The past in the present: personal memory, collective memory, discrepancies
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/184411 |
Resumo: | Este artigo analisa a progressão da trama do filme Corpo (2007), de Rubens Rewald e Rossana Foglia, inspirado em fato político de 1990: numa vala clandestina do cemitério de Perus, foram encontradas ossadas de pessoas enterradas anos antes, sem identificação, aí incluídos ex-presos políticos. No filme, entre as ossadas enviadas ao IML, está o corpo de uma jovem, com marcas de tortura, conservado como se tivesse morrido no dia anterior. Este corpo gera tensões entre o médico-legista, que decide investigar o caso, e sua chefe O foco da análise é o conflito entre interesses pessoais e a construção de uma memória coletiva, partindo da noção de “motivo temático”, de Tomachevski, aqui centrada no motivo “o passado no presente” tal como figurado no corpo-enigma. Conclui-se que o filme problematiza a postura de quem, de uma forma ou de outra, faz de suas decisões na vida pessoal ou profissional um espelho dos subterfúgios da política de silêncio de um poder político empenhado em esconder os horrores de seu sistema repressivo. |
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The past in the present: personal memory, collective memory, discrepanciesO passado no presente: memória pessoal, memória coletiva, desencontrosMemory and politicsAffection and historical responsibilityProfessional dignity and its obstaclesMemória e políticaAfetos e responsabilidade históricaDignidade profissional e seus entravesEste artigo analisa a progressão da trama do filme Corpo (2007), de Rubens Rewald e Rossana Foglia, inspirado em fato político de 1990: numa vala clandestina do cemitério de Perus, foram encontradas ossadas de pessoas enterradas anos antes, sem identificação, aí incluídos ex-presos políticos. No filme, entre as ossadas enviadas ao IML, está o corpo de uma jovem, com marcas de tortura, conservado como se tivesse morrido no dia anterior. Este corpo gera tensões entre o médico-legista, que decide investigar o caso, e sua chefe O foco da análise é o conflito entre interesses pessoais e a construção de uma memória coletiva, partindo da noção de “motivo temático”, de Tomachevski, aqui centrada no motivo “o passado no presente” tal como figurado no corpo-enigma. Conclui-se que o filme problematiza a postura de quem, de uma forma ou de outra, faz de suas decisões na vida pessoal ou profissional um espelho dos subterfúgios da política de silêncio de um poder político empenhado em esconder os horrores de seu sistema repressivo.This article analyzes the central plot of Body (Rubens Rewald & Rossana Foglia, 2007), a film inspired in a political event, which took place in the Perus Cemetery (São Paulo periphery): piles of bones of unknown persons buried decades before were found in an unidentified common grave. Among those bones, some were later identified as belonging to ex-political prisoners buried in the 1970’s. In Body, mixed with the bones sent to a Medical-Legal Institute, a young woman’s body arrived exhibiting marks of torture. This body was in a paradoxical state of conservation, as if she had died the day before. This body creates many tensions involving the physician that decides to identify it and his director. He insists and his research ends up involving other characters, who he understands could give him new information about the dead young woman. At the core of those tensions there is a clear conflict between individual memories and the collective social memory. “Thematic motive” is the basic notion that guides this analysis which focus on the “the past comes to present” thematic motive, all around the enigmatic body.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/18441110.11606/issn.2316-7114.sig.2021.184411Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 56 (2021): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (I); 149-172Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 56 (2021): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (I); 149-1722316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/184411/174744https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/184411/174743Copyright (c) 2021 Ismail Xavierhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Ismail2021-11-01T14:52:16Zoai:revistas.usp.br:article/184411Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2021-11-01T14:52:16Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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