Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2004 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Significação (Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65599 |
Summary: | O objetivo deste ensaio é investigar como a ambigüidade do texto-colagem Las Meninas, de Valência Xavier e Rones Dumke, funciona em seu "escrever com textos"(Landow). Minha hipótese é de que o uso deliberado da ambigüidade ou problematiza ou "brinca" com os elementos hierárquicos. Ou ambos. O trabalho de Xavier-Dumke é um texto híbrido, composto de três contos que interagem com Las Meninas de Velásquez e criam interfaces verbais e não-verbais, sem procurar escrever sobre o original, mas sim escrevendo junto com esse. Se o original de Velázquez já questiona a natureza da representação, o texto aqui analisado também o faz, duplamente, desconstruindo os valores tradicionais da Corte. A leitura que proponho evidencia a "estética da hipervenção", gerando uma auto-reflexividade, aqui abordada com base nos conceitos e teorias pós-colonialistas e pós-modernistas de Ihab Hassan, Fredric Jameson, Lucia Santaella e George Landow. |
id |
USP-12_408c044fba15fcdda31df36c8e2d35d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/65599 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitadosReferentes clonados ou corpos ambiguamente habitados"aesthetics o f hypervention"Self-reflexivityHybrid text"Estética da hipervenção"Auto-reflexividadeTexto híbrido.O objetivo deste ensaio é investigar como a ambigüidade do texto-colagem Las Meninas, de Valência Xavier e Rones Dumke, funciona em seu "escrever com textos"(Landow). Minha hipótese é de que o uso deliberado da ambigüidade ou problematiza ou "brinca" com os elementos hierárquicos. Ou ambos. O trabalho de Xavier-Dumke é um texto híbrido, composto de três contos que interagem com Las Meninas de Velásquez e criam interfaces verbais e não-verbais, sem procurar escrever sobre o original, mas sim escrevendo junto com esse. Se o original de Velázquez já questiona a natureza da representação, o texto aqui analisado também o faz, duplamente, desconstruindo os valores tradicionais da Corte. A leitura que proponho evidencia a "estética da hipervenção", gerando uma auto-reflexividade, aqui abordada com base nos conceitos e teorias pós-colonialistas e pós-modernistas de Ihab Hassan, Fredric Jameson, Lucia Santaella e George Landow.This essay intends to investigate how ambiguity in Valência Xavier and Rones Dumke's collage-text entitled Las Meninas works within its "writing with texts" (Landow). My hypothesis is thaf'the use of ambiguity either problematizes or "plays" with hierarchical elements. Or both. Xavier-Dumke's composite is a hybrid text, integrating a visual parody and three short stories that interact with Velázquez' Las Meninas and create verbal and non·verbal interfaces. Ifthe original by Velázquez already questions the nature of representation, the text analized here does it too, deconstructing traditional values. The reading I propose emphasizes the "hipervention aesthetics", contributing to a self reflexivity studied here through the postcolonialist and postmodemist concepts and theories by Ihab Hass~n·; Fredric Jameson, Lucia Santaella and George Landow.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6559910.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65599Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 31 No. 22 (2004); 149-164Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 31 n. 22 (2004); 149-1642316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65599/68209Copyright (c) 2004 Denize Correa Araujohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Denize Correa2019-04-01T20:07:12Zoai:revistas.usp.br:article/65599Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:07:12Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados |
title |
Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados |
spellingShingle |
Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados Araujo, Denize Correa "aesthetics o f hypervention" Self-reflexivity Hybrid text "Estética da hipervenção" Auto-reflexividade Texto híbrido. |
title_short |
Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados |
title_full |
Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados |
title_fullStr |
Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados |
title_full_unstemmed |
Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados |
title_sort |
Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados |
author |
Araujo, Denize Correa |
author_facet |
Araujo, Denize Correa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Denize Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
"aesthetics o f hypervention" Self-reflexivity Hybrid text "Estética da hipervenção" Auto-reflexividade Texto híbrido. |
topic |
"aesthetics o f hypervention" Self-reflexivity Hybrid text "Estética da hipervenção" Auto-reflexividade Texto híbrido. |
description |
O objetivo deste ensaio é investigar como a ambigüidade do texto-colagem Las Meninas, de Valência Xavier e Rones Dumke, funciona em seu "escrever com textos"(Landow). Minha hipótese é de que o uso deliberado da ambigüidade ou problematiza ou "brinca" com os elementos hierárquicos. Ou ambos. O trabalho de Xavier-Dumke é um texto híbrido, composto de três contos que interagem com Las Meninas de Velásquez e criam interfaces verbais e não-verbais, sem procurar escrever sobre o original, mas sim escrevendo junto com esse. Se o original de Velázquez já questiona a natureza da representação, o texto aqui analisado também o faz, duplamente, desconstruindo os valores tradicionais da Corte. A leitura que proponho evidencia a "estética da hipervenção", gerando uma auto-reflexividade, aqui abordada com base nos conceitos e teorias pós-colonialistas e pós-modernistas de Ihab Hassan, Fredric Jameson, Lucia Santaella e George Landow. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65599 10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65599 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65599 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65599/68209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2004 Denize Correa Araujo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2004 Denize Correa Araujo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 31 No. 22 (2004); 149-164 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 31 n. 22 (2004); 149-164 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786129416192 |