A TV como reparação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serelle, Márcio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68160
Resumo: A cultura da reparação, em nosso meio televisivo, define-se pela noção, compartilhada socialmente, de que a programação deve compensar a escassez de capital cultural de parte significativa da população, por meio de ações pedagógicas com fundo moral inseridas mesmo nos produtos ficcionais, resultando em um entretenimento fraturado, de realismo peculiar. Interessa-nos, neste artigo, discutir as formas desse realismo, notadamente nas telenovelas, que buscam, entre a verossimilhança e a veracidade, entre a mímesis genérica e o retratismo, seu modo de construir um “espelho erguido ao mundo” , como na conhecida metáfora de Stendhal. Pretende-se, assim, problematizar o merchandising social em algumas ficções televisivas, identificando nelas determinada responsabilidade que parece refutar as próprias potências do entretenimento.
id USP-12_399b48ca4b907ea3d3d5a5277cc9f3d1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/68160
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling A TV como reparaçãoA TV como reparaçãoEntertainmentRealismTelenovelaSocial merchandising.EntretenimentoRealismoTelenovelaMerchandising social.A cultura da reparação, em nosso meio televisivo, define-se pela noção, compartilhada socialmente, de que a programação deve compensar a escassez de capital cultural de parte significativa da população, por meio de ações pedagógicas com fundo moral inseridas mesmo nos produtos ficcionais, resultando em um entretenimento fraturado, de realismo peculiar. Interessa-nos, neste artigo, discutir as formas desse realismo, notadamente nas telenovelas, que buscam, entre a verossimilhança e a veracidade, entre a mímesis genérica e o retratismo, seu modo de construir um “espelho erguido ao mundo” , como na conhecida metáfora de Stendhal. Pretende-se, assim, problematizar o merchandising social em algumas ficções televisivas, identificando nelas determinada responsabilidade que parece refutar as próprias potências do entretenimento.The culture of repair, in Brazilian television scope, it’s defined by the notion, shared socially, that programming should compensate the lack of cultural capital of part of the population through educational actions with a moral background, inserted even in fictional product, resulting in a fractured entertainment, with a peculiar realism. This article discusses the forms of realism, especially in soap operas, which seek, among verisimilitude and truth, between mimesis and general portraiture, his way of building a “mirror built into the world”, as in the familiar metaphor of Stendhal. The aim is to analyse social merchandising in some fiction television, identifying in them a given responsibility that seems to refute the power of entertainment.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6816010.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68160Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 35 (2011); 75-89Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 35 (2011); 75-892316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68160/70713Copyright (c) 2011 Márcio Serellehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSerelle, Márcio2019-04-01T19:51:46Zoai:revistas.usp.br:article/68160Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:51:46Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A TV como reparação
A TV como reparação
title A TV como reparação
spellingShingle A TV como reparação
Serelle, Márcio
Entertainment
Realism
Telenovela
Social merchandising.
Entretenimento
Realismo
Telenovela
Merchandising social.
title_short A TV como reparação
title_full A TV como reparação
title_fullStr A TV como reparação
title_full_unstemmed A TV como reparação
title_sort A TV como reparação
author Serelle, Márcio
author_facet Serelle, Márcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serelle, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Entertainment
Realism
Telenovela
Social merchandising.
Entretenimento
Realismo
Telenovela
Merchandising social.
topic Entertainment
Realism
Telenovela
Social merchandising.
Entretenimento
Realismo
Telenovela
Merchandising social.
description A cultura da reparação, em nosso meio televisivo, define-se pela noção, compartilhada socialmente, de que a programação deve compensar a escassez de capital cultural de parte significativa da população, por meio de ações pedagógicas com fundo moral inseridas mesmo nos produtos ficcionais, resultando em um entretenimento fraturado, de realismo peculiar. Interessa-nos, neste artigo, discutir as formas desse realismo, notadamente nas telenovelas, que buscam, entre a verossimilhança e a veracidade, entre a mímesis genérica e o retratismo, seu modo de construir um “espelho erguido ao mundo” , como na conhecida metáfora de Stendhal. Pretende-se, assim, problematizar o merchandising social em algumas ficções televisivas, identificando nelas determinada responsabilidade que parece refutar as próprias potências do entretenimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68160
10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68160
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68160
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68160/70713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Márcio Serelle
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Márcio Serelle
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 35 (2011); 75-89
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 35 (2011); 75-89
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786686210048