Os nomes de Júlio Bressane: jogos de sentido nas conversações cinematográficas
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Data de Publicação: | 2024 |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/214573 |
Resumo: | O artigo analisa as formas com que a nomeação de personagens configura as conversações cinematográficas dos filmes de Júlio Bressane como atos de fala cujo sentido ruma à proliferação de devires e à produção de indecidibilidade. A partir das investigações de Gilles Deleuze e Félix Guattari, desdobramos o estatuto de ato de fala da conversa no cinema, evidenciando o caráter acontecimental do sentido da conversação quando é atravessada pelo ato de nomear. O estudo dos nomes no cinema bressaneano se dá a partir da análise de blocos extraídos dos filmes Brás Cubas (1985) e O mandarim (1995), nos quais o sentido das nomeações expressa uma conversação que preza a tensão entre o já vivido e o ainda por vir. |
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Os nomes de Júlio Bressane: jogos de sentido nas conversações cinematográficasThe names of Júlio Bressane: a play of senses in cinematic conversationsCinematic conversationJúlio BressaneProper nameSemioticsSenseConversação cinematográficaJúlio BressaneNome próprioSemióticaSentidoO artigo analisa as formas com que a nomeação de personagens configura as conversações cinematográficas dos filmes de Júlio Bressane como atos de fala cujo sentido ruma à proliferação de devires e à produção de indecidibilidade. A partir das investigações de Gilles Deleuze e Félix Guattari, desdobramos o estatuto de ato de fala da conversa no cinema, evidenciando o caráter acontecimental do sentido da conversação quando é atravessada pelo ato de nomear. O estudo dos nomes no cinema bressaneano se dá a partir da análise de blocos extraídos dos filmes Brás Cubas (1985) e O mandarim (1995), nos quais o sentido das nomeações expressa uma conversação que preza a tensão entre o já vivido e o ainda por vir.The article analyzes the ways in which the naming of characters shapes the cinematic conversations of Júlio Bressane’s films as speech acts whose sense leads to the proliferation of becoming and the production of undecidability. Based on the research of Gilles Deleuze and Félix Guattari, we unfold the status of speech act of conversation in cinema, highlighting the eventimental character of the sense of conversation when it is crossed by the naming act. The study of names in Bressanean cinema is based on the analysis of blocks extracted from the films Brás Cubas (1985) and O mandarim (1995), in which the sense of nominations expresses a conversation that values tension between the already lived and the yet to come.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2024-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/21457310.11606/issn.2316-7114.sig.2023.214573Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 50 (2023); 1-17Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 50 (2023); 1-172316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/214573/203226Copyright (c) 2023 Lennon Macedo, Bruno Leiteshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, LennonLeites, Bruno2024-03-15T19:03:32Zoai:revistas.usp.br:article/214573Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-15T19:03:32Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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