Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103446 |
Resumo: | Diante da falta de imagens das torturas praticadas durante a ditadura militar brasileira, quais as estratégias usadas por Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, para transformar em experiência sensível essa ausência? Exibido em 1984, no início do processo de redemocratização, o filme elabora memórias sufocadas pela repressão. Nesse artigo, propomos uma análise minuciosa das imagens e falas que remetem à tortura. Para dar um sentido renovado aos testemunhos e aos registros que restam da época, retomados no filme, fomos em busca de documentos da polícia política que se referem aos personagens que o regime procurou tornar invisíveis. |
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Imagens que faltam, imagens que restam: a tortura em Cabra Marcado para Morrer.Lacking images: torture on documentary about the Brazilian military dictatorship .DictatorshipDocumentaryArchivesditaduradocumentárioarquivosDiante da falta de imagens das torturas praticadas durante a ditadura militar brasileira, quais as estratégias usadas por Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, para transformar em experiência sensível essa ausência? Exibido em 1984, no início do processo de redemocratização, o filme elabora memórias sufocadas pela repressão. Nesse artigo, propomos uma análise minuciosa das imagens e falas que remetem à tortura. Para dar um sentido renovado aos testemunhos e aos registros que restam da época, retomados no filme, fomos em busca de documentos da polícia política que se referem aos personagens que o regime procurou tornar invisíveis. Given the lack of images of torture practiced during the Brazilian military dictatorship, which were the strategies used by Cabra Marcado para Morrer, by Eduardo Coutinho, to transform into sensible experience this absence ? Displayed in 1984 at the beginning of the democratization process, the film elaborates memories stifled by repression. In this paper, we propose a detailed analysis of the images and testemonies that refer to torture. To give a renewed sense to the archives that remain of the time, used in the film, we searched political police documents that refer to people that the regime sought to become invisible.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/10344610.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103446Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 271-293Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 271-2932316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103446/106909Copyright (c) 2015 Patrícia Furtado Mendes Machadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Patrícia Furtado Mendes2024-03-21T13:30:20Zoai:revistas.usp.br:article/103446Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:20Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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