Humanidad y critica de Harun Farocki: un análisis de los temas recurrentes en el montaje de la película documental Imágenes de prisión

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Anna, Antonio Carlos Vargas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Person, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160132
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o documentário do cineasta Harun Farocki, Imagens da prisão, e identifica seis conjuntos de imagens recorrentes que foram organizados em blocos temáticos: “Corpo disciplinado”, “Corpo oprimido”, “Corpo vigiado”, “A tecnologia como instrumento de dessubjetivação”, “Trabalho e prisão” e “O desejo”. Essa estruturação permitiu uma compreensão do seu pensamento poético e intelectual, evidenciando não apenas a sensibilidade e caráter inovador da estrutura formal de seu trabalho, mas, sobretudo, uma dimensão crítica e humana que adquire especial relevância nos dias atuais. O artigo evidencia o raciocínio do artista ao relacionar a produção das imagens na sociedade contemporânea e o processo de desumanização, que se encontra tanto nos meios de produção quanto no encarceramento.
id USP-45_e0eaa229cbd8e4aecafda317433beff4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/160132
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Humanidad y critica de Harun Farocki: un análisis de los temas recurrentes en el montaje de la película documental Imágenes de prisiónHumanity and criticism by Harun Farocki: an analysis of recurring themes in the montage of the documentary Prison ImagesHumanidade e crítica de Harun Farocki: uma análise dos temas recorrentes na montagem do documentário Imagens da prisãoHarun FarockiImagesPrisonHumanityHarun FarockiimágenesprisiónhumanidadHarun FarockiimagensprisãohumanidadeEste artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o documentário do cineasta Harun Farocki, Imagens da prisão, e identifica seis conjuntos de imagens recorrentes que foram organizados em blocos temáticos: “Corpo disciplinado”, “Corpo oprimido”, “Corpo vigiado”, “A tecnologia como instrumento de dessubjetivação”, “Trabalho e prisão” e “O desejo”. Essa estruturação permitiu uma compreensão do seu pensamento poético e intelectual, evidenciando não apenas a sensibilidade e caráter inovador da estrutura formal de seu trabalho, mas, sobretudo, uma dimensão crítica e humana que adquire especial relevância nos dias atuais. O artigo evidencia o raciocínio do artista ao relacionar a produção das imagens na sociedade contemporânea e o processo de desumanização, que se encontra tanto nos meios de produção quanto no encarceramento.Este artículo presenta una investigación acerca de la película documental de Harun Farocki, Imágenes de prisión, y identifica seis grupos de imágenes, organizados en temas: “Cuerpo disciplinado”, “Cuerpo oprimido”, “Cuerpo vigilado”, “La tecnología cómo herramienta de dessubjetificación”, “Trabajo y cárcel” y “El deseo”. Esa estructura hizo posible una comprensión de su pensamiento poético y intelectual, poniendo de relieve no sólo su sensibilidad y el carácter innovador de la estructura formal de su trabajo, sino también su dimensión crítica y humana, que gana posición destacada hoy en día. El artículo resalta el raciocino de Farocki en la creación de relaciones entre la producción de imágenes en la sociedad contemporánea y la deshumanización de los medios de producción y de la encarcelación.This article presents the results of an investigation on the documentary Prison Images, by filmmaker Harun Farocki, and defines its recurring images, organized into the following thematic groups: “Disciplinary Body,” “Oppressed Body,” “Guarded Body,” “Technology as a Tool for Desubjectification,” “Work and Oppression,” and “Desire.” Such structure allowed to reach an understanding of Farocki’s poetic and intellectual thought by revealing the sensitivity and innovative character of the formal structure of his work. In addition, it unraveled a critical and human dimension which becomes especially relevant nowadays. This article focuses the logic behind the relation stablished by Farocki between the production of images in contemporary society and the process of dehumanization, found both in the means of production and in imprisonment.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/16013210.11606/issn.2178-0447.ars.2020.160132ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 79 - 105ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 79 - 105ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 79 - 1052178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160132/160469Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Vargas Sant'Anna, Flávia Personinfo:eu-repo/semantics/openAccessSant'Anna, Antonio Carlos VargasPerson, Flávia2020-05-21T12:12:41Zoai:revistas.usp.br:article/160132Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-05-21T12:12:41ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Humanidad y critica de Harun Farocki: un análisis de los temas recurrentes en el montaje de la película documental Imágenes de prisión
Humanity and criticism by Harun Farocki: an analysis of recurring themes in the montage of the documentary Prison Images
Humanidade e crítica de Harun Farocki: uma análise dos temas recorrentes na montagem do documentário Imagens da prisão
title Humanidad y critica de Harun Farocki: un análisis de los temas recurrentes en el montaje de la película documental Imágenes de prisión
spellingShingle Humanidad y critica de Harun Farocki: un análisis de los temas recurrentes en el montaje de la película documental Imágenes de prisión
Sant'Anna, Antonio Carlos Vargas
Harun Farocki
Images
Prison
Humanity
Harun Farocki
imágenes
prisión
humanidad
Harun Farocki
imagens
prisão
humanidade
title_short Humanidad y critica de Harun Farocki: un análisis de los temas recurrentes en el montaje de la película documental Imágenes de prisión
title_full Humanidad y critica de Harun Farocki: un análisis de los temas recurrentes en el montaje de la película documental Imágenes de prisión
title_fullStr Humanidad y critica de Harun Farocki: un análisis de los temas recurrentes en el montaje de la película documental Imágenes de prisión
title_full_unstemmed Humanidad y critica de Harun Farocki: un análisis de los temas recurrentes en el montaje de la película documental Imágenes de prisión
title_sort Humanidad y critica de Harun Farocki: un análisis de los temas recurrentes en el montaje de la película documental Imágenes de prisión
author Sant'Anna, Antonio Carlos Vargas
author_facet Sant'Anna, Antonio Carlos Vargas
Person, Flávia
author_role author
author2 Person, Flávia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Anna, Antonio Carlos Vargas
Person, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Harun Farocki
Images
Prison
Humanity
Harun Farocki
imágenes
prisión
humanidad
Harun Farocki
imagens
prisão
humanidade
topic Harun Farocki
Images
Prison
Humanity
Harun Farocki
imágenes
prisión
humanidad
Harun Farocki
imagens
prisão
humanidade
description Este artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o documentário do cineasta Harun Farocki, Imagens da prisão, e identifica seis conjuntos de imagens recorrentes que foram organizados em blocos temáticos: “Corpo disciplinado”, “Corpo oprimido”, “Corpo vigiado”, “A tecnologia como instrumento de dessubjetivação”, “Trabalho e prisão” e “O desejo”. Essa estruturação permitiu uma compreensão do seu pensamento poético e intelectual, evidenciando não apenas a sensibilidade e caráter inovador da estrutura formal de seu trabalho, mas, sobretudo, uma dimensão crítica e humana que adquire especial relevância nos dias atuais. O artigo evidencia o raciocínio do artista ao relacionar a produção das imagens na sociedade contemporânea e o processo de desumanização, que se encontra tanto nos meios de produção quanto no encarceramento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160132
10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.160132
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160132
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.160132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160132/160469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Vargas Sant'Anna, Flávia Person
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Vargas Sant'Anna, Flávia Person
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 79 - 105
ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 79 - 105
ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 79 - 105
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293122375680