"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65620 |
Resumo: | Na canção "As Vitrines", Chico Buarque relata a trajetória de um sujeito apaixonado a perseguir a amada pelas ruas da cidade, sem nunca obter dela qualquer resposta efetiva, nem mesmo qualquer sinal de que ela nota sua existência. Letra e melodia contribuem, cada qual a seu modo, para retratar a ambigüidade da situação desse sujeito que pode ver, sem poder tocar. |
id |
USP-12_79a687312fe7b6ce558b272e68bb0078 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/65620 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análiseCançãoEnunciaçãoPercepção.SongEnunciationPerceptionNa canção "As Vitrines", Chico Buarque relata a trajetória de um sujeito apaixonado a perseguir a amada pelas ruas da cidade, sem nunca obter dela qualquer resposta efetiva, nem mesmo qualquer sinal de que ela nota sua existência. Letra e melodia contribuem, cada qual a seu modo, para retratar a ambigüidade da situação desse sujeito que pode ver, sem poder tocar.In his song "As Vitrines", Brazilian composer Chico Buarque tells the story of a man deeply in love who follows his beloved as she walks through the streets of a big city. He gets absolutely no response from her, not even a single clue that she's aware of his existence. Music and lyrics support each other in painting the highly ambiguous situation of such a hero who is able to see, even though he's not allowed to touch what he sees.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6562010.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65620Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 25 (2006); 25-51Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 25 (2006); 25-512316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65620/68234Copyright (c) 2006 Luiz Tatit, Ivã Carlos Lopeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTatit, LuizLopes, Ivã Carlos2019-04-01T20:05:13Zoai:revistas.usp.br:article/65620Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:05:13Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise "As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise |
title |
"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise |
spellingShingle |
"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise Tatit, Luiz Canção Enunciação Percepção. Song Enunciation Perception |
title_short |
"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise |
title_full |
"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise |
title_fullStr |
"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise |
title_full_unstemmed |
"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise |
title_sort |
"As vitrines" de Chico Buarque: exercício de análise |
author |
Tatit, Luiz |
author_facet |
Tatit, Luiz Lopes, Ivã Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Ivã Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tatit, Luiz Lopes, Ivã Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção Enunciação Percepção. Song Enunciation Perception |
topic |
Canção Enunciação Percepção. Song Enunciation Perception |
description |
Na canção "As Vitrines", Chico Buarque relata a trajetória de um sujeito apaixonado a perseguir a amada pelas ruas da cidade, sem nunca obter dela qualquer resposta efetiva, nem mesmo qualquer sinal de que ela nota sua existência. Letra e melodia contribuem, cada qual a seu modo, para retratar a ambigüidade da situação desse sujeito que pode ver, sem poder tocar. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65620 10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65620 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65620 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65620/68234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2006 Luiz Tatit, Ivã Carlos Lopes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2006 Luiz Tatit, Ivã Carlos Lopes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 25 (2006); 25-51 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 25 (2006); 25-51 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786156679168 |