A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68119 |
Resumo: | In this work we searched for identifying the characters’ outfit of the film Caramuru, the invention of Brazil (2000), by Guel Arraes, and demonstrating that the historical costume is, many times, exhibited in a remissive way and without any order indicating to other distant spaces and times of the period dealt. We observe then the visual expression of a Brazil which historical data is deconstructed. Some theoretical-methodological possibilities are appointed as a contribution to the study of media’s products costume. |
id |
USP-12_77c2616605c25927a67fc6fad67cae15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/68119 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel ArraesA remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel ArraesCostumeMedia’s productsHistorical film.FigurinoProdutos midiáticosFilme histórico.In this work we searched for identifying the characters’ outfit of the film Caramuru, the invention of Brazil (2000), by Guel Arraes, and demonstrating that the historical costume is, many times, exhibited in a remissive way and without any order indicating to other distant spaces and times of the period dealt. We observe then the visual expression of a Brazil which historical data is deconstructed. Some theoretical-methodological possibilities are appointed as a contribution to the study of media’s products costume.Neste trabalho buscamos identificar o traje dos personagens do filme Caramuru, a invenção do Brasil (2000), de Guel Arraes, e demonstrar que o figurino histórico é, várias vezes, colocado de modo remissivo e sem qualquer ordem para outros espaços e tempos distantes do período tratado. Observamos a expressão visual de um Brasil cujo dado histórico é desconstruído. Algumas possibilidades teórico-metodológicas são apontadas como contribuição ao estudo do figurino de produtos midiáticos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6811910.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68119Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 37 No. 34 (2010); 155-171Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 37 n. 34 (2010); 155-1712316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68119/70677Copyright (c) 2010 Solange Wajnmanhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWajnman, Solange2019-04-01T19:53:00Zoai:revistas.usp.br:article/68119Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:53Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes |
title |
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes |
spellingShingle |
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes Wajnman, Solange Costume Media’s products Historical film. Figurino Produtos midiáticos Filme histórico. |
title_short |
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes |
title_full |
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes |
title_fullStr |
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes |
title_full_unstemmed |
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes |
title_sort |
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes |
author |
Wajnman, Solange |
author_facet |
Wajnman, Solange |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wajnman, Solange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Costume Media’s products Historical film. Figurino Produtos midiáticos Filme histórico. |
topic |
Costume Media’s products Historical film. Figurino Produtos midiáticos Filme histórico. |
description |
In this work we searched for identifying the characters’ outfit of the film Caramuru, the invention of Brazil (2000), by Guel Arraes, and demonstrating that the historical costume is, many times, exhibited in a remissive way and without any order indicating to other distant spaces and times of the period dealt. We observe then the visual expression of a Brazil which historical data is deconstructed. Some theoretical-methodological possibilities are appointed as a contribution to the study of media’s products costume. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68119 10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68119 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68119 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68119/70677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Solange Wajnman http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Solange Wajnman http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 37 No. 34 (2010); 155-171 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 37 n. 34 (2010); 155-171 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786675724288 |