Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Truz, Alice Dubina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70909
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa histórica sobre as atividades e as produções de Emílio Guimarães em Porto Alegre, em 1911 e 1912, como cinegrafista do cinejornal Recreio Ideal-Jornal, financiado pelo cinema homônimo, e repórter fotográfico da revista ilustrada Kodak. O objetivo é contribuir para uma maior compreensão dos processos e das práticas de produção visual e, em particular, cinematográficas, na década de 1910, evidenciando algumas das relações que interligaram a imprensa, a fotografia e o cinema no Brasil da República Velha.
id USP-12_48ffa197e56817237e9dadcdba414f66
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/70909
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910History of Brazilian cinemaNewsreelCinematographic exhibitionHistória do cinema brasileiroCinejornalExibição cinematográficaEste artigo apresenta uma pesquisa histórica sobre as atividades e as produções de Emílio Guimarães em Porto Alegre, em 1911 e 1912, como cinegrafista do cinejornal Recreio Ideal-Jornal, financiado pelo cinema homônimo, e repórter fotográfico da revista ilustrada Kodak. O objetivo é contribuir para uma maior compreensão dos processos e das práticas de produção visual e, em particular, cinematográficas, na década de 1910, evidenciando algumas das relações que interligaram a imprensa, a fotografia e o cinema no Brasil da República Velha.This paper presents a historical research on the activities and productions of Emílio Guimarães in Porto Alegre, in 1911 and 1912, as a cameraman for newsreel Recreio Ideal-Jornal, funded by the eponymous movie theater, and photojournalist of the illustrated magazine Kodak. The goal is to contribute to a better understanding of the processes and practices of visual production and, in particular, film production, in the 1910s, showing some of the relations that connected press, photography and filmmaking in Old Republic in Brazil.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7090910.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70909Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 36 (2011); 55-85Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 36 (2011); 55-852316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70909/73805Copyright (c) 2011 Alice Dubina Truzhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTruz, Alice Dubina2019-04-01T19:50:42Zoai:revistas.usp.br:article/70909Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:50:42Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910
Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910
title Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910
spellingShingle Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910
Truz, Alice Dubina
History of Brazilian cinema
Newsreel
Cinematographic exhibition
História do cinema brasileiro
Cinejornal
Exibição cinematográfica
title_short Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910
title_full Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910
title_fullStr Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910
title_full_unstemmed Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910
title_sort Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910
author Truz, Alice Dubina
author_facet Truz, Alice Dubina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Truz, Alice Dubina
dc.subject.por.fl_str_mv History of Brazilian cinema
Newsreel
Cinematographic exhibition
História do cinema brasileiro
Cinejornal
Exibição cinematográfica
topic History of Brazilian cinema
Newsreel
Cinematographic exhibition
História do cinema brasileiro
Cinejornal
Exibição cinematográfica
description Este artigo apresenta uma pesquisa histórica sobre as atividades e as produções de Emílio Guimarães em Porto Alegre, em 1911 e 1912, como cinegrafista do cinejornal Recreio Ideal-Jornal, financiado pelo cinema homônimo, e repórter fotográfico da revista ilustrada Kodak. O objetivo é contribuir para uma maior compreensão dos processos e das práticas de produção visual e, em particular, cinematográficas, na década de 1910, evidenciando algumas das relações que interligaram a imprensa, a fotografia e o cinema no Brasil da República Velha.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70909
10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70909
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70909
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70909/73805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Alice Dubina Truz
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Alice Dubina Truz
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 36 (2011); 55-85
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 36 (2011); 55-85
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786699841536