On the edge of history: analog photography, artists and wrong images

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderlei, Ludimilla Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/148839
Resumo: Este artigo analisa trabalhos fotográficos de Paolo Gioli e Dirceu Maués que utilizam o suporte analógico, discutindo a natureza elástica do tempo e sua duração. Buscamos pensar o caráter experimental ensejado pelo uso de câmeras artesanais e investigar os atravessamentos entre cinema, fotografia e pintura. Estes exemplos de imagens, somados aos trabalhos de artistas contrários ao modelo da imagem pura e direta consagrada pela “forma fotografia”, ajudam a escrever na contemporaneidade uma historiografia particular do medium fotográfico, caracterizada por uma estética dos ruídos, do imprevisto, do caos.
id USP-12_2b8a5cb70fd37c2bec4603aae91f1d72
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148839
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling On the edge of history: analog photography, artists and wrong imagesNa margem da história: fotografia analógica, artistas e as imagens erradashistoriografiafotografia analógicaimagens erradashistoriographyanalog photographywrong imagesEste artigo analisa trabalhos fotográficos de Paolo Gioli e Dirceu Maués que utilizam o suporte analógico, discutindo a natureza elástica do tempo e sua duração. Buscamos pensar o caráter experimental ensejado pelo uso de câmeras artesanais e investigar os atravessamentos entre cinema, fotografia e pintura. Estes exemplos de imagens, somados aos trabalhos de artistas contrários ao modelo da imagem pura e direta consagrada pela “forma fotografia”, ajudam a escrever na contemporaneidade uma historiografia particular do medium fotográfico, caracterizada por uma estética dos ruídos, do imprevisto, do caos.This article analyses artworks by Paolo Gioli and Dirceu Maués who use analog media, discussing elastic nature of time and its duration. We try to think about the experimental character of handmade cameras use and the investigation of links among cinema, photography and painting. These image examples, added to artworks of artists against a pure and direct image’s model, longstanding by the “photography form” concept, contribute in contemporaneity to the writing of a particular history of the photographic medium, characterized by an aesthetic of the noises, of the unforeseen, of chaos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14883910.11606/issn.2316-7114.sig.2019.148839Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/148839/154304Copyright (c) 2019 Ludimilla Carvalho Wanderleihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWanderlei, Ludimilla Carvalho2020-06-26T20:43:10Zoai:revistas.usp.br:article/148839Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:43:10Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv On the edge of history: analog photography, artists and wrong images
Na margem da história: fotografia analógica, artistas e as imagens erradas
title On the edge of history: analog photography, artists and wrong images
spellingShingle On the edge of history: analog photography, artists and wrong images
Wanderlei, Ludimilla Carvalho
historiografia
fotografia analógica
imagens erradas
historiography
analog photography
wrong images
title_short On the edge of history: analog photography, artists and wrong images
title_full On the edge of history: analog photography, artists and wrong images
title_fullStr On the edge of history: analog photography, artists and wrong images
title_full_unstemmed On the edge of history: analog photography, artists and wrong images
title_sort On the edge of history: analog photography, artists and wrong images
author Wanderlei, Ludimilla Carvalho
author_facet Wanderlei, Ludimilla Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderlei, Ludimilla Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv historiografia
fotografia analógica
imagens erradas
historiography
analog photography
wrong images
topic historiografia
fotografia analógica
imagens erradas
historiography
analog photography
wrong images
description Este artigo analisa trabalhos fotográficos de Paolo Gioli e Dirceu Maués que utilizam o suporte analógico, discutindo a natureza elástica do tempo e sua duração. Buscamos pensar o caráter experimental ensejado pelo uso de câmeras artesanais e investigar os atravessamentos entre cinema, fotografia e pintura. Estes exemplos de imagens, somados aos trabalhos de artistas contrários ao modelo da imagem pura e direta consagrada pela “forma fotografia”, ajudam a escrever na contemporaneidade uma historiografia particular do medium fotográfico, caracterizada por uma estética dos ruídos, do imprevisto, do caos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/148839
10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.148839
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/148839
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.148839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/148839/154304
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ludimilla Carvalho Wanderlei
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ludimilla Carvalho Wanderlei
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713787979104256