Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70909 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa histórica sobre as atividades e as produções de Emílio Guimarães em Porto Alegre, em 1911 e 1912, como cinegrafista do cinejornal Recreio Ideal-Jornal, financiado pelo cinema homônimo, e repórter fotográfico da revista ilustrada Kodak. O objetivo é contribuir para uma maior compreensão dos processos e das práticas de produção visual e, em particular, cinematográficas, na década de 1910, evidenciando algumas das relações que interligaram a imprensa, a fotografia e o cinema no Brasil da República Velha. |
id |
USP-12_48ffa197e56817237e9dadcdba414f66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/70909 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910History of Brazilian cinemaNewsreelCinematographic exhibitionHistória do cinema brasileiroCinejornalExibição cinematográficaEste artigo apresenta uma pesquisa histórica sobre as atividades e as produções de Emílio Guimarães em Porto Alegre, em 1911 e 1912, como cinegrafista do cinejornal Recreio Ideal-Jornal, financiado pelo cinema homônimo, e repórter fotográfico da revista ilustrada Kodak. O objetivo é contribuir para uma maior compreensão dos processos e das práticas de produção visual e, em particular, cinematográficas, na década de 1910, evidenciando algumas das relações que interligaram a imprensa, a fotografia e o cinema no Brasil da República Velha.This paper presents a historical research on the activities and productions of Emílio Guimarães in Porto Alegre, in 1911 and 1912, as a cameraman for newsreel Recreio Ideal-Jornal, funded by the eponymous movie theater, and photojournalist of the illustrated magazine Kodak. The goal is to contribute to a better understanding of the processes and practices of visual production and, in particular, film production, in the 1910s, showing some of the relations that connected press, photography and filmmaking in Old Republic in Brazil.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7090910.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70909Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 36 (2011); 55-85Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 36 (2011); 55-852316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70909/73805Copyright (c) 2011 Alice Dubina Truzhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTruz, Alice Dubina2019-04-01T19:50:42Zoai:revistas.usp.br:article/70909Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:50:42Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910 Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910 |
title |
Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910 |
spellingShingle |
Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910 Truz, Alice Dubina History of Brazilian cinema Newsreel Cinematographic exhibition História do cinema brasileiro Cinejornal Exibição cinematográfica |
title_short |
Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910 |
title_full |
Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910 |
title_fullStr |
Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910 |
title_full_unstemmed |
Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910 |
title_sort |
Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910 |
author |
Truz, Alice Dubina |
author_facet |
Truz, Alice Dubina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Truz, Alice Dubina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
History of Brazilian cinema Newsreel Cinematographic exhibition História do cinema brasileiro Cinejornal Exibição cinematográfica |
topic |
History of Brazilian cinema Newsreel Cinematographic exhibition História do cinema brasileiro Cinejornal Exibição cinematográfica |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa histórica sobre as atividades e as produções de Emílio Guimarães em Porto Alegre, em 1911 e 1912, como cinegrafista do cinejornal Recreio Ideal-Jornal, financiado pelo cinema homônimo, e repórter fotográfico da revista ilustrada Kodak. O objetivo é contribuir para uma maior compreensão dos processos e das práticas de produção visual e, em particular, cinematográficas, na década de 1910, evidenciando algumas das relações que interligaram a imprensa, a fotografia e o cinema no Brasil da República Velha. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70909 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70909 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70909 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70909/73805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alice Dubina Truz http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alice Dubina Truz http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 36 (2011); 55-85 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 36 (2011); 55-85 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786699841536 |