On the other hand, globalisation has occupied, day by day, a more extended space-time territory. Music became cosmopolitan, as we can hear the same soundtrack, the saro e musical repertoire everywhere, worldwide, from airports to restaurants, it is the hit parade which composes the urban soundscape for the human anthill that inhabits the planet. This text aims to· discuss through a musical perspective, the role o f today 's soundscape, in a society, which progressively gains traits of an entomological on~.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6552210.11606/issn.2316-7114.sig.2001.65522Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 28 No. 15 (2001); 17-28Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 28 n. 15 (2001); 17-282316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65522/68136Copyright (c) 2001 Heloísa de Araújo Valentehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente, Heloísa de Araújo2019-04-01T20:23:18Zoai:revistas.usp.br:article/65522Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:23:18Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizada A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizada |
title |
A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizada |
spellingShingle |
A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizada Valente, Heloísa de Araújo Soundscape Globalisation Medias Paisagem sonora Globalização Mídias. |
title_short |
A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizada |
title_full |
A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizada |
title_fullStr |
A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizada |
title_full_unstemmed |
A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizada |
title_sort |
A cigarra e a formiga: por uma paisagem sonora da sociedade globalizada |
author |
Valente, Heloísa de Araújo |
author_facet |
Valente, Heloísa de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Heloísa de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Soundscape Globalisation Medias Paisagem sonora Globalização Mídias. |
topic |
Soundscape Globalisation Medias Paisagem sonora Globalização Mídias. |
description |
Há pouco mais de cem anos, a paisagem sonora urbana conhecia uma série de sons bizarros que, desde então, só se multiplicaram, a ponto de formar uma massa sonora de baixa definição acústica (lo-fi). Trata-se do som contínuo dos motores que, em última análise, transmitem mensagens repetitivas. De outra parte, a globalização deste final de século abocanha, a cada dia, um território espaço-cultural cada vez mais amplo. A música- pelo menos a música das mídias- já nasce cosmopolita, fazendo ressoar um mesmo repertório em todos os restaurantes e aeroportos do mundo. Cria-se, assim, uma mesma trilha sonora para o grande formigueiro humano que habita o planeta. O presente trabalho pretende discutir, através do exemplo da música, o papel da paisagem sonora atual, numa sociedade humana que adquire traços de uma sociedade entômica. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65522 10.11606/issn.2316-7114.sig.2001.65522 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65522 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2001.65522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65522/68136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2001 Heloísa de Araújo Valente http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2001 Heloísa de Araújo Valente http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 28 No. 15 (2001); 17-28 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 28 n. 15 (2001); 17-28 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713785774997504 |