So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713 |
Resumo: | Desde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em La ciudad de los fotografos (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes. |
id |
USP-12_788dbded556e74f98afbca486b133528 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/103713 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografosEntão entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografosdocumentáriofotografiamemóriaditaduras latino-americanasresistênciadocumentaryphotographymemoryLatin American dictatorshipsresistance.Desde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em La ciudad de los fotografos (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes.By understanding the power of images in the reconstruction of memory, activists and leftists took advantage, quite often, of the photo camera as an essential "weapon" to keep barbarism from being forgotten and buried along with the latest military dictatorships in Latin America. Those powerful images, in its strong iconic symbolism, testify to a reality that, framed by the camera's lens, did happen. This is the case in Sebastián Moreno's documentary La ciudad de los photographers (The City of Photographers, 2006), which tries to rescue the essential role that the photographic record had in the director's life and also in the resistance to Pinochet's dictatorship. Nevertheless, there is something in it that slowly configures and breaks the formation of an already defined memory, digging for ambiguities that also pervades the survivors' territory. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/10371310.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: "Estudos sobre o cinema latino-americano"; 142-159Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: "Estudos sobre o cinema latino-americano"; 142-1592316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713/106899Copyright (c) 2015 Denise Tavares da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Denise Tavares da2019-03-28T02:24:09Zoai:revistas.usp.br:article/103713Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-03-28T02:24:09Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos |
title |
So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos |
spellingShingle |
So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos Silva, Denise Tavares da documentário fotografia memória ditaduras latino-americanas resistência documentary photography memory Latin American dictatorships resistance. |
title_short |
So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos |
title_full |
So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos |
title_fullStr |
So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos |
title_full_unstemmed |
So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos |
title_sort |
So enter, because you keep seeing: ambiguity and melancholy of resistance in La ciudad de los fotografos |
author |
Silva, Denise Tavares da |
author_facet |
Silva, Denise Tavares da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Denise Tavares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
documentário fotografia memória ditaduras latino-americanas resistência documentary photography memory Latin American dictatorships resistance. |
topic |
documentário fotografia memória ditaduras latino-americanas resistência documentary photography memory Latin American dictatorships resistance. |
description |
Desde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em La ciudad de los fotografos (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713 10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103713/106899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Denise Tavares da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Denise Tavares da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: "Estudos sobre o cinema latino-americano"; 142-159 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: "Estudos sobre o cinema latino-americano"; 142-159 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713787517730816 |