On the edge of history: analog photography, artists and wrong images
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/148839 |
Resumo: | Este artigo analisa trabalhos fotográficos de Paolo Gioli e Dirceu Maués que utilizam o suporte analógico, discutindo a natureza elástica do tempo e sua duração. Buscamos pensar o caráter experimental ensejado pelo uso de câmeras artesanais e investigar os atravessamentos entre cinema, fotografia e pintura. Estes exemplos de imagens, somados aos trabalhos de artistas contrários ao modelo da imagem pura e direta consagrada pela “forma fotografia”, ajudam a escrever na contemporaneidade uma historiografia particular do medium fotográfico, caracterizada por uma estética dos ruídos, do imprevisto, do caos. |
id |
USP-12_2b8a5cb70fd37c2bec4603aae91f1d72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148839 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
On the edge of history: analog photography, artists and wrong imagesNa margem da história: fotografia analógica, artistas e as imagens erradashistoriografiafotografia analógicaimagens erradashistoriographyanalog photographywrong imagesEste artigo analisa trabalhos fotográficos de Paolo Gioli e Dirceu Maués que utilizam o suporte analógico, discutindo a natureza elástica do tempo e sua duração. Buscamos pensar o caráter experimental ensejado pelo uso de câmeras artesanais e investigar os atravessamentos entre cinema, fotografia e pintura. Estes exemplos de imagens, somados aos trabalhos de artistas contrários ao modelo da imagem pura e direta consagrada pela “forma fotografia”, ajudam a escrever na contemporaneidade uma historiografia particular do medium fotográfico, caracterizada por uma estética dos ruídos, do imprevisto, do caos.This article analyses artworks by Paolo Gioli and Dirceu Maués who use analog media, discussing elastic nature of time and its duration. We try to think about the experimental character of handmade cameras use and the investigation of links among cinema, photography and painting. These image examples, added to artworks of artists against a pure and direct image’s model, longstanding by the “photography form” concept, contribute in contemporaneity to the writing of a particular history of the photographic medium, characterized by an aesthetic of the noises, of the unforeseen, of chaos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14883910.11606/issn.2316-7114.sig.2019.148839Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/148839/154304Copyright (c) 2019 Ludimilla Carvalho Wanderleihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWanderlei, Ludimilla Carvalho2020-06-26T20:43:10Zoai:revistas.usp.br:article/148839Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:43:10Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
On the edge of history: analog photography, artists and wrong images Na margem da história: fotografia analógica, artistas e as imagens erradas |
title |
On the edge of history: analog photography, artists and wrong images |
spellingShingle |
On the edge of history: analog photography, artists and wrong images Wanderlei, Ludimilla Carvalho historiografia fotografia analógica imagens erradas historiography analog photography wrong images |
title_short |
On the edge of history: analog photography, artists and wrong images |
title_full |
On the edge of history: analog photography, artists and wrong images |
title_fullStr |
On the edge of history: analog photography, artists and wrong images |
title_full_unstemmed |
On the edge of history: analog photography, artists and wrong images |
title_sort |
On the edge of history: analog photography, artists and wrong images |
author |
Wanderlei, Ludimilla Carvalho |
author_facet |
Wanderlei, Ludimilla Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wanderlei, Ludimilla Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
historiografia fotografia analógica imagens erradas historiography analog photography wrong images |
topic |
historiografia fotografia analógica imagens erradas historiography analog photography wrong images |
description |
Este artigo analisa trabalhos fotográficos de Paolo Gioli e Dirceu Maués que utilizam o suporte analógico, discutindo a natureza elástica do tempo e sua duração. Buscamos pensar o caráter experimental ensejado pelo uso de câmeras artesanais e investigar os atravessamentos entre cinema, fotografia e pintura. Estes exemplos de imagens, somados aos trabalhos de artistas contrários ao modelo da imagem pura e direta consagrada pela “forma fotografia”, ajudam a escrever na contemporaneidade uma historiografia particular do medium fotográfico, caracterizada por uma estética dos ruídos, do imprevisto, do caos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/148839 10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.148839 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/148839 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.148839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/148839/154304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ludimilla Carvalho Wanderlei http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ludimilla Carvalho Wanderlei http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713787979104256 |