A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wajnman, Solange
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68119
Resumo: In this work we searched for identifying the characters’ outfit of the film Caramuru, the invention of Brazil (2000), by Guel Arraes, and demonstrating that the historical costume is, many times, exhibited in a remissive way and without any order indicating to other distant spaces and times of the period dealt. We observe then the visual expression of a Brazil which historical data is deconstructed. Some theoretical-methodological possibilities are appointed as a contribution to the study of media’s products costume.
id USP-12_77c2616605c25927a67fc6fad67cae15
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/68119
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel ArraesA remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel ArraesCostumeMedia’s productsHistorical film.FigurinoProdutos midiáticosFilme histórico.In this work we searched for identifying the characters’ outfit of the film Caramuru, the invention of Brazil (2000), by Guel Arraes, and demonstrating that the historical costume is, many times, exhibited in a remissive way and without any order indicating to other distant spaces and times of the period dealt. We observe then the visual expression of a Brazil which historical data is deconstructed. Some theoretical-methodological possibilities are appointed as a contribution to the study of media’s products costume.Neste trabalho buscamos identificar o traje dos personagens do filme Caramuru, a invenção do Brasil (2000), de Guel Arraes, e demonstrar que o figurino histórico é, várias vezes, colocado de modo remissivo e sem qualquer ordem para outros espaços e tempos distantes do período tratado. Observamos a expressão visual de um Brasil cujo dado histórico é desconstruído. Algumas possibilidades teórico-metodológicas são apontadas como contribuição ao estudo do figurino de produtos midiáticos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6811910.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68119Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 37 No. 34 (2010); 155-171Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 37 n. 34 (2010); 155-1712316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68119/70677Copyright (c) 2010 Solange Wajnmanhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWajnman, Solange2019-04-01T19:53:00Zoai:revistas.usp.br:article/68119Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:53Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
title A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
spellingShingle A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
Wajnman, Solange
Costume
Media’s products
Historical film.
Figurino
Produtos midiáticos
Filme histórico.
title_short A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
title_full A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
title_fullStr A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
title_full_unstemmed A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
title_sort A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
author Wajnman, Solange
author_facet Wajnman, Solange
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wajnman, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Costume
Media’s products
Historical film.
Figurino
Produtos midiáticos
Filme histórico.
topic Costume
Media’s products
Historical film.
Figurino
Produtos midiáticos
Filme histórico.
description In this work we searched for identifying the characters’ outfit of the film Caramuru, the invention of Brazil (2000), by Guel Arraes, and demonstrating that the historical costume is, many times, exhibited in a remissive way and without any order indicating to other distant spaces and times of the period dealt. We observe then the visual expression of a Brazil which historical data is deconstructed. Some theoretical-methodological possibilities are appointed as a contribution to the study of media’s products costume.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68119
10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68119
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68119
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68119/70677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Solange Wajnman
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Solange Wajnman
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 37 No. 34 (2010); 155-171
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 37 n. 34 (2010); 155-171
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786675724288