As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Mariana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137394
Resumo: Este artigo examina a relação entre as narrativas de causalidade mínima e a construção dos espaços e enquadramentos de corpos e paisagens nos dois primeiros longas-metragens de Lynne Ramsay, Ratcatcher (1999) e Morvern Callar (2002). Busca-se analisar como os filmes põem em cena os efeitos do trauma a partir de uma estética que privilegia o uso não convencional da escala e do movimento. Desse modo, a análise sugere que as escolhas estéticas de Ramsay, ao retratar narrativas minimalistas, criam paisagens afetivas a partir da experiência sensorial e corpórea dos filmes. Propõe-se que o cinema de Ramsay privilegia uma matriz estética do íntimo e do detalhe do cotidiano, que possibilita o surgimento do afeto e revela sua potência poética e política.
id USP-12_439edf5515d1de1360cba77d52950d95
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/137394
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
spelling As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de RamsayThe forms of materiality: frame, scale and affect in Ramsay’s cinemaLynne RamsaymaterialityaffectLynne RamsaymaterialidadeafetoEste artigo examina a relação entre as narrativas de causalidade mínima e a construção dos espaços e enquadramentos de corpos e paisagens nos dois primeiros longas-metragens de Lynne Ramsay, Ratcatcher (1999) e Morvern Callar (2002). Busca-se analisar como os filmes põem em cena os efeitos do trauma a partir de uma estética que privilegia o uso não convencional da escala e do movimento. Desse modo, a análise sugere que as escolhas estéticas de Ramsay, ao retratar narrativas minimalistas, criam paisagens afetivas a partir da experiência sensorial e corpórea dos filmes. Propõe-se que o cinema de Ramsay privilegia uma matriz estética do íntimo e do detalhe do cotidiano, que possibilita o surgimento do afeto e revela sua potência poética e política.This article examines the relationship between narratives of minimum causality and the construction of spaces and framing of bodies and landscapes in Lynne Ramsay’s first two feature-length films, Ratcatcher (1999) and Morvern Callar (2002). It analyzes how the films portray the effects of trauma with aesthetic strategies that prioritizes the unconventional use of scale and movement. Hence, the analysis suggests that Ramsay’s aesthetic choices in depicting minimalist narratives create affective landscapes from the sensorial and embodied experience of the films. It contends that these films favor an aesthetic dimension of everyday details and intimacy, thus allowing the materialization of affect and revealing its poetic and politic force.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13739410.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 96-112Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 96-1122316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137394/139611Copyright (c) 2018 Mariana Cunhahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Mariana2024-03-21T13:28:44Zoai:revistas.usp.br:article/137394Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:44Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
The forms of materiality: frame, scale and affect in Ramsay’s cinema
title As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
spellingShingle As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
Cunha, Mariana
Lynne Ramsay
materiality
affect
Lynne Ramsay
materialidade
afeto
Cunha, Mariana
Lynne Ramsay
materiality
affect
Lynne Ramsay
materialidade
afeto
title_short As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
title_full As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
title_fullStr As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
title_full_unstemmed As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
title_sort As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
author Cunha, Mariana
author_facet Cunha, Mariana
Cunha, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Lynne Ramsay
materiality
affect
Lynne Ramsay
materialidade
afeto
topic Lynne Ramsay
materiality
affect
Lynne Ramsay
materialidade
afeto
description Este artigo examina a relação entre as narrativas de causalidade mínima e a construção dos espaços e enquadramentos de corpos e paisagens nos dois primeiros longas-metragens de Lynne Ramsay, Ratcatcher (1999) e Morvern Callar (2002). Busca-se analisar como os filmes põem em cena os efeitos do trauma a partir de uma estética que privilegia o uso não convencional da escala e do movimento. Desse modo, a análise sugere que as escolhas estéticas de Ramsay, ao retratar narrativas minimalistas, criam paisagens afetivas a partir da experiência sensorial e corpórea dos filmes. Propõe-se que o cinema de Ramsay privilegia uma matriz estética do íntimo e do detalhe do cotidiano, que possibilita o surgimento do afeto e revela sua potência poética e política.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137394
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137394
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137394/139611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Mariana Cunha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Mariana Cunha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 96-112
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 96-112
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1822183167877971968
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394