Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Denize Correa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65599
Resumo: O objetivo deste ensaio é investigar como a ambigüidade do texto-colagem Las Meninas, de Valência Xavier e Rones Dumke, funciona em seu "escrever com textos"(Landow). Minha hipótese é de que o uso deliberado da ambigüidade ou problematiza ou "brinca" com os elementos hierárquicos. Ou ambos. O trabalho de Xavier-Dumke é um texto híbrido, composto de três contos que interagem com Las Meninas de Velásquez e criam interfaces verbais e não-verbais, sem procurar escrever sobre o original, mas sim escrevendo junto com esse. Se o original de Velázquez já questiona a natureza da representação, o texto aqui analisado também o faz, duplamente, desconstruindo os valores tradicionais da Corte. A leitura que proponho evidencia a "estética da hipervenção", gerando uma auto-reflexividade, aqui abordada com base nos conceitos e teorias pós-colonialistas e pós-modernistas de Ihab Hassan, Fredric Jameson, Lucia Santaella e George Landow.
id USP-12_408c044fba15fcdda31df36c8e2d35d1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/65599
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitadosReferentes clonados ou corpos ambiguamente habitados"aesthetics o f hypervention"Self-reflexivityHybrid text"Estética da hipervenção"Auto-reflexividadeTexto híbrido.O objetivo deste ensaio é investigar como a ambigüidade do texto-colagem Las Meninas, de Valência Xavier e Rones Dumke, funciona em seu "escrever com textos"(Landow). Minha hipótese é de que o uso deliberado da ambigüidade ou problematiza ou "brinca" com os elementos hierárquicos. Ou ambos. O trabalho de Xavier-Dumke é um texto híbrido, composto de três contos que interagem com Las Meninas de Velásquez e criam interfaces verbais e não-verbais, sem procurar escrever sobre o original, mas sim escrevendo junto com esse. Se o original de Velázquez já questiona a natureza da representação, o texto aqui analisado também o faz, duplamente, desconstruindo os valores tradicionais da Corte. A leitura que proponho evidencia a "estética da hipervenção", gerando uma auto-reflexividade, aqui abordada com base nos conceitos e teorias pós-colonialistas e pós-modernistas de Ihab Hassan, Fredric Jameson, Lucia Santaella e George Landow.This essay intends to investigate how ambiguity in Valência Xavier and Rones Dumke's collage-text entitled Las Meninas works within its "writing with texts" (Landow). My hypothesis is thaf'the use of ambiguity either problematizes or "plays" with hierarchical elements. Or both. Xavier-Dumke's composite is a hybrid text, integrating a visual parody and three short stories that interact with Velázquez' Las Meninas and create verbal and non·verbal interfaces. Ifthe original by Velázquez already questions the nature of representation, the text analized here does it too, deconstructing traditional values. The reading I propose emphasizes the "hipervention aesthetics", contributing to a self reflexivity studied here through the postcolonialist and postmodemist concepts and theories by Ihab Hass~n·; Fredric Jameson, Lucia Santaella and George Landow.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6559910.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65599Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 31 No. 22 (2004); 149-164Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 31 n. 22 (2004); 149-1642316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65599/68209Copyright (c) 2004 Denize Correa Araujohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Denize Correa2019-04-01T20:07:12Zoai:revistas.usp.br:article/65599Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:07:12Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados
Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados
title Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados
spellingShingle Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados
Araujo, Denize Correa
"aesthetics o f hypervention"
Self-reflexivity
Hybrid text
"Estética da hipervenção"
Auto-reflexividade
Texto híbrido.
title_short Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados
title_full Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados
title_fullStr Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados
title_full_unstemmed Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados
title_sort Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados
author Araujo, Denize Correa
author_facet Araujo, Denize Correa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Denize Correa
dc.subject.por.fl_str_mv "aesthetics o f hypervention"
Self-reflexivity
Hybrid text
"Estética da hipervenção"
Auto-reflexividade
Texto híbrido.
topic "aesthetics o f hypervention"
Self-reflexivity
Hybrid text
"Estética da hipervenção"
Auto-reflexividade
Texto híbrido.
description O objetivo deste ensaio é investigar como a ambigüidade do texto-colagem Las Meninas, de Valência Xavier e Rones Dumke, funciona em seu "escrever com textos"(Landow). Minha hipótese é de que o uso deliberado da ambigüidade ou problematiza ou "brinca" com os elementos hierárquicos. Ou ambos. O trabalho de Xavier-Dumke é um texto híbrido, composto de três contos que interagem com Las Meninas de Velásquez e criam interfaces verbais e não-verbais, sem procurar escrever sobre o original, mas sim escrevendo junto com esse. Se o original de Velázquez já questiona a natureza da representação, o texto aqui analisado também o faz, duplamente, desconstruindo os valores tradicionais da Corte. A leitura que proponho evidencia a "estética da hipervenção", gerando uma auto-reflexividade, aqui abordada com base nos conceitos e teorias pós-colonialistas e pós-modernistas de Ihab Hassan, Fredric Jameson, Lucia Santaella e George Landow.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65599
10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65599
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65599
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65599/68209
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2004 Denize Correa Araujo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2004 Denize Correa Araujo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 31 No. 22 (2004); 149-164
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 31 n. 22 (2004); 149-164
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786129416192