Paulo Emílio e a formação dos estudos históricos de cinema na Europa
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147896 |
Resumo: | Neste artigo, pretendemos demonstrar como Paulo Emílio Sales Gomes participou da formação dos estudos históricos de cinema na Europa ao realizar a pesquisa sobre Jean Vigo, na qual delineia algumas reflexões sobre a recepção crítica e histórica dos filmes do cineasta a partir de fontes de pesquisa como livros, jornais e revistas de cinema, a fim de compreender dissensos e continuidades entre as críticas tecidas no calor da hora, as lembranças daqueles que haviam sido contemporâneos e a crítica histórica que então se intensificava nas décadas de 1940 e 1950 na Europa. Ao comentar a bibliografia produzida no período, Paulo Emílio irá aperfeiçoar uma estratégia de ação voltada à formação dos estudos históricos de cinema no Brasil. |
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Paulo Emílio e a formação dos estudos históricos de cinema na EuropaPaulo Emílio and the formation of historical studies of cinema in EuropePaulo Emíliocrítica de cinemahistória do cinemaPaulo Emíliofilm criticismfilm historyNeste artigo, pretendemos demonstrar como Paulo Emílio Sales Gomes participou da formação dos estudos históricos de cinema na Europa ao realizar a pesquisa sobre Jean Vigo, na qual delineia algumas reflexões sobre a recepção crítica e histórica dos filmes do cineasta a partir de fontes de pesquisa como livros, jornais e revistas de cinema, a fim de compreender dissensos e continuidades entre as críticas tecidas no calor da hora, as lembranças daqueles que haviam sido contemporâneos e a crítica histórica que então se intensificava nas décadas de 1940 e 1950 na Europa. Ao comentar a bibliografia produzida no período, Paulo Emílio irá aperfeiçoar uma estratégia de ação voltada à formação dos estudos históricos de cinema no Brasil.This article aims to show how Paulo Emílio Sales Gomes participated in the formation of the historical studies of cinema in Europe when carrying out the research on Jean Vigo, on which he delineates some reflections on the critical and historical reception of his films from sources of research, such as books, journals and film magazines, in order to understand dissension and continuity between the critiques in the heat of the moment, the memories of those who had been contemporaries, and the intensifying historical critique in the 1940s and 1950s in Europe. By commenting on the bibliography produced in the period, Paulo Emílio will improve an action strategy focused on the formation of historical cinema studies in Brazil.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14789610.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147896Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147896/154293https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147896/154388Copyright (c) 2019 Rafael Morato Zanattohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanatto, Rafael Morato2020-06-26T20:43:10Zoai:revistas.usp.br:article/147896Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:43:10Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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