68 as a flash in the pan: the point of view of the montage (In the intense now, by João Moreira Salles)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/156119 |
Resumo: | O ensaio busca analisar o filme No intenso agora (2017), de João Moreira Salles, interrogando o sentido da revisitação de Maio de 1968. Busca também compreender as relações entre o ponto de vista construído pelo filme brasileiro, a partir de cenas de outros filmes, e os protestos de junho de 2013. |
id |
USP-12_6262fae513223c7a16760c86efc22099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/156119 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
68 as a flash in the pan: the point of view of the montage (In the intense now, by João Moreira Salles)O fogo de palha de 68: o ponto de vista da montagem em No intenso agoracinema e políticamaio de 1968junho de 2013No intenso agoracinema and politicsMay 1968June 2013In the intense nowO ensaio busca analisar o filme No intenso agora (2017), de João Moreira Salles, interrogando o sentido da revisitação de Maio de 1968. Busca também compreender as relações entre o ponto de vista construído pelo filme brasileiro, a partir de cenas de outros filmes, e os protestos de junho de 2013.This essay seeks to analyze the film In the intense now, by João Moreira Salles (2017), questioning the meaning of the revision of May 1968. It also seeks to interrogate the relations between the 2013 Brazilian protests of June and the point of view constructed by the film with scenes of other films.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/15611910.11606/issn.2316-7114.sig.2020.156119Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 278-296Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 278-2962316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/156119/160506https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/156119/161053Copyright (c) 2020 Ana Paula Sá e Souza Pachecohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Ana Paula Sá e Souza2020-06-26T20:42:49Zoai:revistas.usp.br:article/156119Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:42:49Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
68 as a flash in the pan: the point of view of the montage (In the intense now, by João Moreira Salles) O fogo de palha de 68: o ponto de vista da montagem em No intenso agora |
title |
68 as a flash in the pan: the point of view of the montage (In the intense now, by João Moreira Salles) |
spellingShingle |
68 as a flash in the pan: the point of view of the montage (In the intense now, by João Moreira Salles) Pacheco, Ana Paula Sá e Souza cinema e política maio de 1968 junho de 2013 No intenso agora cinema and politics May 1968 June 2013 In the intense now |
title_short |
68 as a flash in the pan: the point of view of the montage (In the intense now, by João Moreira Salles) |
title_full |
68 as a flash in the pan: the point of view of the montage (In the intense now, by João Moreira Salles) |
title_fullStr |
68 as a flash in the pan: the point of view of the montage (In the intense now, by João Moreira Salles) |
title_full_unstemmed |
68 as a flash in the pan: the point of view of the montage (In the intense now, by João Moreira Salles) |
title_sort |
68 as a flash in the pan: the point of view of the montage (In the intense now, by João Moreira Salles) |
author |
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza |
author_facet |
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema e política maio de 1968 junho de 2013 No intenso agora cinema and politics May 1968 June 2013 In the intense now |
topic |
cinema e política maio de 1968 junho de 2013 No intenso agora cinema and politics May 1968 June 2013 In the intense now |
description |
O ensaio busca analisar o filme No intenso agora (2017), de João Moreira Salles, interrogando o sentido da revisitação de Maio de 1968. Busca também compreender as relações entre o ponto de vista construído pelo filme brasileiro, a partir de cenas de outros filmes, e os protestos de junho de 2013. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/156119 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.156119 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/156119 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.156119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/156119/160506 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/156119/161053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Paula Sá e Souza Pacheco http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Paula Sá e Souza Pacheco http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 278-296 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 278-296 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713788267462656 |