Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713 |
Resumo: | Desde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em La ciudad de los fotografos (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes. |
id |
USP-12_788dbded556e74f98afbca486b133528 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/103713 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografosSo enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografosdocumentaryphotographymemoryLatin American dictatorshipsresistance.documentáriofotografiamemóriaditaduras latino-americanasresistênciaDesde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em La ciudad de los fotografos (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes.By understanding the power of images in the reconstruction of memory, activists and leftists took advantage, quite often, of the photo camera as an essential "weapon" to keep barbarism from being forgotten and buried along with the latest military dictatorships in Latin America. Those powerful images, in its strong iconic symbolism, testify to a reality that, framed by the camera's lens, did happen. This is the case in Sebastián Moreno's documentary La ciudad de los photographers (The City of Photographers, 2006), which tries to rescue the essential role that the photographic record had in the director's life and also in the resistance to Pinochet's dictatorship. Nevertheless, there is something in it that slowly configures and breaks the formation of an already defined memory, digging for ambiguities that also pervades the survivors' territory. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/10371310.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 142-159Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 142-1592316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713/106899Copyright (c) 2015 Denise Tavares da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Denise Tavares da2024-03-21T13:30:20Zoai:revistas.usp.br:article/103713Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:20Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos |
title |
Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos |
spellingShingle |
Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos Silva, Denise Tavares da documentary photography memory Latin American dictatorships resistance. documentário fotografia memória ditaduras latino-americanas resistência |
title_short |
Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos |
title_full |
Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos |
title_fullStr |
Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos |
title_full_unstemmed |
Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos |
title_sort |
Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos |
author |
Silva, Denise Tavares da |
author_facet |
Silva, Denise Tavares da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Denise Tavares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
documentary photography memory Latin American dictatorships resistance. documentário fotografia memória ditaduras latino-americanas resistência |
topic |
documentary photography memory Latin American dictatorships resistance. documentário fotografia memória ditaduras latino-americanas resistência |
description |
Desde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em La ciudad de los fotografos (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713 10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713/106899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Denise Tavares da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Denise Tavares da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 142-159 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 142-159 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526346104832 |