"Los rubios" e os limites da noção de pós-memória
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103652 |
Resumo: | A noção de pós-memória, de Marianne Hirsch, é recorrente nas análises dos documentários realizados por filhos de vítimas das ditaduras do Cone Sul. Articulando a carga afetiva da lembrança, os laços consanguíneos e a indicialidade fotográfica, suas premissas dão concretude à transmissão intergeracional de memórias traumáticas. Por sua vez, o documentário Los rubios (Os loiros, 2003), de Albertina Carri, filha de desaparecidos da ditadura argentina, é radicalmente reflexivo. O filme se recusa a herdar uma visão épica da resistência, questionando a própria possibilidade da rememoração. O objetivo do artigo é problematizar a noção de pós-memória a partir da análise de Los rubios. A hipótese é que, ao invés de um legado natural, o que existe entre as gerações é um espaço cruzado por heranças e apropriações, transmissões de memória e transferências culturais. |
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"Los rubios" e os limites da noção de pós-memória"Los rubios" and the limits of the notion of postmemorypostmemorychildrendocumentarydictatorshipThe blondspós-memóriafilhosdocumentárioditaduraLos rubios.A noção de pós-memória, de Marianne Hirsch, é recorrente nas análises dos documentários realizados por filhos de vítimas das ditaduras do Cone Sul. Articulando a carga afetiva da lembrança, os laços consanguíneos e a indicialidade fotográfica, suas premissas dão concretude à transmissão intergeracional de memórias traumáticas. Por sua vez, o documentário Los rubios (Os loiros, 2003), de Albertina Carri, filha de desaparecidos da ditadura argentina, é radicalmente reflexivo. O filme se recusa a herdar uma visão épica da resistência, questionando a própria possibilidade da rememoração. O objetivo do artigo é problematizar a noção de pós-memória a partir da análise de Los rubios. A hipótese é que, ao invés de um legado natural, o que existe entre as gerações é um espaço cruzado por heranças e apropriações, transmissões de memória e transferências culturais.Marianne Hirsch’s postmemory is a recurrent notion in the analysis of documentaries directed by children of victims of the Southern Cone dictatorships. Articulating the affective charge of remembrance, the family ties and the photographic indexicality, the notion gives concreteness to the intergenerational transmission of traumatic memories. In turn, Los rubios (The blonds, 2003), directed by Albertina Carri, daughter of desaparecidos of the Argentina’s last dictatorship, is radically reflexive. The film refuses to inherit an epic view of the resistance, questioning the very possibility of recollection. This paper aims to discuss the notion of postmemory with an analysis of Los rubios. The hypothesis is that, rather than a natural legacy, between the generations there is a space full of crossed heritages and appropriations, memory transmission and cultural transfers.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/10365210.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103652Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 120-141Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 120-1412316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103652/106896Copyright (c) 2015 Fernando Seliprandyhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeliprandy, Fernando2024-03-21T13:30:20Zoai:revistas.usp.br:article/103652Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:20Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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