Scenes at stake: the exacerbation of ambiguity
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/118151 |
Resumo: | O filme Jogo de cena (2007) habita a linha tênue entre ficção e não ficção e inaugura novas possibilidades contidas na linguagem documentário. Assim, o filme propõe uma discussão sobre a sua própria linguagem. Este artigo apresenta uma leitura de Jogo de cena e discute a oposição entre documentário e ficção, atentando-se para a presença do unheimlich descrito por Freud (1919/2010) e traduzido como aquilo que é estranho, não familiar, inquietante. Ainda reflete, a partir do documentário, a qualidade dos vínculos banalizados que estabelecemos na contemporaneidade – o trânsito banalizado do real ao artifício. Jogo de cena inverte esse trânsito, de modo a convocar o espectador a se implicar nas relações que estabelece. Desse modo, se podemos considerar toda ficção é um documentário, analogamente, todo documentário é uma ficção, pois as possibilidades de apreensão do real são um mistério. |
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Scenes at stake: the exacerbation of ambiguityCenas em jogo: a exacerbação da ambiguidadeJogo de cenauncannyphenomenologyJogo de cenaunheimlichfenomenologiaO filme Jogo de cena (2007) habita a linha tênue entre ficção e não ficção e inaugura novas possibilidades contidas na linguagem documentário. Assim, o filme propõe uma discussão sobre a sua própria linguagem. Este artigo apresenta uma leitura de Jogo de cena e discute a oposição entre documentário e ficção, atentando-se para a presença do unheimlich descrito por Freud (1919/2010) e traduzido como aquilo que é estranho, não familiar, inquietante. Ainda reflete, a partir do documentário, a qualidade dos vínculos banalizados que estabelecemos na contemporaneidade – o trânsito banalizado do real ao artifício. Jogo de cena inverte esse trânsito, de modo a convocar o espectador a se implicar nas relações que estabelece. Desse modo, se podemos considerar toda ficção é um documentário, analogamente, todo documentário é uma ficção, pois as possibilidades de apreensão do real são um mistério.The movie Jogo de cena (2007), by Eduardo Coutinho, inhabits the fine line between fiction and nonfiction and opens new possibilities contained in the documentary language. Thus, the film proposes a discussion about their own language. This article presents a lecture of the movie and discusses the opposition between documentary and fiction, paying attention to the presence of the unheimlich. It reflects too from the documentary the quality of the relationships we have set in contemporary times – the traffic trivialized from reality to artifice. Jogo de cena reverses this traffic in order to call the viewers to be involved with the relations shown and built in the movie. Thus, if all fiction is a documentary, every documentary is a fiction too, because the real seizure possibilities are always a mysteryUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/11815110.11606/issn.2316-7114.sig.2016.118151Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 46 (2016); 126-144Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 46 (2016); 126-1442316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/118151/121182Copyright (c) 2016 Renato Tardivohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTardivo, Renato2019-03-28T02:21:13Zoai:revistas.usp.br:article/118151Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-03-28T02:21:13Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O filme Jogo de cena (2007) habita a linha tênue entre ficção e não ficção e inaugura novas possibilidades contidas na linguagem documentário. Assim, o filme propõe uma discussão sobre a sua própria linguagem. Este artigo apresenta uma leitura de Jogo de cena e discute a oposição entre documentário e ficção, atentando-se para a presença do unheimlich descrito por Freud (1919/2010) e traduzido como aquilo que é estranho, não familiar, inquietante. Ainda reflete, a partir do documentário, a qualidade dos vínculos banalizados que estabelecemos na contemporaneidade – o trânsito banalizado do real ao artifício. Jogo de cena inverte esse trânsito, de modo a convocar o espectador a se implicar nas relações que estabelece. Desse modo, se podemos considerar toda ficção é um documentário, analogamente, todo documentário é uma ficção, pois as possibilidades de apreensão do real são um mistério. |
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