Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felinto, Erick
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/106955
Resumo: o objetivo deste trabalho é abordar a questão da temporalidade (como fenômeno cinematográfico e cultural) a partir de dois filmes que, em suas enormes diferenças, encontram-se no terreno comum da temática da viagem no tempo e do drama/comédia adolescente: Back to the Future (Robert Zemeckis, 1985) e Donnie Darko (Richard Kelly, 2001). Partindo das teses de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a problemática do aumento da contingência na experiência pós-moderna, empreende-se uma análise das ambiências temporais geradas nos dois filmes, bem como suas diferentes concepções de tempo e contingência.
id USP-12_34da5582d0130d4a1ee209e68b14089d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/106955
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie DarkoMr. Sandman, Bring me a Time Machine: temporality, contingency and genre in Back to the Future and Donnie DarkoBack to the FutureDonnie Darkotemporalidadecontingênciaambiênciaficção científicaBack to the FutureDonnie Darkotemporalitycontingencyambiencescience-fictiono objetivo deste trabalho é abordar a questão da temporalidade (como fenômeno cinematográfico e cultural) a partir de dois filmes que, em suas enormes diferenças, encontram-se no terreno comum da temática da viagem no tempo e do drama/comédia adolescente: Back to the Future (Robert Zemeckis, 1985) e Donnie Darko (Richard Kelly, 2001). Partindo das teses de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a problemática do aumento da contingência na experiência pós-moderna, empreende-se uma análise das ambiências temporais geradas nos dois filmes, bem como suas diferentes concepções de tempo e contingência.The goal of this work is to approach the issue of temporality (as a cinematic and cultural phenomenon) from the perspective of two films, which, however different they may appear, meet in the common ground of topics such as time travel and teenage drama/comedy: Back to the Future (Robert Zemeckis, 1985) and Donnie Darko (Richard Kelly, 2001). With support from Hans Ulrich Gumbrecht’s thesis on the increase of contingency in postmodern experience, this paper endeavors an analysis of the peculiar temporal ambiences of both films, as well as their different conceptions of time and contingency.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/10695510.11606/issn.2316-7114.sig.2016.106955Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 149-166Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 149-1662316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/106955/116774Copyright (c) 2016 Erick Felintohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelinto, Erick2024-03-21T13:30:30Zoai:revistas.usp.br:article/106955Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:30Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko
Mr. Sandman, Bring me a Time Machine: temporality, contingency and genre in Back to the Future and Donnie Darko
title Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko
spellingShingle Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko
Felinto, Erick
Back to the Future
Donnie Darko
temporalidade
contingência
ambiência
ficção científica
Back to the Future
Donnie Darko
temporality
contingency
ambience
science-fiction
title_short Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko
title_full Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko
title_fullStr Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko
title_full_unstemmed Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko
title_sort Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko
author Felinto, Erick
author_facet Felinto, Erick
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felinto, Erick
dc.subject.por.fl_str_mv Back to the Future
Donnie Darko
temporalidade
contingência
ambiência
ficção científica
Back to the Future
Donnie Darko
temporality
contingency
ambience
science-fiction
topic Back to the Future
Donnie Darko
temporalidade
contingência
ambiência
ficção científica
Back to the Future
Donnie Darko
temporality
contingency
ambience
science-fiction
description o objetivo deste trabalho é abordar a questão da temporalidade (como fenômeno cinematográfico e cultural) a partir de dois filmes que, em suas enormes diferenças, encontram-se no terreno comum da temática da viagem no tempo e do drama/comédia adolescente: Back to the Future (Robert Zemeckis, 1985) e Donnie Darko (Richard Kelly, 2001). Partindo das teses de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a problemática do aumento da contingência na experiência pós-moderna, empreende-se uma análise das ambiências temporais geradas nos dois filmes, bem como suas diferentes concepções de tempo e contingência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/106955
10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.106955
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/106955
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.106955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/106955/116774
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Erick Felinto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Erick Felinto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 149-166
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 149-166
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526352396288