As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137394 |
Resumo: | Este artigo examina a relação entre as narrativas de causalidade mínima e a construção dos espaços e enquadramentos de corpos e paisagens nos dois primeiros longas-metragens de Lynne Ramsay, Ratcatcher (1999) e Morvern Callar (2002). Busca-se analisar como os filmes põem em cena os efeitos do trauma a partir de uma estética que privilegia o uso não convencional da escala e do movimento. Desse modo, a análise sugere que as escolhas estéticas de Ramsay, ao retratar narrativas minimalistas, criam paisagens afetivas a partir da experiência sensorial e corpórea dos filmes. Propõe-se que o cinema de Ramsay privilegia uma matriz estética do íntimo e do detalhe do cotidiano, que possibilita o surgimento do afeto e revela sua potência poética e política. |
id |
USP-12_439edf5515d1de1360cba77d52950d95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/137394 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
spelling |
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de RamsayThe forms of materiality: frame, scale and affect in Ramsay’s cinemaLynne RamsaymaterialityaffectLynne RamsaymaterialidadeafetoEste artigo examina a relação entre as narrativas de causalidade mínima e a construção dos espaços e enquadramentos de corpos e paisagens nos dois primeiros longas-metragens de Lynne Ramsay, Ratcatcher (1999) e Morvern Callar (2002). Busca-se analisar como os filmes põem em cena os efeitos do trauma a partir de uma estética que privilegia o uso não convencional da escala e do movimento. Desse modo, a análise sugere que as escolhas estéticas de Ramsay, ao retratar narrativas minimalistas, criam paisagens afetivas a partir da experiência sensorial e corpórea dos filmes. Propõe-se que o cinema de Ramsay privilegia uma matriz estética do íntimo e do detalhe do cotidiano, que possibilita o surgimento do afeto e revela sua potência poética e política.This article examines the relationship between narratives of minimum causality and the construction of spaces and framing of bodies and landscapes in Lynne Ramsay’s first two feature-length films, Ratcatcher (1999) and Morvern Callar (2002). It analyzes how the films portray the effects of trauma with aesthetic strategies that prioritizes the unconventional use of scale and movement. Hence, the analysis suggests that Ramsay’s aesthetic choices in depicting minimalist narratives create affective landscapes from the sensorial and embodied experience of the films. It contends that these films favor an aesthetic dimension of everyday details and intimacy, thus allowing the materialization of affect and revealing its poetic and politic force.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13739410.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 96-112Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 96-1122316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137394/139611Copyright (c) 2018 Mariana Cunhahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Mariana2024-03-21T13:28:44Zoai:revistas.usp.br:article/137394Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:44Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay The forms of materiality: frame, scale and affect in Ramsay’s cinema |
title |
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay |
spellingShingle |
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay Cunha, Mariana Lynne Ramsay materiality affect Lynne Ramsay materialidade afeto Cunha, Mariana Lynne Ramsay materiality affect Lynne Ramsay materialidade afeto |
title_short |
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay |
title_full |
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay |
title_fullStr |
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay |
title_full_unstemmed |
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay |
title_sort |
As formas da materialidade: quadro, escala e afeto no cinema de Ramsay |
author |
Cunha, Mariana |
author_facet |
Cunha, Mariana Cunha, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lynne Ramsay materiality affect Lynne Ramsay materialidade afeto |
topic |
Lynne Ramsay materiality affect Lynne Ramsay materialidade afeto |
description |
Este artigo examina a relação entre as narrativas de causalidade mínima e a construção dos espaços e enquadramentos de corpos e paisagens nos dois primeiros longas-metragens de Lynne Ramsay, Ratcatcher (1999) e Morvern Callar (2002). Busca-se analisar como os filmes põem em cena os efeitos do trauma a partir de uma estética que privilegia o uso não convencional da escala e do movimento. Desse modo, a análise sugere que as escolhas estéticas de Ramsay, ao retratar narrativas minimalistas, criam paisagens afetivas a partir da experiência sensorial e corpórea dos filmes. Propõe-se que o cinema de Ramsay privilegia uma matriz estética do íntimo e do detalhe do cotidiano, que possibilita o surgimento do afeto e revela sua potência poética e política. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137394 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137394 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137394/139611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Mariana Cunha http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Mariana Cunha http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 96-112 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 96-112 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1822183167877971968 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.137394 |