Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Luíza Beatriz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141972
Resumo: Partimos de conceitos de Walter Benjamin e analisamos, nos filmes O desafio (Paulo César Saraceni, 1965), Terra em transe (Glauber Rocha, 1967) e Os herdeiros (Carlos Diegues, 1970), as sequências com música de Villa-Lobos que evocam tanto a ideia da história como catástrofe quanto o filme Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964), com o qual tais filmes se relacionam também pelo elemento do travelling. Porém, diferentemente da utopia do filme de 1964, feito antes do Golpe Militar, a instalação da ditadura traz para os personagens idealistas o sentimento catastrófico, que, a partir de Benjamin, pode ser entendido também como potência.
id USP-12_330b33d7caa4543aad1ebd1100ca8f83
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141972
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-LobosRevolutionaries, dictatorship and ruins to the sound of Villa-LobosCinema NovoVilla-LoboshistoryruinWalter BenjaminCinema NovoVilla-LoboshistóriaruínaWalter BenjaminPartimos de conceitos de Walter Benjamin e analisamos, nos filmes O desafio (Paulo César Saraceni, 1965), Terra em transe (Glauber Rocha, 1967) e Os herdeiros (Carlos Diegues, 1970), as sequências com música de Villa-Lobos que evocam tanto a ideia da história como catástrofe quanto o filme Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964), com o qual tais filmes se relacionam também pelo elemento do travelling. Porém, diferentemente da utopia do filme de 1964, feito antes do Golpe Militar, a instalação da ditadura traz para os personagens idealistas o sentimento catastrófico, que, a partir de Benjamin, pode ser entendido também como potência.We take as a starting point Walter Benjamin’s concepts and analyze, in the films The Dare (Paulo César Saraceni, 1965), Land in Anguish (Glauber Rocha, 1967) and The Heirs (Carlos Diegues, 1970), the sequences with Villa-Lobos’ music, which evoke both the idea of history as a catastrophe and the film Black God, White Devil (Glauber Rocha, 1964), to which those films are also related through the travel shot. However, unlike the utopia of the 1964’s movie, filmed before the Military Coup, the installation of the dictatorship brings to the idealistic characters a catastrophic feeling, which, taking Benjamin’s concept, can also be understood as potency.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14197210.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141972Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 123-142Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 123-1422316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141972/140991Copyright (c) 2018 Luíza Beatriz Alvimhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luíza Beatriz2024-03-21T13:28:32Zoai:revistas.usp.br:article/141972Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:32Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos
Revolutionaries, dictatorship and ruins to the sound of Villa-Lobos
title Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos
spellingShingle Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos
Alvim, Luíza Beatriz
Cinema Novo
Villa-Lobos
history
ruin
Walter Benjamin
Cinema Novo
Villa-Lobos
história
ruína
Walter Benjamin
title_short Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos
title_full Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos
title_fullStr Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos
title_full_unstemmed Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos
title_sort Revolucionários, ditadura e ruínas ao som de Villa-Lobos
author Alvim, Luíza Beatriz
author_facet Alvim, Luíza Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Luíza Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema Novo
Villa-Lobos
history
ruin
Walter Benjamin
Cinema Novo
Villa-Lobos
história
ruína
Walter Benjamin
topic Cinema Novo
Villa-Lobos
history
ruin
Walter Benjamin
Cinema Novo
Villa-Lobos
história
ruína
Walter Benjamin
description Partimos de conceitos de Walter Benjamin e analisamos, nos filmes O desafio (Paulo César Saraceni, 1965), Terra em transe (Glauber Rocha, 1967) e Os herdeiros (Carlos Diegues, 1970), as sequências com música de Villa-Lobos que evocam tanto a ideia da história como catástrofe quanto o filme Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964), com o qual tais filmes se relacionam também pelo elemento do travelling. Porém, diferentemente da utopia do filme de 1964, feito antes do Golpe Militar, a instalação da ditadura traz para os personagens idealistas o sentimento catastrófico, que, a partir de Benjamin, pode ser entendido também como potência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141972
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141972
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141972
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141972/140991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Luíza Beatriz Alvim
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Luíza Beatriz Alvim
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 123-142
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 123-142
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526742466560