Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Patrícia Furtado Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103446
Resumo: Diante da falta de imagens das torturas praticadas durante a ditadura militar brasileira, quais as estratégias usadas por Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, para transformar em experiência sensível essa ausência? Exibido em 1984, no início do processo de redemocratização, o filme elabora memórias sufocadas pela repressão. Nesse artigo, propomos uma análise minuciosa das imagens e falas que remetem à tortura. Para dar um sentido renovado aos testemunhos e aos registros que restam da época, retomados no filme, fomos em busca de documentos da polícia política que se referem aos personagens que o regime procurou tornar invisíveis.  
id USP-12_69287d0ff9ffbca51544100f9f37e561
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103446
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.Lacking images: torture on documentary about the Brazilian military dictatorship .DictatorshipDocumentaryArchivesditaduradocumentárioarquivosDiante da falta de imagens das torturas praticadas durante a ditadura militar brasileira, quais as estratégias usadas por Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, para transformar em experiência sensível essa ausência? Exibido em 1984, no início do processo de redemocratização, o filme elabora memórias sufocadas pela repressão. Nesse artigo, propomos uma análise minuciosa das imagens e falas que remetem à tortura. Para dar um sentido renovado aos testemunhos e aos registros que restam da época, retomados no filme, fomos em busca de documentos da polícia política que se referem aos personagens que o regime procurou tornar invisíveis.  Given the lack of images of torture practiced during the Brazilian military dictatorship, which were the strategies used by Cabra Marcado para Morrer, by Eduardo Coutinho, to transform into sensible experience this absence ? Displayed in 1984 at the beginning of the democratization process, the film elaborates memories stifled by repression. In this paper, we propose a detailed analysis of the images and testemonies that refer to torture. To give a renewed sense to the archives that remain of the time, used in the film, we searched political police documents that refer to people that the regime sought to become invisible.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/10344610.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103446Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 271-293Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 271-2932316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103446/106909Copyright (c) 2015 Patrícia Furtado Mendes Machadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Patrícia Furtado Mendes2024-03-21T13:30:20Zoai:revistas.usp.br:article/103446Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:20Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.
Lacking images: torture on documentary about the Brazilian military dictatorship .
title Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.
spellingShingle Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.
Machado, Patrícia Furtado Mendes
Dictatorship
Documentary
Archives
ditadura
documentário
arquivos
title_short Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.
title_full Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.
title_fullStr Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.
title_full_unstemmed Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.
title_sort Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.
author Machado, Patrícia Furtado Mendes
author_facet Machado, Patrícia Furtado Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Patrícia Furtado Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Dictatorship
Documentary
Archives
ditadura
documentário
arquivos
topic Dictatorship
Documentary
Archives
ditadura
documentário
arquivos
description Diante da falta de imagens das torturas praticadas durante a ditadura militar brasileira, quais as estratégias usadas por Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, para transformar em experiência sensível essa ausência? Exibido em 1984, no início do processo de redemocratização, o filme elabora memórias sufocadas pela repressão. Nesse artigo, propomos uma análise minuciosa das imagens e falas que remetem à tortura. Para dar um sentido renovado aos testemunhos e aos registros que restam da época, retomados no filme, fomos em busca de documentos da polícia política que se referem aos personagens que o regime procurou tornar invisíveis.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103446
10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103446
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103446
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103446/106909
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Patrícia Furtado Mendes Machado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Patrícia Furtado Mendes Machado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 271-293
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 271-293
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526337716224