A TV como reparação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68160 |
Resumo: | A cultura da reparação, em nosso meio televisivo, define-se pela noção, compartilhada socialmente, de que a programação deve compensar a escassez de capital cultural de parte significativa da população, por meio de ações pedagógicas com fundo moral inseridas mesmo nos produtos ficcionais, resultando em um entretenimento fraturado, de realismo peculiar. Interessa-nos, neste artigo, discutir as formas desse realismo, notadamente nas telenovelas, que buscam, entre a verossimilhança e a veracidade, entre a mímesis genérica e o retratismo, seu modo de construir um “espelho erguido ao mundo” , como na conhecida metáfora de Stendhal. Pretende-se, assim, problematizar o merchandising social em algumas ficções televisivas, identificando nelas determinada responsabilidade que parece refutar as próprias potências do entretenimento. |
id |
USP-12_399b48ca4b907ea3d3d5a5277cc9f3d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/68160 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TV como reparaçãoA TV como reparaçãoEntertainmentRealismTelenovelaSocial merchandising.EntretenimentoRealismoTelenovelaMerchandising social.A cultura da reparação, em nosso meio televisivo, define-se pela noção, compartilhada socialmente, de que a programação deve compensar a escassez de capital cultural de parte significativa da população, por meio de ações pedagógicas com fundo moral inseridas mesmo nos produtos ficcionais, resultando em um entretenimento fraturado, de realismo peculiar. Interessa-nos, neste artigo, discutir as formas desse realismo, notadamente nas telenovelas, que buscam, entre a verossimilhança e a veracidade, entre a mímesis genérica e o retratismo, seu modo de construir um “espelho erguido ao mundo” , como na conhecida metáfora de Stendhal. Pretende-se, assim, problematizar o merchandising social em algumas ficções televisivas, identificando nelas determinada responsabilidade que parece refutar as próprias potências do entretenimento.The culture of repair, in Brazilian television scope, it’s defined by the notion, shared socially, that programming should compensate the lack of cultural capital of part of the population through educational actions with a moral background, inserted even in fictional product, resulting in a fractured entertainment, with a peculiar realism. This article discusses the forms of realism, especially in soap operas, which seek, among verisimilitude and truth, between mimesis and general portraiture, his way of building a “mirror built into the world”, as in the familiar metaphor of Stendhal. The aim is to analyse social merchandising in some fiction television, identifying in them a given responsibility that seems to refute the power of entertainment.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6816010.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68160Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 35 (2011); 75-89Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 35 (2011); 75-892316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68160/70713Copyright (c) 2011 Márcio Serellehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSerelle, Márcio2019-04-01T19:51:46Zoai:revistas.usp.br:article/68160Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:51:46Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TV como reparação A TV como reparação |
title |
A TV como reparação |
spellingShingle |
A TV como reparação Serelle, Márcio Entertainment Realism Telenovela Social merchandising. Entretenimento Realismo Telenovela Merchandising social. |
title_short |
A TV como reparação |
title_full |
A TV como reparação |
title_fullStr |
A TV como reparação |
title_full_unstemmed |
A TV como reparação |
title_sort |
A TV como reparação |
author |
Serelle, Márcio |
author_facet |
Serelle, Márcio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serelle, Márcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entertainment Realism Telenovela Social merchandising. Entretenimento Realismo Telenovela Merchandising social. |
topic |
Entertainment Realism Telenovela Social merchandising. Entretenimento Realismo Telenovela Merchandising social. |
description |
A cultura da reparação, em nosso meio televisivo, define-se pela noção, compartilhada socialmente, de que a programação deve compensar a escassez de capital cultural de parte significativa da população, por meio de ações pedagógicas com fundo moral inseridas mesmo nos produtos ficcionais, resultando em um entretenimento fraturado, de realismo peculiar. Interessa-nos, neste artigo, discutir as formas desse realismo, notadamente nas telenovelas, que buscam, entre a verossimilhança e a veracidade, entre a mímesis genérica e o retratismo, seu modo de construir um “espelho erguido ao mundo” , como na conhecida metáfora de Stendhal. Pretende-se, assim, problematizar o merchandising social em algumas ficções televisivas, identificando nelas determinada responsabilidade que parece refutar as próprias potências do entretenimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68160 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68160 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68160 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68160/70713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Márcio Serelle http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Márcio Serelle http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 35 (2011); 75-89 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 35 (2011); 75-89 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786686210048 |