Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Tavares da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713
Resumo: Desde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em La ciudad de los fotografos (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes.
id USP-12_788dbded556e74f98afbca486b133528
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103713
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografosSo enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografosdocumentaryphotographymemoryLatin American dictatorshipsresistance.documentáriofotografiamemóriaditaduras latino-americanasresistênciaDesde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em La ciudad de los fotografos (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes.By understanding the power of images in the reconstruction of memory, activists and leftists took advantage, quite often, of the photo camera as an essential "weapon" to keep barbarism from being forgotten and buried along with the latest military dictatorships in Latin America. Those powerful images, in its strong iconic symbolism, testify to a reality that, framed by the camera's lens, did happen. This is the case in Sebastián Moreno's documentary La ciudad de los photographers (The City of Photographers, 2006), which tries to rescue the essential role that the photographic record had in the director's life and also in the resistance to Pinochet's dictatorship. Nevertheless, there is something in it that slowly configures and breaks the formation of an already defined memory, digging for ambiguities that also pervades the survivors' territory. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/10371310.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 142-159Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 142-1592316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713/106899Copyright (c) 2015 Denise Tavares da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Denise Tavares da2024-03-21T13:30:20Zoai:revistas.usp.br:article/103713Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:20Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos
So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos
title Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos
spellingShingle Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos
Silva, Denise Tavares da
documentary
photography
memory
Latin American dictatorships
resistance.
documentário
fotografia
memória
ditaduras latino-americanas
resistência
title_short Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos
title_full Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos
title_fullStr Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos
title_full_unstemmed Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos
title_sort Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos
author Silva, Denise Tavares da
author_facet Silva, Denise Tavares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denise Tavares da
dc.subject.por.fl_str_mv documentary
photography
memory
Latin American dictatorships
resistance.
documentário
fotografia
memória
ditaduras latino-americanas
resistência
topic documentary
photography
memory
Latin American dictatorships
resistance.
documentário
fotografia
memória
ditaduras latino-americanas
resistência
description Desde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em La ciudad de los fotografos (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713
10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713/106899
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Denise Tavares da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Denise Tavares da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 142-159
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 142-159
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526346104832