Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141972 |
Resumo: | Partimos de conceitos de Walter Benjamin e analisamos, nos filmes O desafio (Paulo César Saraceni, 1965), Terra em transe (Glauber Rocha, 1967) e Os herdeiros (Carlos Diegues, 1970), as sequências com música de Villa-Lobos que evocam tanto a ideia da história como catástrofe quanto o filme Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964), com o qual tais filmes se relacionam também pelo elemento do travelling. Porém, diferentemente da utopia do filme de 1964, feito antes do Golpe Militar, a instalação da ditadura traz para os personagens idealistas o sentimento catastrófico, que, a partir de Benjamin, pode ser entendido também como potência. |
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Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-LobosRevolutionaries, dictatorship and ruins to the sound of Villa-LobosCinema NovoVilla-LoboshistoryruinWalter BenjaminCinema NovoVilla-LoboshistóriaruínaWalter BenjaminPartimos de conceitos de Walter Benjamin e analisamos, nos filmes O desafio (Paulo César Saraceni, 1965), Terra em transe (Glauber Rocha, 1967) e Os herdeiros (Carlos Diegues, 1970), as sequências com música de Villa-Lobos que evocam tanto a ideia da história como catástrofe quanto o filme Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964), com o qual tais filmes se relacionam também pelo elemento do travelling. Porém, diferentemente da utopia do filme de 1964, feito antes do Golpe Militar, a instalação da ditadura traz para os personagens idealistas o sentimento catastrófico, que, a partir de Benjamin, pode ser entendido também como potência.We take as a starting point Walter Benjamin’s concepts and analyze, in the films The Dare (Paulo César Saraceni, 1965), Land in Anguish (Glauber Rocha, 1967) and The Heirs (Carlos Diegues, 1970), the sequences with Villa-Lobos’ music, which evoke both the idea of history as a catastrophe and the film Black God, White Devil (Glauber Rocha, 1964), to which those films are also related through the travel shot. However, unlike the utopia of the 1964’s movie, filmed before the Military Coup, the installation of the dictatorship brings to the idealistic characters a catastrophic feeling, which, taking Benjamin’s concept, can also be understood as potency.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14197210.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141972Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 123-142Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 123-1422316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141972/140991Copyright (c) 2018 Luíza Beatriz Alvimhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luíza Beatriz2024-03-21T13:28:32Zoai:revistas.usp.br:article/141972Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:32Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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