Entre a escuta das imagens e a materialidade do tempo : duas experiências filmográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mansur, Marcia Oliveira, 1979-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6976
Resumo: Orientador: Maria Suely Kofes
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spelling Entre a escuta das imagens e a materialidade do tempo : duas experiências filmográficasListening to images in the materiality of time : two filmographic experiencesDocumentário (Cinema)ArquivosImagensPatrimônio culturalMemóriaDocumentary filmsArchivesPicturesCultural propertyMemoryOrientador: Maria Suely KofesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A partir de imagens construídas em duas experiências filmográficas, esta tese analisa o conceito de "patrimônio cultural imaterial" e busca uma articulação entre memórias e materialidades como método para conduzir a etnografia. A materialidade do imaterial é abordada por meio dessas experiências e à luz das tensões, possibilidades e dualidades presentes no campo do patrimônio. Utilizo como objeto de estudo minha própria trajetória como documentarista e, em especial, a realização dos documentários expandidos Cine Rabeca e Som dos Sinos. A sonoridade dos mundos em que tocam sinos e rabecas constitui uma experiência social complexa do tempo, capaz de criar caminhos para perceber aquilo que vibra na matéria das coisas. As imagens revelam as relações contidas naquilo que a sonoridade dos instrumentos evoca e tem a potência de criar. Utilizando categorias êmicas do mundo do cinema como instrumentos analíticos, a construção etnográfica baseou-se no cruzamento entre memórias latentes da experiência, teorias do cinema e da antropologia e o contexto criado no processo da escrita. A antropóloga provoca a documentarista através da análise das experiências que se transmutam em campo, abordando a imagem como dispositivo de criação de mundos e atravessamento do tempo. Nesta composição, o ato fílmico perpassa as relações entre o visível e o imaginado, entre a memória e a experiência do presente. Dessa forma, foi realizada uma reflexão em torno da relação entre a materialidade ontológica da imagem e a vida que se transforma em imagem. O trabalho investiga em que medida a relação entre acervo, tempo e patrimônio se articula com destruição e vestígios, mas também com a (re) interpretação de mundos. Compõe o texto uma combinação de sons, poesia, vídeos, fragmentos literários e fotografias, que busca construir um diálogo sensorial com os conceitos discutidos, como a imagem-lembrança, o extracampo e a montagemAbstract: Based on images from two filmographic experiences, this thesis analyzes the concept of "intangible cultural heritage" and seeks to articulate memories and materialities as a method to conduct the ethnography. The materiality of the immaterial is approached through these experiences and in light of the tensions, possibilities, and dualities present in the field of heritage. As an object of study, I work my own trajectory as a documentarist and, in particular, the making of the expanded documentaries Cine Rabeca and Som dos Sinos. The sound of the worlds in which bells and rabecas play constitute a complex social experience of time, capable of creating ways to perceive that which vibrates in the matter of things. The images reveal the relationships contained in what the sound of the instruments evokes and has the power to create. Using emic categories from the world of cinema as analytical instruments, the ethnographic construction was based on the crossing between latent memories of experience, theories of cinema and anthropology, and the context created in the writing process. The anthropologist teases the documentarian through the analysis of the experiences that are transmuted in field work, approaching images as devices for the creation of worlds and the crossing of time. In this composition, the filmic act permeates the relations between the visible and the imagined, between memory and the experience of the present. Thus, a reflection was carried out around the relationship between the ontological materiality of the image and the life that is transformed into image. The work investigates to what extent the relationship between archive, time and heritage is articulated with destruction and traces, but also with the (re) interpretation of worlds. The text is composed of a combination of sounds, poetry, videos, literary fragments and photographs, which seeks to build a sensorial dialogue with the concepts discussed, such as the image-remembrance, the out of field and the montageDoutoradoAntropologia SocialDoutora em Antropologia SocialCNPQ142409/2018-9[s.n.]Kofes, Maria Suely, 1949-Martinez, Oscar GuarinEckert, CorneliaAraujo Junior, Samuel MelloBruno, FabianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMansur, Marcia Oliveira, 1979-20222022-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6976MANSUR, Marcia Oliveira. Entre a escuta das imagens e a materialidade do tempo: duas experiências filmográficas. 2022. 1 recurso online (159 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6976. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257952porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T16:39:09Zoai::1257952Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-01-10T16:39:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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